19 maio, 2008

Ervas


ERVAS


A utilização de ervas é contemporânea ao início da humanidade, o homem primitivo buscava na natureza, guiado pelo instinto ou intuição, as plantas para aliviar a dor e curar o próprio mal. Cercada apenas de natureza as ervas deixam o campo e florestas e entregam suas qualidades e mistérios na forma de óleos essenciais, ervas frescas ou secas, extratos e tinturas.

Os óleos essenciais são extraídos de ervas aromáticas, satisfazem as necessidades da mente, do corpo e do espírito, podendo atuar nas áreas da sexualidade, criatividade, bem como todas as funções do corpo, estimulando ou acalmando esses setores, de acordo com as necessidades de cada ser.

O sentido do olfato abastece o pensamento com uma informação e este faz o corpo ter uma reação dos sentidos ou física.

Chás: O modo mais tradicional de se preparar um chá é através da infusão, jogando-se água fervente geralmente sobre folhas e flores, deixando tampado por 5 minutos antes de beber. A quantidade de erva varia segundo a espécie, normalmente de 5 g para cada 100 ml de água. Quando a parte a ser utilizada da planta for raiz ou casca deve-se utilizar o método da decocção que consiste em colocar a erva em água fria e aquecê-la até a ebulição num recipiente fechado, fervendo por alguns minutos.


Compressas: Podem ser feitas quentes ou frias. São excelentes para combater dores localizadas, proporcionar relaxamento, inchaços ou inflamações. Podem ser feitas com ervas, óleos essenciais diluídos adequadamente ou combinados, neste caso em lugar da água utiliza-se à infusão da erva.


Travesseiros: Recheados com uma espécie de erva ou uma combinação destas, atua durante o sono de forma sutil aliviando tensões, melhorando a respiração e proporcionado um relaxamento. Deve ser feito de tecido de origem natural com as cores adequadas para cada necessidade.


Saches e Aromatizadores: Colocar um sache junto às roupas ajuda a manter seu equilíbrio energético e de suas roupas. A escolha das ervas ou óleos essenciais depende do gosto e do tipo de resultado esperado, além de deixar um cheiro bom e refrescante. Os aromatizadores proporcionam o mesmo efeito só que atuam no ambiente.


Infusão: Utiliza-se de 20 a 30 g de ervas colocadas em 1 litro de água fervente. Deve-se deixar esfriar até a temperatura do corpo, tampada.
Imersão: Banhos onde a pessoa fica com o corpo submerso parcial (•assento) ou totalmente. Coloca-se de 30 a 40 g de erva em 1 litro de água fervente, tampar por 5 minutos.


Escalda-pés: Em uma bacia, colocar água fervente com as ervas ou óleo essencial. Colocar os pés o mais próximo possível da água quente e à medida que agüentar a temperatura submergir os pés. Retirar os pés da água antes que amorne. Secá-los bem.


Óleo essencial: Substância volátil, constituinte natural presente nas plantas aromáticas. Deve ser dissolvido em óleos vegetais leves (gérmen de trigo, semente de uva, gergelim, etc.) ou em mel natural, antes de ser colocado no banho.


Aromatizadores: Recipiente de barro ou cerâmica constituído de duas partes. A superior destinada à colocação da água e óleo essencial e uma base para colocação da vela. O calor da chama evapora o óleo essencial que se distribui no ambiente proporcionando os efeitos desejados das propriedades do óleo escolhido.

Nenhum comentário: