27 agosto, 2006

Equívocos mais comuns relacionados à Bruxaria


As Bruxas não são anticristãs

Nem querem acabar com o Cristianismo. As Bruxas, acima de tudo, respeitam as demais religiões, assim como exigem o mesmo respeito pela religiosidade delas. É claro que há muitas mágoas guardadas por tudo o que foi feito na história da humanidade, mas não nos prendemos a isso, e sim a atos do presente. Queremos simplesmente viver e praticar a nossa religião. As Bruxas têm crenças que remontam aos primórdios da humanidade, muito anteriores ao Cristianismo. O Cristianismo tentou suprimir tais sistemas, mas nós não queremos fazer o mesmo.

A Bruxaria não é um culto

Um culto é, originalmente, um grupo de pessoas que segue um líder. Como na Bruxaria não há a existência de líderes (muitas vezes, as bruxas praticam sozinhas em suas casas, sem pertencerem a um grupo), não pode ser considerada como um culto.

As Bruxas não cultuam o diabo

Buscamos reviver as crenças de um período que remonta aos primórdios da humanidade, um período muito anterior ao Cristianismo. O diabo foi uma criação do Cristianismo e não tem absolutamente nada a ver com as crenças pagãs. Obviamente atribuir as práticas das bruxas ao diabo era conveniente, visto que as religiões cristãs recriminam qualquer ato não-cristão como um ato "do diabo". Há cultos ao diabo por todas as partes do mundo, mas estes nada têm a ver com a Bruxaria, tratando-se apenas de pessoas que praticam uma inversão do Cristianismo. Cada um tem as suas crenças, mas felizmente esta não é a nossa. Repetindo, com todas as letras: AS BRUXAS NÃO CULTUAM O DIABO. Celebramos os deuses antigos na Natureza.

Os deuses antigos não são demônios

Alguns cristãos fundamentalistas afirmam que qualquer pessoa que não pratique a forma de Cristianismo deles é satanista por definição, e incluem sob essa denominação judeus, muçulmanos, kardecistas, budistas, hinduístas, metodistas, prebisterianos, entre muitos outros. As bruxas celebram a Natureza, só isso.

As Bruxas não assassinam pessoas

Diversos atos maléficos de pessoas perturbadas são atribuídos à Bruxaria. Diversas vezes, vemos no noticiário coisas como "Ritual de Bruxaria leva à morte três pessoas" ou "Bruxa em Pernambuco afirma comer carne humana". Isso é ridículo. Essas pessoas não são, nem de perto, praticantes da Bruxaria. São doentes mentais, criminosas, e devem ser presas.

Não existem "ex-bruxas”

Cansamos de ver em programas televisivos evangélicos pessoas que se intitulam "ex-bruxas". Em tais programas, essas pessoas contam ao pastor-apresentador como faziam "trabalhos" para acabar com a vida das pessoas. Isso não existe. O que essas pessoas faziam (se chegaram a fazer alguma coisa) não tem absolutamente nada a ver com Bruxaria. A regra de ouro das bruxas é: "Sem prejudicar ninguém, faça o que quiser", pois sabemos que tudo o que fizermos voltará para a gente - é a lei do eterno retorno, que é vista em tudo na Natureza. As bruxas sabem que, se fizerem o mal, tudo voltará para elas de forma muito maior, assim como se fizerem o bem. Por isso, é claro que ninguém vai desejar o mal de ninguém, nem querer prejudicar ninguém. Pessoas com má índole existem em todos lugares, independente de sua religião. E, se uma pessoa é assim, isso significa que ela é uma pobre coitada que um dia pagará por seus atos, e não uma pessoa que pode ser considerada bruxa.

As Bruxas não praticam "magia negra”

Magia Branca e Magia Negra são termos errôneos e causam muita confusão.

As Bruxas não são proselitistas

Você jamais encontrará uma bruxa distribuindo folhetos sobre Bruxaria nas esquinas da sua cidade, simplesmente porque acreditamos que a religiosidade de cada pessoa é absolutamente pessoal e só ela pode saber o que é bom para ela. A Bruxaria é uma opção pessoal, como qualquer outra religião, e os interessados devem correr atrás do aprendizado, se assim desejarem de coração.

