27 agosto, 2006

Ritual


Qualquer discussão sobre os Deuses conduz inevitavelmente às considerações de Rituais executados com relação a eles.
Na Wicca, Rituais tendem a ser compulsório ou pelo menos é aconselhado que assim seja. A pessoa tem que celebrar a Roda do Ano com seus oito dias santos que representam partes do ciclo mítico.
As Bruxas Tradicionais observam freqüentemente os mesmos dias que correspondem a Solstícios e Equinócios, mas não os relaciona com uma mitologia específica.
Na Bruxaria Tradicional são as mudanças sazonais que são honradas e não as vidas de Deuses e Deusas associados a elas.


Wiccans e Bruxas Tradicionais observam fases de Lua e outros fenômenos naturais.
O Círculo Sagrado é a prática central Wiccan. Wiccans geralmente criam espaço sagrado para os seus rituais ao traçarem um círculo, usam técnicas de visualização e dinamização energética. Colocando mais significado no ritual e cerimônia, Wiccans criam e executam rituais bonitos, repletos de simbolismo, marcam as estações da Terra e as estações da vida.
Na Bruxaria Tradicional, todo o espaço é sagrado e toda a vida é uma cerimônia. Quando um ritual ou magia é executada, é provável que o Bruxo Tradicional vá para um lugar que tem qualidades especiais como um fluxo de águas ou montanha, mas os praticantes também reconhecem que o parque local ou o quintal de alguém é igualmente sagrado.

Não estou dizendo que Wiccans não vêem a Terra como sagrada; sim, eles vêem. Porém, a maioria dos Wiccans ainda traça um círculo (definindo um espaço sagrado) antes de executar um ritual. Estas diferenças são freqüentemente uma questão de grau e ênfase. É freqüentemente difícil para as Bruxas urbanas ganhar qualquer experiência prática sobre a zona rural. Talvez a ausência destas oportunidades diárias de se estar em contato direto com a Natureza os atraia tanto aos rituais mais formais e simbólicos da Wicca.
A separação dos ambientes naturais também pode tê-los conduzida à intensa preocupação com assuntos ambientais.
Nenhuma consideração acerca do Ritual na Bruxaria estaria completa sem alguma discussão sobre Magia.

Magia é fundamento da Bruxaria Tradicional, considerando que muitos Wiccans não praticam as artes mágicas. Porém, há um sentido no qual todas as religiões usam magia, quando definida como qualquer tentativa para efetuar o resultado de uma determinada situação através de meios sobrenaturais (entretanto em Bruxaria Tradicional estes meios são vistos como naturais).


Oração, por exemplo, é uma forma de magia.
Quando praticada, a magia Wicca tende a ser mais cerimonial, considerando que a Bruxaria Tradicional é mais pragmática.
Por exemplo, cura herbária é uma prática Tradicional que pode ou não ser parte de um costume Wiccan, outro exemplo é de que a magia da Bruxaria Tradicional pode incluir feitiços e maldições sem uma regra específica para prevenir tal ato (veja o tópico de Ética Wiccan e Bruxaria Tradicional).
A diferença mais importante, porém, concerne à presença ou ausência de espiritualidade na magia. Alguns dizem que magia nunca é espiritual. Desde que há freqüentemente espíritos ou deidades envolvidas, um melhor modo para encarar isto poderia ser pela consideração da relação entre a bruxa e os espíritos executando a magia.
A idéia apontada acima em relação à definição de religião também é aplicada à magia, desde que as Bruxas trabalham com espíritos executando magia, não seria espiritual a menos que os mesmos fossem adorados. Observar os espíritos como uma parte natural do ambiente da Bruxa e como seres iguais no Universo negaria qualquer espiritualidade à magia da Bruxaria Tradicional.
Por outro lado, Wiccans executam magia na qual uma Deusa ou Deus é atraído para auxílio e homenagem durante o ato mágico. Pela prévia definição, isto seria encarado como espiritual.
Não estou de todo convencido que encarar espíritos como naturais e procurar as suas ajudas sem adorá-los reduziria a magia da Bruxaria Tradicional para algo que é meramente prático e sem um componente espiritual.



Ritos de passagem também são uma parte importante da estrutura ritual dos Wiccans e das Bruxas Tradicionais.
Ritos Iniciáticos de passagem são fundamentais para a Wicca, pelo menos como praticado em covens. Dentro de cada coven há uma hierarquia entre os membros baseado nos níveis ou graus que cada um atingiu, com o Alto Sacerdote e Sacerdotisa ao pentáculo.
Assim que um membro passa pelos níveis, aprende os Mistérios com alguém autorizado. Os graus são principalmente determinados pelo o que a bruxa estudou e por quanto tempo, de forma que a hierarquia é, pelo menos teoricamente, de conhecimento.



Na Bruxaria Tradicional, há normalmente ritos de passagem de algum tipo, entretanto grupos tendem a ser menos hierárquicos do que covens Wiccan.
Em alguns casos, são executados rituais em fases diferentes da vida de uma pessoa, enquanto em outros casos, os ritos podem refletir a escolha do indivíduo em se dedicar a algum aspecto da Arte.
A única coisa que pode ser dita com certeza sobre ritos de passagem na Bruxaria Tradicional é que eles são variáveis, e são determinados mais pelo grupo específico ou individual do que por uma estrutura convencional.

Nenhum comentário: