04 dezembro, 2007

Paganismo e Cristianismo


Na Bruxaria Moderna, o calendário religioso possui treze celebrações de lua cheia e oito dias de poder (sabás). Quatro desses dias são determinados pelos solstícios e equinócios, que são o início astronômico das estações. Os outros quatros rituais baseiam-se em antigos festivais folclóricos.
Muitas datas das comemorações pagãs coincidem com as das cristãs. Entretanto, o paganismo é muito anterior ao cristianismo; ou seja, foram os cristãos que incorporaram elementos da cultura pagã e adequaram-nos às suas tradições, depois perseguindo e condenando os praticantes de rituais pagãos, exterminando, quase que completamente, sua cultura.

E por que eles fizeram isso?


Porque eles eram de uma religião nova e precisavam se estabelecer de alguma maneira. Assim, não é de uma hora para a outra que as pessoas largam suas crenças e passam a seguir uma nova; muitas vezes, isso nem acontece. Foi o caso. As pessoas que tinham suas crenças baseadas na sacralidade da Terra, por mais que fossem obrigadas a freqüentar igrejas e templos cristãos, acabavam fazendo uma "mistura" que foi o que manteve o paganismo até hoje.
Vamos dar uma olhada na Roda do Ano e comprovar tais fatos, lembrando que no hemisfério sul as datas são invertidas com relação ao hemisfério norte.

Solstício de Inverno: No Brasil,o solstício, de inverno ocorre no final de junho, mas no hemisfério norte, ocorre no final de dezembro. Foi desta antiga data que se originou o natal cristão. Temos diversas lendas folclóricas e mitológicas milenares envolvendo deuses que nasciam no solstício de inverno, e crenças assim tão fortes não são largadas pelo povo tão facilmente. Tanto que, na história "oficial" de jesus cristo, diz-se que ele nasceu no 25º dia, mas não é dito de qual mês. Há alguns estudiosos que afirmam que esse mês seja maio, outros afirmam outras datas. Mas o fato é que a igreja católica ter estabelecido a data do nascimento de jesus na mesma época que o nascimento de deuses pagãos não foi uma coincidência de maneira alguma. Fazendo isso, era muito mais fácil convencer os pagãos dizendo: "olha, nossa religião é praticamente igual à sua, temos até um deus que nasce na mesma época que o seu" etc.

Imbolc: Celebrado oficialmente no início de fevereiro, esta é uma festa consagrada à deusa celta Brigit. No entanto, "coincidentemente", na mesma época é celebrada na Irlanda uma festa de honra à Santa Brígida de Kildare, a santa mais reverenciada no local.

Equinócio de Primavera: Por volta de 22 de setembro no Brasil, mas 21 de março no hemisfério norte. Foi desse antigo festival que teve origem a páscoa. É um costume muito antigo colocar ovos pintados no altar. Eles simbolizam a fecundidade e a renovação. Os ovos podem ser pintados crus e depois enterrados, ou cozidos e comidos enquanto mentalizamos nossos desejos. Os ovos eram decorados com símbolos mágicos e os pedidos eram voltados à "fertilidade" em todas as áreas. Isso porque, nessa época, era celebrada uma deusa chamada Eostre, cujo animal-símbolo era um coelho...

Beltane: Conhecido popularmente como "Festa de Maio", era um sabá que celebrava a fertilidade da Terra, dos animais, das pessoas, de toda a Natureza, enfim. As pessoas realizavam um ritual de união nessa época, também dedicada à união sagrada dos deuses. Será simples acaso o mês de maio ser considerado, pela igreja católica, o mês dos casamentos?

Solstício de Verão: Em dezembro no hemisfério sul, em junho no hemisfério norte. Tempo de celebrar o ápice do poder do sol com fogueiras, alegria e muita abundância. Será muita coincidência o dia de são joão e as festas juninas, com suas fogueiras e festas alegres, serem comemorados na mesma época?

Lammas: Celebrado no início de agosto no hemisfério norte e no início de fevereiro no hemisfério sul. Representa a chegada do ano, um período para prepararmo-nos ao recolhimento e agradecer às graças recebidas no último ano: Dia de Ação de Graças?

Equinócio de Outono: Celebrado em setembro no hemisfério norte representa a confirmação dos votos de agradecimento pelas graças que tivemos no último ano.

Samhaim: Conhecido como Halloween, é a festa mais conhecida das bruxas. É a época quando honramos nossos ancestrais e temos um véu mais fino entre os mundos, o que facilita a comunicação com nossos entes queridos que já se foram. É época de honrá-los e agradecer-lhes por sermos o que somos hoje. Geralmente of estival dura três dias, do dia 31 de outubro até o dia 2 de novembro. É interessante notar o fato de que o dia 1º de novembro foi conclamado como o dia de todos os santos, enquanto que o dia 2 se tornou o dia de finados.

Mais uma vez, coincidência? São semelhanças demais para serem chamadas de coincidências.

Fizemos uma comparação do Paganismo com o Cristianismo tendo em vista apenas a Roda do Ano, mas existem milhões de comparações, de crenças e práticas que foram incorporadas pelo Cristianismo a fim de converter os pagãos. Se pegarmos livros sobre a Igreja no período medieval, veremos infinitos relatos de práticas consideradas pagãs, porém amplamente difundidas por padres cristãos na época.
A própria virgem maria só foi incorporada ao cristianismo 400 anos depois do "nascimento" de cristo. Será que eles perceberam que o culto a uma Deusa Mãe jamais iria morrer, então resolveram adotar isso também?
Não é à toa que as santas católicas são mais adoradas do que seu próprio Deus (vide exemplo nacional mesmo, como a sra. aparecida ou senhora de fátima, entre tantas outras).
A Igreja Católica sempre mentiu, e o Cristianismo sempre quis acabar com o Paganismo desde os primórdios. Chegaram em uma terra que não era deles (como sempre fizeram - vide as invasões, as cruzadas, as histórias dos jesuítas) e queriam converter todos os povos à sua religião. Isso não é nem um pouco louvável. Como se não bastasse, no auge da sua loucura, torturaram, queimaram e enforcaram milhões de pessoas inocentes da época da "Santa" Inquisição, tudo porque não seguiam o que eles chamavam de "religião verdadeira".

Até hoje, o preconceito é enorme. Se você não é cristão, para eles automaticamente você é anticristão, e logo eles partem para agressões psicológicas e tentam lhe convencer de que você "só conseguirá se salvar se for para jesus".

É patético.

Tais pessoas deveriam estudar muito história antes de sequer vir conversar com pagãos ou qualquer pessoa de qualquer outra religião.

E, mesmo que sejam estudadas, deveriam recomeçar do zero e estudar tudo de novo, para aprenderem a ter respeito pelos seus semelhantes, como eles tanto pregam, mas poucos fazem.

Um comentário:

Filha do Mar disse...

foste nomeada uma mulher que faz pensar... vai ao meu blog e não te esqueças de nomear tb.

bjs fadais