31 dezembro, 2006

Altar


Aquele que me pedir um benefício
Encontra-o na sombra oculta.
Conduza minha dança nas clareiras de verdes florestas
Sob a luz da Lua Cheia.
Dance próximo ao meu altar de pedras
Trabalhe meu sagrado ensinamento.
Àqueles que são seguidores da Bruxaria.
Eu trago segredos desconhecidos.

Doreen Valiente, Redirth of Witchcraft.



Os rituais são celebrados na presença de um Altar. O Altar, para nós, Pagãos, é ao mesmo tempo a representação física e espiritual da Deusa, do Deus e dos Deuses. Nele, encontram-se sempre representados os quatro elementos da Natureza: Terra, Ar, Fogo e Água. Ele é a nossa fonte de poder, de apoio e onde focalizamos as energias invocadas e criadas no decorrer de um rito.

A palavra Altar vem do grego Altum que significa “lugar elevado”, ou seja, o lugar onde se encontram presentes as energias das Divindades invocadas.

Um Altar pode ser estabelecido em cima de uma pequena mesa, a escrivaninha, estante ou até mesmo no chão. Não importa o lugar onde você irá montar o seu Altar, o importante é fazê-lo com carinho, levando em consideração algumas diretrizes básicas.

Se você tiver um local exclusivamente dedicado à sua prática religiosa é lá que ele deve ser colocado, caso contrário, ele poderá ficar em qualquer outro lugar de sua casa.
É muito comum, com o passar do tempo, acabarmos por ter vários Altares espalhados por nossa casa. Isso é muito bom, pois o Altar tem a capacidade de atrair a harmonia e a paz para nosso lar. O Altar é a moradia dos Deuses e o local onde devemos nos dirigir quando precisamos do auxílio Deles.


Para montar o seu Altar, o primeiro passo é adquirir os cinco Instrumentos básicos e distribuí-los pelo Altar de acordo com as suas respectivas direções:

Pentáculo: no ponto cardeal Norte
Athame: no ponto cardeal Leste
Bastão: no ponto cardeal Sul
Cálice: no ponto cardeal Oeste
Caldeirão: no centro do Altar



Um Altar Pagão sempre é voltado para o ponto cardeal Norte, o ponto relacionado ao elemento Terra (a Deusa), o ponto dos mistérios e da sabedoria. (Lembre-se que a opção é pessoal e depende das energias com que se está trabalhando)

O lado esquerdo do Altar representa as energias femininas, por isso coloque uma vela preta nesse lado para representar a Deusa.
O lado direito do Altar representa as energias masculinas, por isso coloque uma vela branca nesse lado para representar o Deus.
O meio do Altar é o ponto onde todas as energias se concentram, por isso coloque uma vela vermelha nesse ponto, representando a Arte, e ativação dos nossos desejos e as energias em constante movimento.


Símbolos e estátuas que representem a Deusa e o Deus também podem ser colocados sobre o seu Altar.


Os símbolos mais comuns da Deusa são: concha, pedra furada, pedra achatada, Runa Berkana, Lua, cisne, gato, cavalo, coruja, pedra da Lua, Triskle, Taça, Caldeirão, guirlanda de flores, símbolo das três fases da Lua, Ankh, maçã, bracelete, colar com 40 ou 70 contas, imagens de antigas Deusas (como Cerridwen, Afrodite, Sheela na Gib, Hécate, Brigit), vela preta, azul ou prateada à esquerda do Altar. Um castiçal com a figura da Lua para conter a vela que representa a Deusa.
Os símbolos mais comuns do Deus são: bolota, pedra pontuda, chifres, topázio, Runa Sowelu, Sol, Athame, Bastão, serpente, cervo, touro, carneiro, guirlanda de folhagens, círculo encimado por uma meia-lua cujas pontas apontam para cima, triângulo com o vértice para cima, estaca, imagens de Antigos Deuses – como Cernunnos, Dagda, Pan, Fauno, Dionísio, Eros, Zeus - , vela branca, verde ou marrom à direita do Altar, um castiçal com a figura do Sol para conter a vela que representa o Deus.
Nunca se esqueça de que o Altar é o seu ponto de poder, por isso ele deve permanecer limpo e em perfeita ordem, já que ele é usado em todos os rituais.

O Altar é o seu ponto de ligação com a Deusa e com o Universo!

Nenhum comentário: