06 dezembro, 2006

Os Instrumentos Mágicos


O Meu Cálice bebe e embebe a vida.
O Caldeirão é o Meu útero vivo de regeneração.
E inspiração, capaz de tudo transformar.
Eu os presenteio a você.
O importante no ritual e encantamento é sua intenção.
Não é o instrumento que faz de você um Bruxo.

Nós, Bruxos, lançamos mão de alguns utensílios em nossos rituais que são chamados genericamente de Instrumentos Mágicos, Armas Mágicas, Ferramentas Mágicas e inúmeros outros nomes.
Os Instrumentos Mágicos utilizados na Bruxaria têm sido inúmeros ao redor do mundo, por milhares de anos. Aqui são apresentados os fundamentos dos principais instrumentos.
Há muitos sistemas, Tradições e caminhos na Bruxaria, por isso as descrições apresentadas aqui refletem as interpretações mais usuais. Existem centenas de Tradições na Arte e muitas delas utilizam Instrumentos Mágicos não descritos na presente obra, outras fazem uso de parte deles e algumas não utilizam nenhum deles.
Na Bruxaria há o fator diversidade, por isso, muitos Pagãos trabalham com rituais elaborados, enquanto outros apenas meditam e fazem suas invocações junto à luz da Lua.
Os Instrumentos Mágicos são utilizados apenas para facilitar o desempenho ritual e focalizar nossa concentração e intenção. Com o passar do tempo, você irá diminuir, e muito, o uso dos Instrumentos até conseguir realizar um ritual sem o uso de nenhum deles.



A BruxaNós somos a maior e melhor ferramenta criada pela Deusa e pelo Deus. Nossos corpos e mentes são capazes de fazer a melhor de todas as Magias sem a utilização de um único Instrumento Mágico. São nossas intenções e energias que conduzem qualquer tipo de trabalho mágico. Existem inúmeras Bruxas que optam por não usar nenhum aparato ritualístico, utilizando sua própria energia como fonte de poder. É necessário salientar que nossos corpos são constituídos pelos quatro elementos da Natureza:

TERRA: nosso próprio corpo;
AR: nosso sopro e nossa respiração;
FOGO: a temperatura de nosso corpo;
ÁGUA: nossa saliva e nosso sangue.

Uma Bruxa deve treinar seu corpo e mente a fim de trabalhar positivamente um encantamento, um sortilégio e a realização de um ritual. Nunca se esqueça de que você é a maior ferramenta mágica entre todas e que é seu enfoque e concentração, intenções e desejos, que produzem a verdadeira Magia. É muito importante para um para um Bruxo vivenciar e sentir a força dos elementos dentro de si. Isso constitui uma regra básica para qualquer prática mágica ser bem-sucedida. Uma Bruxa deve aprender a escutar a voz que reside em seu interior e sentir o pulsar da Terra, as batidas do coração da Grande Mãe, a fim de que esteja em unidade com a Natureza e com o Universo. Somente a partir disso a vida de um Bruxo realmente irá tornar-se mágica e, integrado com a Natureza e com o Cosmo, ele poderá seguir rumo à sua evolução.
O AthameNo trabalho mágico o Athame assume um papel fundamental. Ele é um Punhal com dois gumes que assume uma função nos rituais. Assim como todas as ferramentas rituais, o Athame é um artigo mágico, talvez o mais importante de todos, e deve ser escolhido com cuidado. A primeira regra na escolha de um athame é que ele se ajuste bem e confortavelmente em sua mão de poder (a mão que você escreve). Em segundo lugar, tradicionalmente a lâmina de um Punhal tem a mesma medida que vai do pulso de sua mão de poder até o dedo médio. Antigamente o Athame era confeccionado pelo próprio Bruxo, levando em consideração a fase lunar, os dias mais propícios, as horas e as posições planetárias. Hoje em dia isso se tornou um pouco difícil, pois não são todos que possuem dons artísticos e habilidade para confeccionar um. Por isso, tornou-se mais comum "personalizar" o Athame, gravando nosso nome mágico com letras rúnicas, ou outro alfabeto mágico, e símbolos sagrados em sua lâmina. Isto é uma forma de transmitir nossa própria energia e magnetismo para que ele se torne um Instrumento Mágico pessoal e intransferível. Tradicionalmente um Athame deve ter cabo negro e lâmina dupla, mas existem muitos outros modelos que podem ser utilizados. Hoje encontramos Athames de bronze, cobre, prata e vários outros metais ou até mesmo esculpidos em pedra. Siga sempre a sua intuição, não existe regra básica na escolha de um Athame, ele deve ser aquele que chame sua atenção. O Athame é usado para traçar o Círculo Mágico, invocar os quadrantes e elementos e sempre está presente em todos os rituais como Handfasting, Iniciação, Grande Rito, etc. É associado na maioria das Tradições com o elemento Ar e com o ponto cardeal Leste; porém em outras Tradições está ligado ao elemento Fogo e ao ponto cardeal Sul.
É habitual em algumas Tradições ganhar o Athame na cerimônia de Iniciação. Nessa ocasião, após ser purificado e sacralizado pelo Iniciador, ele é dado de presente ao Iniciando, que, a partir daquele momento, tem autorização, conhecimentos e capacidade necessários para fazer uso dele. As vertentes mais tradicionais da Wicca concordam que instrumentos Mágicos não deveriam ser usados para nenhum outro propósito que não fosse ritualístico. Freqüentemente a lâmina de um Athame permanece embainhada até ser usada em um ritual. Por causa disso, outra faca, o Bolline, que possui o cabo branco, às vezes é usada para colher ervas ou esculpir símbolos em amuletos, talismãs e velas. Muitos discordam dessa teoria, acreditando que, quanto mais um Instrumento for utilizado, mais poderoso ele se tornará. O Athame é usado no "Grande Rito", cerimônia onde à união da Deusa e do Deus é representada simbolicamente, quando sua lâmina toca a água ou o vinho que se encontra dentro do Cálice. Ele também é utilizado para direcionar o poder e traçar símbolos sagrados no solo ou no ar.
O Bolline
O Bolline é uma faca com o cabo branco. Ele é utilizado na colheita de ervas, na construção de talismãs e amuletos mágicos. Existem alguns modelos de Bolline na forma de uma pequena foice, totalmente de prata, em alusão ao antigo Instrumento dos Druidas para a colheita de ervas que possuía esta forma. Ele é um Instrumento opcional, visto que muitos Bruxos usam o Athame para desempenhar a função de colher as ervas e construir talismãs.

O Bastão
O Bastão representa para a maioria das Tradições o elemento Fogo, e é posicionado no ponto cardeal Sul, Porém, alguns o associam ao elemento Ar e ao ponto cardeal Leste. Você pode comprar um pronto ou fazer um com galhos de árvores ou um cano de cobre.[] Assim como o Athame, o Bastão também está relacionado ao Deus Cornífero, no seu aspecto de Grande Fecundador, pois é um símbolo fálico por excelência. O Bastão pode ser usado para lançar um Círculo ou direcionar as energias na realização de feitiços e encantamentos. Há Bruxos que preferem lançar o Círculo com um Bastão em vez de utilizar o Athame. Há Bastões de vidro, cobre, prata e outros metais, mas o "material clássico" ainda é a madeira. Várias madeiras têm diferentes usos e associações mágicas e as melhores para a confecção do seu Bastão são a macieira, o loureiro, o freixo, o teixo, o carvalho, a goiabeira, a figueira ou o salgueiro.

O Cálice
O Cálice ou Taça é utilizado no Altar para representar o princípio Feminino da Água e fica no ponto cardeal Oeste. Muitas vezes são colocados dois Cálices sobre o Altar, um para água outro para vinho. O Cálice junto com o Athame, ou o Bastão, são Instrumentos modernos utilizados para representar o "Grande Rito" - a união do princípio feminino (Deusa) com o masculino (Deus) - do qual toda vida surge. Cálices podem ser de qualquer material. Muitos usam prata ou estanho (tenha cuidado com metais sem banho de aço inoxidável quando servir vinho), mas os de cerâmica, cristal e até mesmo os de vidro podem ser usados. Alguns Bruxos possuem Cálices diferentes para diferentes rituais. Geralmente o Cálice é passado ao redor do Círculo enquanto cada participante toma um gole do líquido contido em seu interior, fazendo os seus pedidos e agradecimentos.



O PentáculoO Pentáculo é normalmente um disco, um prato de metal ou madeira com a figura de Pentagrama dentro de um círculo. Ele é usado para consagrar várias outras ferramentas. É também utilizado como um ponto focal de concentração. É associada ao Norte e ao elemento Terra. Alguns Bruxos usam um Pentáculo para invocar qualquer elemento da Natureza. Você poderia fazer seu próprio Pentáculo com argila ou com uma pedra, pintando o símbolo do Pentagrama sobre o material escolhido. Ele é utilizado para consagrar ervas e para carregar magicamente um talismã ou qualquer Instrumento que precise de uma dose de energia extra. Representa a ligação do Bruxo com os Deuses.


O CaldeirãoO Caldeirão de ferro, com tradicionalmente três pés, sempre representou a generosidade e as bênçãos dos Deuses. Tido como símbolo de abundância, fertilidade e detentor de todos os conhecimentos do Universo, em algumas Tradições célticas, é associado com Deuses como Bran, o Abençoado, Dagda e a Deusa Cerridwen. Baseada nesses mitos, o Caldeirão também representa o conceito de reencarnação e os ciclos de nascimento, morte e renascimento. Simboliza o ventre da Deusa Mãe do qual surgem e surgirão todas as coisas. Os Pagãos sempre acreditaram que o mundo era semelhante a um grande Caldeirão, onde a Deusa preparava suas poções, governando o destino dos homens. Quando empunhamos nossas colheres de pau e nossos Caldeirões nos tornamos semelhantes à Deusa e assim somos capazes de criar, moldar e dobrar o nosso destino e a nossa vida. Os Caldeirões podem ser utilizados para representar o elemento Água e para perscrutar. Às vezes é associado ao elemento Fogo e é na maioria das vezes utilizado para fazer pequenas fogueiras em seu interior, com álcool de cereais e ervas sagradas, ou queimar incenso. Em tempos modernos e urbanos, pular sobre um caldeirão em chamas substitui o tradicional "pulo da fogueira". Dependendo da intenção e do uso ele pode ser colocado em direção ao Oeste, representado as energias femininas da Deusa, ou ao Sul, representando as energias masculinas, ao realizarmos rituais para antigos Deuses como Dagda e Bran. Muitos Bruxos têm Caldeirões de vários tamanhos, para diferentes funções e propósitos. Com o passar do tempo você vai perceber que isso é necessário, pois um Caldeirão utilizado para servir de receptáculo de uma fogueira jamais deve ser usado para a preparação de um óleo ou banho mágico, por exemplo, devido ao fato de ficar extremamente oxidado com o uso excessivo do fogo e dar uma pigmentação escura ao óleo que é preparado. Os caldeirões variam de tamanho e vão desde os pequenos modelos para Altar até o antigo e enorme caldeirão de chão. Escolha aquele que melhor atender às suas necessidades.


O Livro das SombrasO termo "Livro das Sombras" vem do inglês Book of Shadows (BOS), um utensílio muito importante e que faz parte do arsenal de todo Bruxo. O Livro das Sombras é um caderno com a capa e a contracapa na cor preta, no qual registramos toda a nossa evolução na Arte. É nele que guardamos todos os encantamentos que aprendemos, as analogias entre elementos e planetas, os sortilégios, as invocações e todas as informações que julgarmos importantes, relacionadas à Bruxaria. É muito comum anotarmos nele os nomes de Bruxos que conhecemos, onde e em que circunstância se deu o encontro. O Livro das Sombras é como um Diário Mágico, em que você registrará os seus sonhos e os possíveis significados destes, os seus rituais e resultados, etc. Com o passar do tempo você terá de dar início a outros Livros das Sombras; guarde-os com carinho, tendo o cuidado de não deixar que outra pessoa o leia, pois eles são a sua essência e o resultado de seu estudo e empenho.


A Vassoura
A vassoura tem sido associada com a Magia há muito tempo, provavelmente devido à sua forma. É utilizada em ritos de purificação e é parente do Bastão. É comum uma nova casa ser consagrada com ela. Também é utilizada para a purificação de um local carregado. A Vassoura Mágica ou Besom, como também é chamada, muitas vezes é utilizada para limpar a área ritual antes de uma cerimônia começar. É com ela que geralmente "se faz uma varredura", como costumamos dizer. A Vassoura passou a ser utilizada na Bruxaria a partir da Inquisição como forma de camuflar o Bastão Mágico, cuja ponta ficava escondida entre as cerdas da Vassoura. Ele é um símbolo feminino de poder e, por isso, em muitas Tradições da Wicca somente as Bruxas fazem uso de uma. As vassouras devem ser confeccionadas pelos seus próprios donos. Basta termos um cabo de vassoura, várias galhos secos e um barbante com o qual possamos amarrar os galhos em volta de uma das extremidades do cabo. Os galhos de plantas mais utilizados na confecção são os de: manjericão, a árvore símbolo da Deusa; bétula, que representa o nascimento, o renascimento e é uma erva ótima para proteção; teixo, a árvore da morte e da reencarnação; Artemísia, pois afasta a negatividade, além de ser uma das ervas sagradas da Deusa; sabugueiro planta relacionado à Lua; salgueiro, outra planta relacionado à Lua e à Deusa. Símbolos mágicos podem ser gravados no cabo da Vassoura para que ela se torne ainda mais poderosa. A Vassoura não deve tocar o chão durante a varredura. Deve-se varrer a área desejada acima do solo, no ar, enquanto visualizamos a limpeza energética do local. Coloque sua Vassoura de ponta-cabeça na porta de entrada de sua casa e assim seu lar, assim como todos os seus habitantes, serão protegidos de qualquer mal. Muitos Bruxos optam em colocar a Vassoura pendurada na posição horizontal sobre a porta de entrada com a mesma finalidade. Um portal entre o Círculo Mágico no perímetro do Círculo, a qual se pula quando é necessário sair do Círculo no decorrer do Ritual. Dessa forma, os que precisarem abandonar a área do ritual poderão fazê-lo livremente, sem que haja a necessidade de abrir uma porta mágica imaginária com o Athame. No Handfasting, a parte mais característica e tradicional é aquela em que o casal pula a Vassoura, representando assim a união através das bênçãos dos antigos Deuses.

Bola de Cristal
Cristais de quartzo são extremamente populares hoje, mas a bola de cristal de quartzo é um antigo instrumento mágico. É extraordinariamente caro, variando de vinte a milhares de dólares, dependendo do tamanho. A maioria das bolas de cristal no mercado atualmente são de vidro, vidro temperado ou mesmo plástico. Bolas de cristal de quartzo genuínas podem ser identificadas por seu alto preço e por incrustações ou irregularidades.
O cristal vem há muito sendo utilizado na adivinhação contemplativa. O adivinho encara fixamente a bola até aflorarem as suas faculdades psíquicas, e imagens, vistas mentalmente ou projetadas no interior do cristal, revelam a informação necessária.
Em rituais os cristais são por vezes posicionados no altar para representar a Deusa. Sua forma (esférica) simboliza a Deusa, assim como todos os círculos e circunferências, e sua temperatura fria (como nodo de detectar cristal genuíno) simboliza as profundezas do mar, o domínio da Deusa.
Assim, o cristal pode também ser utilizado para receber mensagens dos Deuses, ou para armazenar a energia gerada no ritual. Alguns Wiccanos olham fixamente para o cristal para atrair imagens da Deusa ou de vidas passadas. É um objeto mágico tocado pelo divino. Se encontrar uma, guarde-a com cuidado.
Sua exposição periódica à luz da lua, ou o ato de esfregar Artemísia fresca em sua superfície aumentará sua habilidade de ativar nossos poderes psíquicos. Bolas de cristal podem ser o centro de rituais de Lua Cheia.
A bola de cristal é um instrumento das artes adivinhatórias, muito popular entre os videntes. A cristalomancia é também muito praticada pelas bruxas, mais com um propósito maior, mergulhar no cosmo profundo e infinito da Grande Mãe, recebendo mensagens e descobrindo mais sobre o nosso mundo interior, que é o mundo da Deusa refletida na bola de cristal. Veja a seguir alguns exemplos básicos da interpretação de figuras na cristalomancia:

Nuvens Violetas: harmonia e tranqüilidade
Nuvens Azuis: conquista e felicidade
Nuvens Verde: lucro e prosperidade
Nuvens Amarelas: duvidas esclarecidas em breve
Nuvens Laranjas: decisões difíceis definitivas
Nuvens Vermelhas: obstáculos e agitação
Manchas Claras: pequenos problemas
Manchas Escuras: grandes problemas
Estrela: sonhos impossíveis
Coração: vivência de um grande amor
Serpente: cuidado com a saúde
Pássaros: surpresas
Olho: siga mais a sua intuição
Espada: desarmonia
Balança: recompensa justa
Imagem Interior a Bola de Cristal: presente ou futuro imediato
Imagem Posterior a da Bola de Cristal: passado que exercera influencia sobre o presente
Imagem a Direita da Bola de Cristal: boas influencias
Imagem a Esquerda da Bola de Cristal: más influencias


O Sino
O sino é um instrumento ritual de inestimável antiguidade. O toque de um sino libera vibrações com efeitos poderosos de acordo com seu volume, tom e material utilizado.
O sino é um símbolo feminino e, portanto, normalmente utilizado para invocar a Deusa em rituais. É também tocado para afastar encantamentos e espíritos malignos, para interromper tempestades ou para evocar energias positivas. Sobre estantes ou acima da porta, eles protegem a morada. Sinos são por vezes tocados em rituais para assinalar seções diversas ou marcar o início ou o fim de um encantamento. Qualquer tipo de sino pode ser utilizado.

Roupa
Vestir-se é "opcional" para muitos Bruxos. Existem algumas Tradições em que os Bruxos praticam seus rituais "Vestidos de Céu" (nus). Os que assim o fazem alegam que a roupa impede que a energia criada pelos nossos corpos circule corretamente e que o ato de trabalharem nus coloca todos iguais perante a Deusa. Outras Tradições utilizam mantos, túnicas e jóias ritualísticas em suas cerimônias, normalmente só dedicados a esse uso. Muitos utilizam as vestes cerimoniais como forma de separar simbolicamente o trabalho ritual da vida cotidiana e assumir uma nova personalidade. Muitas Tradições utilizam roupas que refletem o fundo étnico daquele Caminho Mágico. Tradições Escocesas podem usar "kilts", e Tradições voltadas ao Druidismo podem usar batas cobertas, etc. Muitos bordam símbolos mágicos na roupa ou usam pequenos objetos mágicos pendurados nela para agir como talismãs protetores. O uso ou não de roupas nos rituais é algo muito pessoal, por isso o melhor a fazer é trabalhar magicamente como você se sentir mais confortável. As cores são também utilizadas por suas vibrações específicas.

Amarelo: É uma cor excelente para aqueles envolvidos em adivinhação.
Roxo: É favorável aos que trabalham com poder divino puro (ou que desejam aprofundar sua consciência espiritual acerca da Deusa e do Deus.
Azul: É indicada para curandeiros e para os que trabalham com sua consciência psíquica ou para sintonizar-se com a Deusa em seu aspecto oceano.
Verde: Fortalece os herbalistas e os ecologistas mágicos.
Marrom: É usado por aqueles com ligações com os animais ou que lançam encantamentos por eles.
Branco: Simboliza a purificação e a espiritualidade pura, sendo também perfeito para a meditação e rituais de purificação. É utilizado ainda em rituais da Lua Cheia, ou para acessar a Deusa.
Laranja ou Vermelho: Utilizados em sabás, para ritos de proteção ou sintonizar-se com o Deus em seu aspecto solar.
Preto: É uma cor popular. Ao contrário das crenças populares, o preto não simboliza o mal. É a ausência de cor. Simboliza a noite, o universo e a ausência de falsidade. Quando um bruxo veste um robe preto, ele está vestindo a escuridão do espaço simbolicamente, a fonte suprema de energia divina.


Prato de Sal
Simboliza o elemento terra e é usada para purificação. Você pode espalhar o sal pela área para ser purificada ou misturar com água e borrifar a área e o círculo e as pessoas que participaram. Pode ser colocado no altar para representar o elemento terra.

Vela
Representa o elemento fogo. Eles são usados para aumentar a energia de um feitiço ou ritual ou para influenciar um poder em particular. Elas simbolizam a transformação da sua vontade em energia que é levada para o self.





Incensório
Simboliza o elemento ar, e é queimado em rituais, feitiços como oferenda aos Deuses. Serve para invocar os silfos (seres elementais do ar), serve também para criar um ambiente para poder se começar um feitiço ou fazer invocações. Ele pode ser de qualquer forma e de qualquer material contanto que deixe o incenso queimar todo sem apagar.

Espada Cerimonial
A espada representa o elemento fogo é o símbolo da força do Bruxo. Em certas tradições wiccanas, a espada é usada no lugar do punhal para traçar círculos e apagar. A espada pode ser usada para controlar e banir espíritos elementais e para guardar e direcionar energia, durante um ritual. A um mito sobre a espada, muitas pessoas não gostam de utilizá-la porque dizem que quem usa espada é mago. Creio eu que a espada entrou na wicca no tempo da inquisição onde os bruxos precisavam se defender dos ataques dos inquisidores. Por isso muitas pessoas discordam do uso da espada.


ErvasPodem ser incluídas para emprestar suas tradicionais energias ao rito ou encantamento a ser praticado. Representam as Deidades Vegetais e frutificação da terra. Elas representam o elemental terra, e podem também ser usadas para curar pessoas em forma de remédios, mais cuidado com que erva você mexe, pois existem ervas venenosas.
Cristais
O cristal tem o poder de armazenar energia, filtrar ambientes, e é sempre interessante usá-lo seu altar. Eles são usados para curar pessoas, existe uma polemica entre as cores das pedras muita gente diz que cada cor e que cada pedra serve para um fim, mais tem pessoas que dizem que não se podem limitar as pedras só pelas cores e suas propriedades. A também um cuidado quando for comprar sua pedra você tem que saber de onde elas foram tiradas, pois se desmatarem alguma floresta para retirá-las eu acho que essas pedras não são muito úteis, pois não tem energia suficiente.


Chave Mágica
Para fazer uma chave mágica recorra aos materiais que a Natureza oferece, como gravetos, folhas etc. Faça a chave mais bonita que puder. Com ela você será capaz de abrir todas as portas. Pendure-a na entrada do seu quarto; sempre que tiver um desejo profundo, pegue a chave sem sua mão e com sua imaginação abra a porta que esconde seus desejos.











Colher de Pau
A colher de pau da cozinha pode transformar-se num instrumento mágico. Adquira uma colher nova e passe-a nove vezes pelo fogo, mergulhe-a na água e por fim jogue sobre ela três pitadas de sal. Use-a no dia-a-dia da cozinha, impregnando seus alimentos com amor.
Coisas para se ter em mente quanto às ferramentas mágicas


• Todas as ferramentas e acessórios devem ser purificados e consagrados antes de usados (mesmo para adorno). Isso vale para o que você fez, ganhou ou comprou.

• Nenhuma ferramenta ou acessório deve ser usado para qualquer propósito que não seja Magia ou celebrações rituais.

• Nunca, nunca toque os acessórios e ferramentas mágicas de uma outra pessoa sem a permissão dela. Da mesma forma, nunca permita que outra pessoa toque seus itens mágicos a não ser que você esteja absolutamente certo de que a energia dessa pessoa é compatível com a sua.

• Purifique e consagre novamente suas ferramentas e acessórios mágicos periodicamente.

