12 outubro, 2006

Outubro, mês rico em Magia

Outubro é um mês rico em magia.

Mesmo na Antigüidade, acreditava-se que outubro era o mais mágico dos meses e que a Grande Mãe transformava seus seres mágicos em formigas, borboletas e outros insetos que deveriam espionar os humanos para saber se eles mereciam sua ajuda. Daí nasceu o hábito de colocarem-se pratinhos de açúcar pela casa para agradar esses "espiões" mágicos.


DIA 01 DE OUTUBRO - FESTIVAL DE FIDES
Quantas vezes já fizemos promessas que não cumprimos? As promessas não são esquecidas pelos deuses e devemos manter nossa palavra. Hoje acensa uma vela branca para Fides, a deusa romana da palavra e do destino, para obter o perdão por suas promessas não cumpridas e perseverança para cumprir as próximas.


DIA 02 DE OUTUBRO - DIA DO GNOMO DE PALHA
Essa velha tradição germânica da região do Reno era feita em homenagem a Rickfillie. Era um gnomo que podia transformar palha em ouro. Por isso os aldeões colocavam palha em suas janelas para agradá-lo e assim atrair uma época dourada para a casa. Faça o mesmo hoje. Coloque um pouco de palha na janela e visualize-a dourada, com a passagem de Rickfillie.

DIA 04 DE OUTUBRO - FESTIVAL DE BACO
Em Roma, este era mais um dia consagrado a festejar Baco, deus da alegria e do vinho. Acreditava-se que quem agradasse Baco atrairia para si a fartura e a alegria. Faça o seguinte ritual: peque onze uvas, mergulhe-as dentro de uma taça de vinho e vá comendo-as uma a uma. Depois, faça um brinde a Baco e tome o vinho.

DIA 07 DE OUTUBRO - DIA DAS FADAS BORBOLETAS
Acredita-se que as borboletas são fadas disfarçadas. No dia sete de outubro, as fadas presenteiam quem nelas acredita. Num jardim, quintal ou parque, siga a primeira borboleta que vir e veja qual o primeiro lugar em que ela vai pousar. Aguarde que ela se afaste naturalmente e aproxime-se. Se for uma flor, uma folha ou uma pedrinha, peça permissão à Mãe Natureza para pegá-la e leve-a consigo. Este será um grande amuleto de sorte para você!

DIA 08 DE OUTUBRO - DIA DE VITÓRIA
O festival grego em homenagem à deusa do Triunfo e da Glória era realizado neste dia. Escreva num papel algo que queira muito conquistar e queime-o em uma vela laranja em honra à deusa. Acredite em seus sonhos, pois sua batalha agora terá mais uma espada a seu favor.

DIA 09 DE OUTUBRO - DIA DE FELICITAS
Felicitas é a deusa romana da felicidade e boa sorte e você pode homenageá-la hoje acendendo uma vela azul e um incenso de flores para ela.

DIA 11 DE OUTUBRO - PRIMEIRO DIA DA THESMOPHORIA
A exemplo dos Mistérios Eleusis, a Grécia também relembrava, através deste festival de três dias, o encontro de Deméter com sua filha Perséfone, levada para o submundo por Hades. No primeiro dia, coloque uma vela negra (Perséfone) e uma laranja (Deméter) lado a lado. Acenda apenas a vela laranja e apague-a na metade. Este ritual representa a busca de Deméter pela filha, assim como sua busca por algo que perdeu e deseja recuperar.

DIA 12 DE OUTUBRO - SEGUNDO DIA DA THESMOPHORIA
Hoje, acenda apenas a vela negra e apague-a na metade. Esta fase do ritual simboliza a tristeza de Perséfone, que chorava no submundo a ausência da mãe.

DIA 13 DE OUTUBRO - TERCEIRO DIA DA THESMOPHORIA
Hoje, una as duas velas e acenda-as, deixando-as queimarem juntas. Esta fase celebra o reencontro das duas deusas e a criação do eterno ciclo. Você também está criando condições para a renovação de partes de sua vida que não estão lhe fazendo feliz.

DIA 14 DE OUTUBRO - DURGA PUJA
Na Índia, Durga Puja é um festival em honra à deusa Durga, a Grande Mãe que tem como função levar novamente aos corações e ao mundo a paz e a ordem. Se algo na sua vida não vai bem e seu coração está pesado, acenda uma vela branca para Durga e peça-lhe para trazer ordem e harmonia para sua vida.

DIA 16 DE OUTUBRO - FESTIVAL DAS LUZES DE LAKSHIMI
Na Índia, Lakshimi é a deusa da beleza e do amor e acredita-se que quem a celebra hoje terá muita sorte nos caminhos do amor. Acenda cinco velas unidas em círculo, untadas uma a uma com óleo de rosas. Peça à deusa que abra seus caminhos no amor e ilumine seu coração com luz, sabedoria e magia.

DIA 18 DE OUTUBRO - HOMENAGEM A CERNUNNOS
Cernunnos é o deus celta que faz a contraparte da Deusa. É o senhor dos animais e da Natureza, aquele que fertiliza a terra. Acenda hoje três velas. A primeira deverá ser verde e você deve chamar pelas mudanças que deseja em sua vida. A segunda deve ser marrom, com a qual você ordena que os obstáculos caiam e que a má sorte se afaste. A terceira deverá ser laranja ou dourada e deve chamar o Sol, a prosperidade e a boa sorte par junto de você.

DIA 20 DE OUTUBRO - DIA DA DAMA DO LAGO
Segundo a tradição de Gales, a Dama do Lago ofertou a espada mágia a Arthur. Hoje, visualize sua dama do lago interior saindo de um lago cristalino e entregando para você sua espada mágica. Saiba honrá-la.

DIA 22 DE OUTUBRO - FESTIVAL DE NEITH
Na mitologia egípicia, Neith, a mãe dos deuses, era "aquela que abria os caminhos". Hoje, acenda três velas de cores claras em seu local de trabalho e Neith dissipará todas as influências negativas que possam atrapalhá-lo.

DIA 25 DE OUTUBRO - DIA DA FONTE DOS DESEJOS
Essa antiga tradição vem da Islândia. Escreva seu desejo em um papel e desenhe nele quatro luas crescentes. Pegue uma moeda e embrulhe-a com o papel, jogando-a num regato, fonte ou poço.

DIA 26 DE OUTUBRO - DIA DA GRANDE MÃE NEGRA
Hoje é mais um dia dedicado à Grande Mãe que nunca abandona seus filhos. Você pode enxergar a Grande Mãe hoje de maneiras muito sutis e mágicas, basta estar atento e aberto. Acenda em sua honra uma vela verde e seja especialmente gentil com todos hoje.

DIA 30 DE OUTUBRO - DIA DE MORRIGAN
Patrona das sacerdotisas e bruxas na tradição celta, Morrigan rege as batalhas internas, quando uma parte de nós deve morrer para que outra viva. Neste dia, acenda uma vela escura e um incenso de absinto, pedindo por renovação. Quando essa vela acabar, acenda outra de cor laranja, pois representa uma nova fase, uma fase muito melhor, que está começando para você. Deixe as coisas do passado passarem...

DIA 31 DE OUTUBRO - HALLOWEEN/SAMHAIM
Fechando o ciclo das várias festividades e rituais de outubro, temos o famoso
Halloween, ou Samhain, o sabat onde comemora-se o Ano Novo celta. Neste dia, as portas para o mundo mágico - sidh - estão abertas, deixando o trânsito livre para todos os seres encantados e facilitando assim o contato com várias entidades. O cristianismo lutou para acabar com esta festa pagã, que ficou conhecida como o Dia das Bruxas, que acabou ficando conhecido popularmente como uma festa de fantasias em que bruxas e seres encantados festejam sua liberdade com guloseimas e brincadeiras. Neste dia, escreva seus pedidos para o próximo ano e coloque-os em um caldeirão de ferro. À meia-noite do dia 31, queime o papel, pedindo que os seres encantados realizem seus desejos.

3 comentários:

Ander disse...

Fantastico este blog. Essa parte dos dias magicos é fascinante. Gostso muito dessa conexao com divindades, seres astrais, ou qualquer outro nome que possamos dar a eles. Este dia 31/10 é especial e a magia em torno de sua essencia é purificadora.

Namastê

Anderson

Anônimo disse...

Como superar fases negativas ou que se apresentam negatividade em determinadas fases da Lua?
Muito obrigada

Guinevere disse...

Bom Dia!

Devemos aceitar que às vezes somos negativas, aceitar que nem tudo é bonito e cor-de-rosa, a prender a lidar com a negatividade!