03 outubro, 2011

Alexandria


Ágora, no Brasil recebeu o Título de Alexandria.
O filme relata a história de Hipátia (Rachel Weisz), filósofa e professora em Alexandria, no Egito entre os anos 355 e 415 da nossa era. Única personagem feminina do filme, Hipátia ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca. Resultante de uma cultura iniciada com Alexandre Magno, passando depois pela dominação romana, Alexandria é agitada por ideais religiosos diversos: o cristianismo, que passou de religião intolerada para religião intolerante, convive com o judaísmo e a cultura greco-romana.
No filme a atriz Rachel Weisz interpreta uma mulher que não compreende a origem de tanta raiva entre os homens e simplesmente tenta canalizar as suas energias para algo de bem. É impressionante como o filme capta a mais vil intolerância e opressão e é abismal a forma como ele denuncia o desprezo do cristianismo pela condição feminina (o que me leva a grande questão como pode haver mulheres “esclarecidas” que conseguem ser cristãs na atualidade).

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Assistir o filme e fiquei me perguntando a mesma coisa em relação não apenas as mulheres, mas a todo e qualquer cristão. Filme realmente muito bom!!!!

May Pacheco disse...

me pergunto a mesma coisa desde que acordei pra realidade.