Consagrando os Instrumentos Mágicos

Material necessário:

• Um pires com sal
• Três incensos de cravos-da-índia
• Uma vela vermelha
• Um copo com água e sal
Procedimento: Acenda os incensos e a vela. Feche os olhos e visualize um Circule de luz ao seu redor.
Diga então: Que este Círculo de luz esteja ao meu redor durante o decorrer deste rito de consagração. Eu invoco a Deusa Mãe e o Deus Pai para que se unam a mim e abençoem os Instrumentos que será consagrados e dedicados ao Trabalho da Arte neste dia. Eu invoco a magia dos quatro elementos da Natureza para que tragam as suas forças e o seu poder a estes utensílios mágicos.
Toque o Instrumento a ser consagrado no sal que se encontra no pires e diga:
Pelo poder da Terra eu o consagro, abençôo e purifico. Que sua memória passada seja anulada, para que você seja dedicado aos trabalhos sagrados da Grande Mãe. Que assim seja e que assim se faça.

Passe o Instrumento na fumaça do incenso e diga:
Pelo poder do Ar eu o consagro, abençôo e purifico. Que sua memória passada seja anulada. Eu o dedico à Grande Deusa do Círculo do Renascimento a ao Deus Fertilizador. Quem assim seja e que assim se faça.

Passe o Instrumento na chama da vela e diga:
Pelo poder do elemento Fogo eu o consagro, abençôo e purifico. Que sua memória passada seja anulada, pois a partir de agora você é um Instrumento de força e poder da Senhora e do Senhor. Que assim seja e que assim se faça.

Respingue um pouco de água no Instrumento, enquanto diz:
Pelo poder do elemento Água eu o consagro, abençôo e purifico. Que sua memória passada seja anulada, pois agora você é um instrumento dedicado a Arte da Deusa e carrega o poder e a magia. Que assim seja e que assim se faça.

Eleve o Instrumento e diga: Pelos poderes do alto e dos céus resplandecentes de luz eu o consagro e o dedico a serviço da Grande Mãe.
Toque o instrumento no chão, dizendo: Pelos poderes de baixo e do submundo eu o consagro e o dedico a Arte Antiga.
Sopre no seu Instrumento, dizendo:
Pelo meu próprio poder eu o consagro e lhe dou vida com este sopro para que você responda só a mim, me ajude e me proteja. Que assim seja e que assim se faça.

Trace um Pentagrama Invocante com o dedo médio sobre o Instrumento, dizendo:
Pelos Poderosos da Arte você foi abençoado. Que assim seja e que assim se faça.

Feche novamente os olhos, visualize o Círculo de luz inicial ao seu redor e então diga:
Que este Círculo de luz e poder retorne ao seu local de origem. Eu agradeço à Deusa, ao Deus e aos elementos na guarda, proteção e bênção deste rito. Que assim seja e que assim se faça.
Veja o Círculo de luz aos poucos desaparecer. Pronto, o seu Instrumento Mágico está devidamente consagrado e carregado de poder. Agora você poderá montar um altar com eles.

Observações:
Todos os Instrumentos Mágicos devem ser consagrados.
Depois que seus Instrumentos forem consagrados, só você poderá tocá-los. Caso outras pessoas os toquem, você deverá reconsagrá-los.
Para um verdadeiro Bruxo, seus instrumentos representam a sua essência, o seu ser, a sua alma e possuem vida. Por isso, devem ser respeitados e guardados com cuidado e carinho.


(Retirado de Wicca, A Religião da Deusa de Claudiney Prieto).

6 comentários:

)O(Lua Nua)O( disse...

Realmente não sou ritualista, mas lendo esse texto seu, vi que tenho vários instrumentos mágicos em casa. Belíssimo texto explicativo.

Beijos

Anônimo disse...

essa page estar muito boa mas eu axo que seria melhor se usasem formas mas asceciveis para iniciantes formas de construir estrumentos mas faceis

Anônimo disse...

gostei muito do seu trabalho,pratico a grande arte a quatro anos, e gostei mesmo da sua clareza ao falar das ferramentas! ficou faltando algumas coisas, mas valeu!parabens!!!!

Anônimo disse...

Parabéns, tudo muito claro, bem especifico e muito encantador...

sou apenas uma curiosa, mas achei que vc fez um resumo e tanto, me deu até vontade de aprofundar mais e mais...

bjo

Unknown disse...

Nossa!!! Muito bom. Eu que sou bruxa admirei as informações, muito boas.

Guinevere disse...

Boa Noite Nilzzinha .....obrigado pela visita e pelo comentário...