30 setembro, 2007

A Arte de Menstruar


Menstruar é um fato central na vida de qualquer mulher.
Entre as diferenças que existem entre homens e mulheres, 'sangrar sem morrer' certamente é uma das mais significativas e que deixou forte impressão na mente humana, desde o primórdio dos tempos.
Para nossas ancestrais da Idade da Pedra, o sangue menstrual era sagrado.
A palavra sacramento provavelmente se origina de sacer mens, literalmente, menstruação sagrada.
Menstruação significa "mudança de lua". Tem como sílaba-raíz mens, mensis, e está na origem da contagem do tempo. Forma palavras como medida, dimensão, metro, mente, para citar algumas.
O sangue menstrual, representando o poder de criar vida que conecta as mulheres com o próprio universo, era tabu, palavra polinésia significando "sagrado" e "proibido".
Nas sociedades tribais, a menarca, o início do fluir do sangue, era celebrado com um rito de passagem, auxiliando a menina a realizar sua entrada para o reino do mana: o poder sagrado transmitido pelo sangue e que tanto podia dar como tirar a vida.
Ao longo dos milênios, as mulheres têm desaprendido a arte de menstruar, de fluir com a vida. O que era sagrado tornou-se proibido, sujo, contaminado. A regra passou a ser esconder a regra.
O resultado disto foi que o evento central na vida de toda mulher madura tornou-se invisível. Mesmo mulheres "liberadas" acreditam que suas regras (aquilo que as rege) são uma inconveniência que deveria ser eliminada.
A decantada imprevisibilidade feminina é, em grande parte, decorrente das oscilaçes a que a mulher está submetida, ao longo de seu ciclo mensal.
É expressão da imprevisibilidade da própria vida.
Se você quiser se conhecer melhor como mulher: fique atenta ás oscilações que você sente durante seu ciclo menstrual observe a lua e note a diferença de menstruar na lua cheia ou lua nova anote seus sonhos e veja as diferenças entre ovulação e menstruação.
Elabore um mapa dos padrões para ajudar você a programar seu 'tempo da lua'.
Ritualize sua menstruação: aumente a fecundidade de sua vida, menstruando na terra organize uma noite de relaxamento, sozinha ou com suas amigas prepare comidas e bebidas especiais para os dias sagrados retire-se para um lugar especial, na natureza planeje uma noite de amor muito especial com seu parceiro (se ele concordar!)
Que a Deusa do Oceano de Sangue te abençoe!
Monika Von Koss

18 setembro, 2007

Sabedoria


Diz uma prece indígena:


“Deixem-me seguir as pegadas do meu inimigo por três semanas, carregar o mesmo fardo e passar pelas mesmas provações que ele, antes de dizer uma só palavra de desaprovação”


São palavras que encerram uma profunda sabedoria.
Julgar o procedimento alheio, sem antes procurarmos entender os motivos que o levaram a agir assim, é o caminho mais fácil, porém é também o que mais nos leva a cometer injustiças.
Sempre esperamos que os outros entendam nossas motivações e quando não o fazem nos sentimos injustiçados.
Mas será que nós procuramos sempre entender as razões alheias?
Será que, ao menos por um instante, seríamos capazes de tentar imaginar como agiríamos se estivéssemos no lugar da outra pessoa?
Poucos de nós ao menos tentam.
Mas, a maioria de nós não hesita em desaprovar tudo que esteja contrariando aquilo que considera “certo”.
Experimente, ao menos uma vez, carregar o fardo de seu inimigo!


Senhora da Lua