04 outubro, 2011

Governo condena matança de curandeiros no Peru

Lima, 3 out (Prensa Latina) O Ministério de Cultura de Peru assumiu a defesa dos curandeiros amazônicos, ante a onda de assassinatos de que têm sido vítimas nos últimos meses, e que envolveriam a autoridades menores.
Segundo esse organismo, em este ano têm sido assassinados 14 xamães da etnia Shawi, na região da floresta nororiental de Loreto, aparentemente por acusações de bruxaria pela morte de um paciente.

O crime mais recente aconteceu nos começos de setembro último, quando, ao sair de sua casa de madrugada, o xamã Silverio Yume Imuna foi assassinado frente a sua esposa.
Esse fato sucedeu na comunidade de Balsapuerto da província de Alto Amazonas, Loreto, e com Yume somaram 14 os curandeiros eliminados violentamente na zona.

A cifra inclui ao primeiro da lista, Mario Apuela Inuma, xamã desaparecido que, segundo o Ministério Público, que pesquisa os crimes, foi assassinado e seu cadáver arrojado a um rio, no 14 de fevereiro último.
No primeiro crime são considerados possíveis autores o prefeito da zona, Alfredo Torres Rucoba, e seu irmão Augusto Torres, conhecidos por sua rejeição a Apuela, mas negam ter a ver com o assunto.
Ao fixar sua posição em torno da série de assassinatos, o Ministério de Cultura assinalou que se trata de "um duplo crime, contra os curandeiros e contra a sabedoria dos povos amazônicos".
A fonte precisou que o curandeirismo andino-amazônico constitui um dos maiores saberes sobre a natureza e o homem desde a visão da cultura indígena.
Anota que dessa cultura prove quase todo o conhecimento das plantas andino-amazônicas que a medicina ocidental aproveita; e demanda pesquisar, esclarecer e sancionar os crimes.
A onda de assassinatos de curandeiros amazônicos acrescenta a expectativa em torno do Primeiro Encontro Internacional de Curandeirismo que se realizará no complexo arqueológico O Bruxo, na região A Liberdade no norte, do 31 de outubro ao 3 de novembro próximos.
O encontro, segundo os organizadores, servirá para a discussão, reflexão e revalorizacão de saberes e tem o objetivo de conservar e revalorizar os conhecimentos da medicina tradicional.
Participarão curandeiros de Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, México, Peru e Itália, que, ademais, ditarão seminários especializados.

Nenhum comentário: