17 outubro, 2010

Inveja

Quando alguém que não tem sua auto-estima fortalecida, se compara com outro, surge nela um sentimento negativo, desesperador, visto que sempre haverá em algum aspecto, pessoas melhores do que nós.

Devemos compreender que cada pessoa tem seu jeito de ser, seu ritmo de viver, um caminho a trilhar. Não estamos nesta vida para sermos melhores ou piores do que ninguém, mas sim, para realizar o potencial que existe em cada um de nós. Sermos sempre melhores comparados com nós mesmos.
Claro que alguém irá dizer...
Mas como sabermos se somos melhores sem um parâmetro de comparação?
Não necessitamos de um padrão de comportamento com todas as características que definiriam o que é ser bem sucedido para aí sim podermos alcançá-lo.
No caso concordaria, mas teria a certeza de que esta comparação com o outro para ser válida, teria de nos levar a um aprendizado.
Comparar-se com o outro de forma sadia, é aprender com o outro e isto se chama
Admiração.
Por isto dizerem que no fundo de todo sentimento de inveja, existe o sentimento de admiração, pois a inveja nada mais é do que a admiração pelo outro aliado à decepção com nós mesmos.
Por isto o invejoso busca diminuir o seu objeto de admiração, pois na incapacidade de aprender com ele, ser como ele, ela simplesmente opta por destruí-lo, ficando assim, ambos no mesmo plano...
Pequeno...
Miúdo...
Rasteiro.
Devemos compreender que cada estrela tem seu brilho e que cada um de nós é uma estrela.
Feliz daquele que se alegra com a alegria do outro, pois não se sente frustrado como o invejoso, que tenta roubar a alegria do outro, como os planetas roubam a luz das estrelas. Além do que, não se resolve a tristeza consigo mesmo, torcendo pela tristeza do outro.
Não se dissipa as limitações com as limitações do outro.
Daí acreditar que devemos ser padrões de nós mesmos para podermos encontrar a alegria de sermos o que somos e saber que poderemos ser muito mais.

3 comentários:

Valéria Pires dos Santos disse...

Oi, gostei do seu post! Eu tenho sido perseguida por pessoas que querem destruir tudo que amo...me difamando, caluniando de formas vis...tenho pena dessas pessoas tão iludidas com status, poder e dinheiro.
Seu post me deu força para continuar! :) Paz e luz.

Omar Talih disse...

Inveja é uma MER... bem grande. O invejoso demonstra total incapacidade de construir qualquer coisa e passa a destruir seu objeto de cobiça.

Anônimo disse...

Oi, oque você escreveu me fez pensar em vezes em que eu mesma tive um pouco desse sentimento e olhar! è claro que já fui alvo de inveja, mas acredito que reconheci porque também a tenho. O que li me ajudou a me conhecer mais . a mer tormar mais auto consciente.
Obrigada
Paz inverencial !