16 janeiro, 2008

Aprovado uso de símbolos wicca em lápides de veteranos



WASHINGTON – Para chegar a um acordo em um processo, o departamento de Assuntos de Veteranos concordou em adicionar o pentagrama wicca em uma lista de símbolos religiosos aprovados que irão ser gravados nas lápides dos veteranos. O acordo, que foi alcançado nesta sexta-feira, foi anunciado segunda-feira pela organização Americanos Unidos pela Separação da Igreja e Estado, que representou os queixosos no caso.



Embora tenha muitas formas, wicca é um tipo de crença pré-cristã que reverencia a natureza e seus ciclos. Seu símbolo, um pentagrama, é uma estrela de cinco pontas dentro de um círculo.
Até agora, o departamento de Assuntos de Veteranos aprovou 38 símbolos que indicam a fé dos oficiais falecidos em serviço nos memoriais. Normalmente demora alguns meses para uma petição feita por um grupo de fé ganhe a aprovação do departamento, mas os esforços em nome do símbolo wicca demoraram quase 10 anos e um processo, disse Richard B. Katskee, diretor legal da Americanos Unidos.
O grupo atribuiu o atraso à descriminação religiosa. Muitos americanos não consideram wicca como uma religião, ou tem a idéia errada de que os seguidores são adoradores do diabo.
“As famílias wicca que representamos não estavam pedindo por um tratamento especial”, disse o reverendo Barry W. Lynn, diretor executivo da Americanos Unidos, em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira. “Eles queriam exatamente o mesmo tratamento que dezenas de outras religiões já receberam do departamento, um reconhecimento que suas crenças espirituais estavam junto com a de todos os outros”.
Um porta-voz do departamento, Matt Burns, confirmou que o departamento “irá adicionar o pentagrama à sua lista de símbolos aprovados de crenças que serão marcados nas lápides fornecidas pelo governo. O governo fez o acordo para o interesse das famílias envolvidas e para poupar os pagadores de impostos de maiores litígios”.
Existem 1.800 wiccas nas forças armadas, de acordo com a pesquisa do Pentágono citada no processo, e eles mencionaram sua fé em livros oficiais para os capelães militares e anotaram em suas correntes de identificação.
Ao menos 11 famílias serão afetadas imediatamente pela decisão do departamento, comentou o reverendo Selena Fox, ministro do Circle Sanctuary, uma igreja wicca em Wisconsin.
Ao revisar as 30 mil páginas de documentos do departamento, a Americanos Unidos disse que achou e-mails e memorandos se referindo à comentários negativos do presidente Bush sobre wicca em uma entrevista feita em 1999 pelo “Good Morning América”. “Eu não acredito que bruxaria seja uma religião”, Bush disse na época, segundo a transcrição.



Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, gostei muito do seu blog, parece ser um dos poucos bem filtrados, pelo pouco que li! Parabéns isso é raro, faça um site! Dê sempre os créditos à todos, por favor, se não seu blog perde todo o mérito pq emuitos destes textos se encontram na internet o problema é q ninguém dá os créditos e isso émuito importante.
Quanto à este post, moça, é aA reverendA Slena Fox, ela é a Sacerdotisa que coordena o Circle Sanctuary, se vc lê inglês entreno site deles, eu estava acompanhando toda esta caminhada e me comunicando com eles dizendo q faria rituais para que isso fosse possível.
Parabéns mais uma vez, se quiser entrar em contato: senhorita7@gmail.com