16 maio, 2009

Dicionário do Nosso Mundo Inexplicável_Letra "J"


Jacinto_É a pedra da criatividade, imaginação e saúde. Era comum encontrá-la presente nas coroas das rainhas. Sua maior particularidade é a mudança a sua cor vermelho-alaranjada para o azul, quando submetida a altas temperaturas. É curioso observar que o vermelho é ligado ao sangue, à cura da saúde e o azul é a tranqüilidade, o equilíbrio. Por isso, esta pedra representa a temperança.
O jacinto é a pedra dos nativos de Libra, pois tem como característica justamente o equilíbrio que ele precisa encontrar para viver melhor. O uso desta pedra é ótimo para fortalecer a espiritualidade e encontrar soluções para os problemas.


Jade_é uma pedra ornamental que entrou na Europa vinda da China e da América Central.

YU ou YU CHI, ou "coisa bem preciosa" - era o nome dado ao jade na China. Esta pedra, usada há mais de 2000 anos na civilização chinesa para produzir objetos e jóias, tem poderes de cura. O jade em pó era usado para dores de estômago. Faixas pequenas de jade asseguravam a imortalidade de quem as usava. Em suas propriedades também está incluída proteção contra relâmpago. Pedaços de jade em ideogramas e estatuetas representavam sol, céu, Terra e cosmos.

Do outro lado do mundo, no continente americano, a civilização maia usava o mineral jade para fazer objetos para seus rituais religiosos de uma forma mais rudimentar do que a utilizada pela arte chinesa.
Foi somente em 1863 que europeus especialistas em pedras preciosas descobriram que o nome "Jade" estava sendo usado para dois diferentes minerais. Entretanto, esses dois minerais tinham características de formação muito e tão semelhantes que era difícil distinguir um do outro.

Jade é o nome dado a dois minerais, nefrita e jadeíta, e que se apresenta em uma grande variedade de cores, sendo a pedra verde a mais conhecida e a mais valiosa também. Jade é uma pedra dura, compacta, muito colorida, amplamente usada em esculturas delicadas e jóias. Os minerais de jade têm uma estrutura característica, muito unida, de finos cristais em forma de agulha, que os torna muito resistentes e adequados à escultura de formas delicadas e objetos finos.
Pounamu, o jade da Nova Zelândia. A jade, chamada de Pounamu na Nova Zelândia, é uma pedra da linha da nefrita muito importante na cultura maori. Este recurso mineral é encontrado em pedras dos rios da Ilha do Sul.
A Pounamu é o termo maori não só para a nefrita, como para a bowenite, que é outro diferente tipo de mineral, porém da linha das nefritas. A nefrita e a bowenite eram os maiores recursos minerais do povo que ocupava a Nova Zelândia antes da chegada dos europeus.
O mineral bowenite, de cor escura, é uma pedra sagrada para as tribos maoris, é considerada um grande talismã e é usada como amuleto. Ele serve para protegê-los dos inimigos e dos espíritos maléficos que poderiam fazer mal às suas vidas.
Já o amuleto feito em jade verde, o tiki, é de grande valor por sua beleza, raridade e pela ligação com os ancestrais que o usaram. Estas peças, normalmente, vêm com certificado de autenticidade, atestando que foram feitos na Nova Zelândia.
Os maoris classificam a pounamu em quatro tipos, de acordo com suas cores: kawakawa, kaharangi, tangiwai e inanga.
Os objetos de jade neozelandês são normalmente encontrados em sítios arqueológicos e muitos são expostos em museus.

James, William_teve a sua formação aberta a diversas influências. Interessado em várias disciplinas, escreveu sobre todos os aspectos da psicologia humana, do funcionamento cerebral às experiências religiosas. Ensinou psicologia e filosofia na Universidade de Harvard e é considerado o pai do pragmatismo. Também participou da Sociedade Americana para Pesquisas Científicas. Sua primeira grande obra, de 1890, foi "Princípios de Psicologia". Em 1897, escreveu sobre a adoção de uma crença religiosa, em "A Vontade de Crer" e em 1902, "As Variedades da Experiência Religiosa: Estudo sobre a Natureza Humana".