A Bruxaria não é um ato de rebeldia

Pelo menos àqueles que a praticam de modo sério. Há certamente muitos jovens (e até adultos, por que não?) que buscam um meio de escape para fugir da sociedade opressora que os cerca, e dizem-se bruxos ou buscam a Bruxaria apenas para colocarem-se contrários ao sistema. Infelizmente, esta é uma realidade, mas uma realidade que tentamos mudar através de sites como este. A Bruxaria não é um sistema de auto-ajuda e seus praticantes são pessoas sérias e idôneas, e não um bando de malucos.

Não usamos "símbolos satânicos”

O pentagrama ao contrário do que dizem, não é um símbolo satanista. Ele é um símbolo muito antigo usado até por Pitágoras; seus seguidores o usavam para simbolizar o seu respeito pela beleza matemática do universo. Em muitos lugares e épocas, ele foi utilizado como um símbolo geométrico sagrado. O fato de satanistas usarem o pentagrama não significa que eles são bruxos (da mesma forma como usam o crucifixo e não são cristãos).
As Bruxas não usam drogas em seus rituais
Muito pelo contrário: querendo estar cada vez mais próximas à Natureza, a maioria das bruxas busca uma alimentação e hábitos saudáveis, o que descarta imediatamente o uso de drogas. Além disso, realizar um ritual torna-se praticamente impossível sem a pessoa estar consciente de seus atos. Drogas: estamos fora!

As Bruxas não praticam orgias

Também não somos pedófilos, comedores de carne humana e outros absurdos que são ditos por aí. As bruxas celebram a fertilidade da Natureza e consideramos o ato de fazer amor um ato totalmente sagrado. Algumas bruxas gostam de realizar seus ritos nuas porque acreditam que, desta forma, sua energia flui melhor. Porém, trata-se de uma escolha pessoal e não há abusos ou sequer malícia. Viemos nus ao mundo e o pecado foi colocado na mentalidade humana com o decorrer dos tempos. As bruxas trabalharem nuas em seus rituais não significa que elas sejam “pecadoras" ou que estejam praticando sexo; só estão nuas.

6 comentários:

roberto quintas disse...

olá! muito boa sua página/blog. eu tbm estou montando um blog/página, mas com um conteúdo diferente, embora semelhante (ao menos no que tange à wicca!)
BB!

C4iú disse...

Oi, eu visitei o site em busca do significado de um símbolo que eu gosto muito, acredito tê-lo encontrado, mas ao ver que o site falava sobre magia, eu me interessei, poid durante toda minha infância eu gostei do mundo místico e sempre apreciei a natureza.
Acredito ainda que este site é muito bom para quebrar tabus de todo tipo contra a bruxaria. Confesso que a pesar de gostar muito das características bruxas, eu acreditava que a real bruxaria era praticada por pessoas que tinham más intenções, mas com este site eu pude entender melhor os primórdios da magia e seus rituais.

Gostei muito do site e gostaría de entrar em contato com Guinevere para conversar. Meu e-mail e msn é: caio-yon@hotmail.com. Por favor, entre em contato, espero ansiosamente para conversar com você. Abraços, Caio

Lourigo disse...

Quero dizer que já faz mais de um ano que tenho o seu blog nos meus favoritos e gosto muito de ler tudo que você escreve, pois você é nota dez em tudo que já li e continuo lendo por meio de ti. Meus parabens.

Anônimo disse...

Muito interessante a forma como vc explica, eu estou a procura de informações sobre a religião wicca.Mas confesso que gostaria de me iniciar na wicca acreditando no meu Deus como criador dos Deuses(sol/lua),na verdade ainda estou meio confusa...Mais Gosto muito da Wicca, pelo que estou conhecendo.

kncastro disse...

Olá gostaria que vc entrasse em cpntato comigo, te add no msn kn-castro@hotmail.com obg bjs

Versículos Ditos disse...

Olá! gostei muito do conteúdo do seu blog, encontrei na Wicca tudo que se refere a mim como ser humano, estou estudando, mas ainda não fiz a Iniciação. Moro com pessoas que são de outra religião e ainda não encontrei um devido espaço para que fizesse a auto iniciação. Mas de qualquer forma quero parabenizar a Pagina que para mim é de grande ajuda.