Joana D’Arc_
Joana d’Arc foi uma das mulheres mais fortes e guerreiras que o mundo já conheceu. Nasceu em 1412, no vilarejo de Domrémy, França. Pertencia a uma família de camponeses, foi educada para ser uma boa esposa, para isso aprendia as prendas domésticas. Fora isso, não recebera outro tipo de educação, era praticamente analfabeta. Ao completar 13 anos a jovem passou a ouvir vozes sagradas: São Miguel, Santa Catarina e Santa Margarida. A primeira orientação feita pelas vozes à Joana foi de que a menina deveria permanecer virgem para obter a salvação de sua alma. Mais tarde as vozes passaram a orientá-la sobre política, dizendo que deveria coroar o príncipe herdeiro do trono, Carlos, mais conhecido como delfim, e salvar a França dos ingleses. Joana foi concebida no ápice da Guerra dos Cem Anos, conflito que se iniciou em 1337 e teve fim em 1453. A situação francesa era crítica tanto na política como na economia. A Igreja estava enfraquecida devido às limitações do papado, para sobreviver em meio aos poderosos a Igreja saiu em busca de alianças. Joana foi capturada, levada para a fortaleza de Beaulieu e, logo em seguida, para o castelo de Beaurevoir. Tentou escapar de ambas as prisões, mas não obteve êxito, Joana foi vendida pelos borguinhões por 10 mil libras aos ingleses. Em 1430, foi levada a julgamento no tribunal inglês, sendo conduzido pelo bispo de Beauvais, Pierre Cauchon. Todas as acusações eram de ordem religiosa: bruxa, herege, idólatra, entre outras. Martírio que durou seis meses, sua sentença foi ser queimada viva.
Cumpriu-se então a sentença, Joana foi queimada viva em uma fogueira aos 19 anos de idade. Foi o fim da heroína francesa.


Jung, Carl Gustav_Dentre todos os conceitos de Carl Gustav Jung, a idéia de introversão e extroversão são as mais usadas. Jung descobriu que cada indivíduo pode ser caracterizado como sendo primeiramente orientado para seu interior ou para o exterior, sendo que a energia dos introvertidos se dirige em direção a seu mundo interno, enquanto a energia do extrovertido é mais focalizada no mundo externo.
Entretanto, ninguém é totalmente introvertido ou extrovertido. Algumas vezes a introversão é mais apropriada, em outras ocasiões a extroversão é mais adequada, mas, as duas atitudes se excluem mutuamente, de forma que não se pode manter ambas ao mesmo tempo. Também enfatizava que nenhuma das duas é melhor que a outra, citando que o mundo precisa dos dois tipos de pessoas. Darwin, por exemplo, era predominantemente extrovertido, enquanto Kant era introvertido por excelência.
O ideal para o ser humano é ser flexível, capaz de adotar qualquer dessas atitudes quando for apropriado, operar em equilíbrio entre as duas.

Júpiter_Júpiter é o quinto planeta a partir do Sol e o maior de todos: distância do Sol: 778.330.000 km, diâmetro equatorial: 142.984 km; diâmetro polar: 133.708 km, massa: 1,900 e 27 kg. Júpiter tem duas vezes mais massa que todos os outros planetas juntos. Júpiter, o Deus dos Deuses, suprema autoridade do Olimpo e patrono de Roma. Zeus era filho de Cronos (Saturno). Júpiter é o quarto objeto mais brilhante no céu. É conhecido desde os tempos pré-históricos. A descoberta de Galileu, em 1610, das quatro luas de Júpiter, Io, Europa, Ganimédes e Calisto (hoje conhecidas como luas Galileanas), foi a primeira constatação de um centro de movimento que, claramente, não estava centrado na Terra. Esse foi um ponto significativo a favor da teoria heliocêntrica de Copérnico; Por defender abertamente a teoria de Copérnico, Galileu foi aprisionado a mando da Inquisição, forçado a abjurar suas crenças e condenado ao cárcere pelo resto de sua vida.
Os planetas gasosos não têm superfícies sólidas, seu material gasoso simplesmente tornar-se mais denso com a profundidade. O que vemos quando olhamos para esses planetas é o topo das nuvens em suas atmosferas.
Júpiter é cerca de 90% hidrogênio e 10% de hélio, com traços de metano, água, amônia e "rochas". Isso se aproxima muito da composição da Nebulosa Solar primordial da qual todo o sistema solar se originou. Saturno tem uma composição similar, mas Urano e Netuno têm muito menos hidrogênio e hélio.
As cores vivas que se observam nas nuvens de Júpiter podem ser o resultado de sutis reações químicas dos elementos traços na atmosfera de Júpiter, envolvendo talvez o enxofre, cujo composto assume uma ampla variedade de cores, mas os detalhes são desconhecidos.
As cores correlacionam-se com a altitude das nuvens: azuis, as mais baixas, seguindo-se as marrons e brancas, até as vermelhas, nas camadas mais altas. Às vezes, vemos as camadas mais baixas através de buracos nas camadas superiores.
Júpiter irradia mais energia para o espaço do que recebe do Sol. O diâmetro Júpiter é quase tão grande quanto é possível a um planeta gasoso. Júpiter tem um forte campo magnético, muito mais forte que o da Terra.
Em julho de 1994, o Cometa Shoemaker-Levy 9 colidiu com Júpiter. Os resultados foram espetaculares. Em dezembro de 1994, os fragmentos dessa colisão ainda eram visíveis. Quando observado à noite, Júpiter parece às vezes a "estrela" mais brilhante do céu (perdendo apenas para Vênus, que nunca é visível a altas horas da noite). As quatro luas galileanas são facilmente visíveis com binóculos; algumas faixas e a Grande Mancha Vermelha podem ser vistas com um pequeno telescópio astronômico.

Nenhum comentário: