26 fevereiro, 2007

Magia Para Os Outros


Se divulgar suas atividades mágicas, outras pessoas virão até você e pedirão que execute encantamentos. Cabe a você decidir se fará ou não sua vontade, e esta decisão devem ser tomadas com base em alguns fatores.
Há apenas uma regra de outro no que diz respeito a fazer magia para outros: se isso lhe faz sentir-se bem, faça-a. Caso contrário, desista.
As pessoas tendem a ser um tanto malandras ao pedir auxílio por meio da magia. Normalmente elas disfarçam suas explicações, ou mentem abertamente, para convencê-lo a ajudá-las.
Até mesmo bons amigos podem não ver a verdade em alguns casos, ou podem gerar um incidente fora de proporções.


Baseado em tais evidências, você pode até vir a confrontar-se com um problema que nem sequer existe, desperdiçando assim seu tempo e energia.
As pessoas podem também pedir para que realize algo por meio da magia que eles próprios poderiam realizar se arregaçassem as mangas e pusessem as mãos na massa.
Com todos estes pensamentos não ditos, verdades ocultas, mentiras e enganos, o que podemos fazer?
Na magia, é melhor utilizar alguma técnica divinatória para obter algumas respostas.
A adivinhação é um processo mágico pelo qual o desconhecido se torna conhecido.


São executados por um sem número de instrumentos – espelhos, nuvens, folhas de chá, borras de café, cartas de tarô, poeira, vento – praticamente qualquer coisa que possa ser utilizada como um instrumento pelo subconsciente, ou mente psíquica.
Outro tipo de adivinhação permite que as próprias forças do Universo determinem o futuro pela movimentação de objetos ou símbolos.
Para aqueles de nós que não são conscientes e desejosamente psíquico, a adivinhação permite que vejam o futuro por apenas alguns fugazes momentos.


Por meio da utilização de padrões aleatórios, reflexões ou outros pontos focais, os impulsos psíquicos – estão sempre sendo recebidos por nosso subconsciente – conseguem acessar as mentes conscientes, tornando-se, deste modo, “conhecido”.
A adivinhação permite também a utilização de vários objetos a serem manipulados tanto pelo mago como pelas próprias forças da Natureza, para que revelem o futuro. Incluem-se aqui as pedras, as flores e chamas. Algumas formas de adivinhação utilizam os dois métodos.
A adivinhação tem um lugar muito importante dentro da magia, pois nos permite conhecer as circunstâncias que envolvem uma dada situação, especialmente naquelas em que um amigo pede seu auxílio mágico.


Deste modo, permite que tomemos decisões racionais sobre se devemos ou não executar a magia, com base em informações mais completas.
De modo geral, antes de qualquer atividade de magia, devemos realizar uma adivinhação para nos certificarmos de que a necessidade está presente, que a emoção é suficiente e que o conhecimento é correto.
Mas a adivinhação não se limita estritamente a questões de magia. Pode ser utilizada como um guia para os problemas cotidianos que surgem como um guia para os problemas cotidianos que surgem em nossas vidas.
A maioria dos métodos é rápida e, com prática, deve surtir efeito.
Uma vez que existem muitos métodos diferentes de adivinhação, é melhor você experimentar vários até que encontre aquele que mais lhe agrada.
Uma palavra de alerta: a adivinhação, quando utilizada para antever o futuro, mostra eventos possíveis.Se não lhe agrade o que vê, aja para mudar sua vida antes que o futuro se torne presente.


Magia Para Si Mesmo


Executar magia para si mesmo não é egoísmo, pois melhora todo o mundo.


Muitas pessoas parecem crer que é ótimo criar um encantamento para um amigo, mas não conseguem realizar nada para si próprias.
Esta é uma idéia distorcida, e deve ser abandonado quanto antes.


Apenas quem é saudável, feliz e financeiramente seguro pode auxiliar os outros, do mesmo modo como deve amar a si próprio para que então os outros o amem.
Parte desta confusão vem das técnicas utilizadas.


A magia que lhe traz benefícios em detrimento de outras pessoas deve ser evitada, pois não condiz com a moralidade da magia.
Normalmente, há um meio de melhorar sua vida e a si mesmo sem causar danos a outros, e esta é a magia que deve ser utilizada.
Nunca se sinta egoísta ao executar magia em seu proveito, desde que não cause mal a ninguém.


16 fevereiro, 2007

Pronunciando Magia



A magia é a utilização das forças da Natureza para acarretar as mudanças necessárias.
Para atrair, intensificar e direcionar essas energias, o mago utiliza alguns instrumentos. Podem ser itens preciosos como adagas incrustadas com pedras preciosas e reluzentes incensórios de prata, ou objetos naturais, como gravetos e pedras. Os instrumentos necessários aqui são os naturais. Pedras, árvores, rios, folhas e plantas formam o rol de instrumentos da magia natural, juntamente a alguns itens “comprados em lojas” , como espelhos, velas e linhas.
A manipulação desses instrumentos, em conjunto com a necessidade premente, é normalmente o bastante para trabalhar a magia, pra que alguns poderes da Natureza se ativem e tragam as mudanças necessárias. A magia é enganosamente simples e incrivelmente fácil.


Obviamente, enterrar uma pedra no solo, segurar uma folha ou desenhar uma figura num automóvel, por si só, não acarreta nada.
Somente quando tais gestos são executados num estado de carga emocional é que as mudanças são forjadas e a magia realmente acontece.
Para que a magia efetivamente aconteça, três fatores devem estar presentes: a necessidade, a emoção e o conhecimento.
A necessidade é simples. Você acorda numa manhã com uma terrível dor de cabeça da qual não consegue se livrar. Ou pode ser que precise de cem reais até o final mês. Um amigo pode estar em busca de um novo amor. Em todos esses casos, há uma necessidade.
A necessidade não deve ser confundida com o desejo. Os desejos costumam ser passageiros, o que desejamos esta manhã pode ser suplantado por outro desejo na manhã seguinte. Um desejo é um capricho; já uma necessidade é um estado importante, de sentimentos profundos, que nos consome.
A emoção é também muito clara. Pode precisar de um emprego, por exemplo, mas se não estiver emocionalmente envolvido na busca desse emprego, preocupado, ansioso ou irritado, nem mesmo todos os encantamentos do mundo lhe trarão tal emprego.
Eis o porquê de, algumas vezes, ser infrutífero realizar encantamentos para outras pessoas, a não ser que você possa sentir a mesma necessidade que elas sentem – emocionalmente.
O conhecimento constitui o corpo da sabedoria mágica. Em outras palavras, um encantamento ou ritual, ou as teorias básicas por trás deles, que nos permitem criar nossos próprios conhecimentos.
Um encantamento ou ritual é apenas um modo de fazer algo. Há muitos outros meios, e muitas variações possíveis para um encantamento.
Com estes três fatores, qualquer coisa pode ser atingida, limitada apenas por nossa experiência e tempo. A primeira é a chave – somente ao realizar magia você saberá se funciona ou não.
A magia é algo semelhante a uma passarela desconhecida. De início, você pisará de leve, testando, checando se é segura.
Depois, você caminhará sobre ela confiantemente, sabendo onde pisar e onde evitar.
Muitas pessoas encaram a magia com desconfiança, prontas para crer, mas incapazes disto sem provas.
É uma prática saudável. A crença é uma coisa, mas a certeza é outra bem diferente. Há a possibilidade de uma crença não ser fundada. A certeza, no entanto, é apenas aquilo – o fruto da experiência que nos permitem aceitar algo por inteiro.
A limitações – dúvidas e falsas crenças – são eliminadas apenas por meio da perseverança e do trabalho. Muitas pessoas sentem que vale o esforço, mas esta é uma escolha puramente pessoal.
Magia deveria ser executada visando efeitos positivos, nunca negativos. A manipulação do poder para infligir doença, dor, morte; destruir, usurpar ou causar qualquer dano à propriedade de outra pessoa; ou para controlar outra pessoa é considerada magia negativa.
Isso inclui forçar alguém a se apaixonar por você ou a fazer sexo com você; interromper um casamento ou um caso de amor; mudar a cabeça de outra pessoa – forçar alguém a fazer algo que não deseja.
A magia não é um campo aberto onde os egos e as necessidades egoístas podem ser satisfeitos com um capricho. Há riscos à espera daqueles que efetuam trabalhos negativos. Essa magia pode se concretizar, mas as duras conseqüências nunca compensam os efeitos.
Há um princípio mágico segundo o qual o que você deposita em sua magia é exatamente o que vai receber. Se executar magia benéfica, você receberá de volta essas benesses. O mago negativo, entretanto, receberá apenas negatividade, e normalmente ela destruirá aquele que manipula.
À luz deste princípio, não há aparentemente razões para efetuar magia negativa (vulgarmente chamada de “magia negra”). Realmente, não há. Aqueles que ainda não se convenceram e que a executam receberão os frutos das ações.
Obviamente, é o aspecto benéfico da magia que a torna, e ao seu usuário, divinos.
A magia negativa sempre teve seus seguidores. São aqueles seduzidos pelo mal, cegos pelo poder temporário nós lhes é oferecido, impossibilitados de ver a luz até que seja tarde demais.
Algumas magias são destrutivas, e isso pode gerar algumas confusões. A maioria de nós associa a destruição com o mal. Entretanto, a destruição da própria negatividade – com maus hábitos, obsessões, males e assim por diante – não é negativa. Uma vez que isto não causa mal a ninguém, pelo contrário, ajuda, é seguro dizer que é magia positiva.


Magia Natural


A magia natural é direta e objetiva. Apesar de tudo o que possa ter ouvido, a magia não é algo sobrenatural, não natural ou mesmo alienígena. Ela está em nossos próprios quintais, em nossas casas; na própria essência de nossos seres.


As forças da Natureza dão poderes à magia – e não aos demônios, “satã” ou anjos caídos.
Um dos maiores mistérios da magia é que não há mistérios. Pelo contrário, eles estão constantemente se revelando ao nosso redor. O estudo de um simples botão de rosa, de uma folha de grama ou do sopro do vento por meio das folhas de uma árvore revelará tanto quanto, senão mais, sobre a verdadeira natureza da magia do que uma centena de empoeirados tomos renascentistas.
A Natureza é o universo em si. Não apenas seus poderes, mas também suas manifestações. Algumas dessas manifestações, como os espelhos, são artificialmente produzidas, mas estão ligadas e conectadas aos poderes da Natureza por intermédio de seu simbolismo.
Em nossa era cada vez mais automatizada, muitas pessoas se encontram isoladas do planeta que sustenta e mantém nossas próprias vidas. A verdadeira dependência que temos da Terra está esquecida. Muitos estão rompendo suas conexões com a Terra. Como resultado, este é um período de grande agitação, tanto nos planos individuais como no global.
A magia da Terra pode ajudar a descobrir, trabalhar e resolver muitas das pequenas crises e problemas que nos afligem atualmente enquanto indivíduos. Certamente não é uma solução simples para os problemas do mundo, mais pode trazer ordem a nossas vidas, e isso já é um bom começo.

Segundo o pensamento da magia, o corpo humano é o “microcosmo” (pequena representação) da Terra, que seria o “macrocosmo”. A Terra é também o microcosmo do Universo. Em outras palavras, somos representações da essência do planeta e, por conseqüência, do Universo. Assim sendo, ao mudarmos a nós mesmos, mudamos a Terra e o Universo.
A magia é útil quando traz tais mudanças a nossas vidas e, dessa forma, à própria Terra.
Tais mudanças devem ser positivas. Aqui não possui nenhuma magia maligna ou negativa, pois já há muita negatividade neste mundo.
O objetivo de toda magia, trilhas ocultas e religiões místicas é a perfeição do ser. Embora isto possa não ser obtido em uma vida, é perfeitamente possível que melhoremos a nós mesmos. Este ato singular já faz com que a Terra se torne muito mais saudável.

Se praticar qualquer magia a seguir, seja ao desenhar um coração na areia, contemplar um espelho para antever o futuro, seja para atar um nó para auxiliar um amigo com problemas, tenha em mente os mais elevados aspectos de seus trabalhos. Você está melhorando o mundo e ajudando a curá-lo das terríveis mazelas que sofreu por nossas mãos.
É isso que torna o praticante da magia natural verdadeiramente divino.

15 fevereiro, 2007

Dias Mágicos, Março

Este mês tem como guardiões os silfos, elementais do ar. Quando chove muito à noite, dizem que são os silfos festejando. A chuva de março é rica em magia.
DIA 01 DE MARÇO - MATRONÁLIA


Hera, como era chamada na Grécia, ou Juno Lucina, como era conhecida em Roma, é a deusa homenageada neste festival. Como protetora da família, Hera pode ajudar a trazer alegria e felicidade para a sua. Oferece-lhe, em um vaso, um ramalhete de flores, que devem estar amarradas por uma fita amarela.
DIA 03 DE MARÇO - DIA DE AEGIR


Deus teutônico dos mares, ele tem o poder de levar embora de nossas vidas tudo o que é ruim. Escrevam em uma folha de papel virgem todos os problemas e sentimentos negativos que quer eliminar da sua vida. Faça um barquinho com o papel e coloque-o em água corrente, pedindo a Aegir que leve aquelas coisas ruins embora.
DIA 05 DE MARÇO - CELEBRAÇÃO DE ÍSIS PELOS NAVEGANTES


Os Marinheiros e navegantes do Egito costumavam pedir orientação a Ísis em suas viagens e este dia era dedicado a agradecer a ajuda dela prestada. Hoje, peça a Ísis orientação sobre algum assunto que a preocupa. Faça seu pedido acendendo um incenso de lótus ou mirra.
DIA 06 DE MARÇO - DIA DO DEUS MARTE


Outra tradição romana, este dia é dedicado a homenagear o deus da guerra e da agricultura. Acenda um incenso de patchuli diante de uma vela vermelha e uma miniatura de espada. Peça a Marte para lhe dar coragem e força para realizar suas metas. Passe a espada na chama da vela e no incenso três vezes e deixe-a entre os dois até ambos se apagarem. Se a vela queimar até o fim, carregue a espadinha com você como um poderoso amuleto de força.


DIA 07 DE MARÇO - FESTIVAL DE CAIT SITH


Segundo uma tradição galesa, de tempos em tempos Cait Sith, um gato mágico do mundo das fadas, nos vista. Deixe um pires de leite na porta para atrair a simpatia deste gatinho que lhe trará muita boa sorte.


DIA 08 DE MARÇO - SEGUNDO DIA DO FESTIVAL DE CAIT SITH
DIA 14 DE MARÇO - DIA DAS SEREIAS E SERES DO MAR


Hoje é dia de prestar uma homenagem a todos os seres encantados do mar. Se você puder estar perto do mar neste dia, ofereça às águas uma rosa branca, mentalizando amor e amizade antes de entregá-la ao oceano. Se você não puder estar perto do mar, coloque água e sal grosso numa bacia e coloque as pétalas de uma rosa branca, pedindo que renovem sua energia e tragam muito amor para sua vida.
DIA 16 DE MARÇO - FESTIVAL DE DIONÍSIO


Este é o deus greco-romano do vinho, também conhecido como Baco. Ele também domina os grãos, a fertilidade e a alegria. Hoje, reúna os amigos para uma pequena celebração a Dionísio, fazendo um brinde em honra a ele. Todos os que participarem deste alegre ritual terão como companheira de vida a alegria.


DIA 18 DE MARÇO - FESTIVAL DE ASTARTE


Essa antiga tradição da Canaã homenageia Astarte, a Rainha do Paraíso. Desperte esse antigo ritual pintando um ou mais ovos, colocando nele(s) os seus desejos. No dia seguinte, ofereça a um bom amigo e estará dando boa sorte para os dois.
DIA 20 DE MARÇO - EQUINÓCIO DE OUTONO


São oito os Sabbats celtas, sendo este um deles. É momento de refletir e meditar. Este dia representa o rapto de Perséfone por Hades e sua descida ao submundo. Simboliza nossa viagem espiritual que deve ir até a escuridão para despertar nossa luz. Carregue hoje em seu bolso sementes de romã para ajudá-la em sua jornada espiritual e preste atenção em tudo o que vir a sentir.
DIA 22 DE MARÇO - DIA DE HÉRCULES


Hércules foi um semideus que realizou muitas façanhas, algumas consideradas impossíveis. Revela hoje antigos projetos adormecidos.


DIA 24 DE MARÇO - DIA DE HEIMDALL


Vinda da mitologia germânica, esta antiga tradição lembra-nos do deus heimdall, guardião da ponte Bifrost, arco-íris que liga a Terra de Asgard, o reino dos deuses. Hoje, desenhe em um papel virgem um arco-íris, pintando-o com todas as sete cores. Escreva embaixo dele seu desejo e cole-o atrás de um espelho, deixando-o lá durante o dia inteiro. Seu desejo será assim levado por Heimdall e apreciado pelos deuses.
DIA 27 DE MARÇO - PRIMEIRO DIA DO FESTIVAL DE ATHENA


Athena é a deusa grega da Sabedoria e Poesia e neste festival os poetas e artistas são homenageados também. Durante os três dias do festival, acenda uma vela amarela e passe um cristal branco pela chama, deixando o cristal perto da vela até o terceiro dia. No último dia, você pode pegar o cristal e levá-lo consigo como um poderoso talismã que conferirá sabedoria e discernimento, além de ampliar a intuição.


DIA 28 DE MARÇO - SEGUNDO DIA DO FESTIVAL DE ATHENA
DIA 29 DE MARÇO - TERCEIRO DIA DO FESTIVAL DE ATHENA
DIA 30 DE MARÇO - FESTIVAL DE EOSTRE


Eostre era a deusa germânica da fertilidade e do renascimento. Seus símbolos eram os ovos e as lebres e de seus cultos originou-se a Páscoa. Hoje, atraia a boa sorte e fertilidade para sua casa pintando em um ovo todos os símbolos mágicos que você conhecer.

Dias Mágicos, Fevereiro

Aproveite para fazer durante este mês rituais para os quatro elementos. Note que nenhum deve se sobrepor em importância ao outro. Deve haver um equilíbrio entre eles na sua vida para que exista harmonia.
DIA 01 DE FEVEREIRO - DIA DA DEUSA BRIGID
Deusa celta da Sabedoria e da Luz, traz em si a tríplice figura da deusa: donzela, mãe e anciã. Acenta uma vela que represente a deusa e peça-lhe luz e sabedoria para exercer a bondade e a justiça a partir de agora.

DIA 02 DE FEVEREIRO - IMBOLC 
Este é o dia também chamado de Imbolc, Brigantia, Imbolg ou Candlemas e representa as primeiras agitações da Terra, as chuvas, o momento de purificação de tudo. Neste dia celebra-se o sabat celta, que simboliza os novos começos e o crescimento espiritual. Trace um círculo imaginário com seu athame (uma faca ou punhal ritual), espada, varinha ou ponta de seu dedo. "Varra" para fora todas as energias em desequilíbrio e acenda uma vela para iluminar seus caminhos.

DIA 05 DE FEVEREIRO - DIA DA FADA MADRINHA 
Essa antiga tradição de Gales, lembra-nos de homenagear nossa fada companheira. Ao amanhecer, oferte um lindo presente para sua fada madrinha, colocando na janela um arranjo de flores com a maior variedade de cores possível, além de doces e balas.

DIA 07 DE FEVEREIRO - DIA DE SELENE 
Essa deusa grega da Lua e da Magia é uma grande auxiliadora das pessoas que acreditam no poder da magia. Quando anoitecer, acenda uma vela branca diante de um espelho, na frente do seu rosto. Enquanto observa sua imagem refletida, invoque Selene e peça-lhe que abra seus caminhos.

DIA 09 DE FEVEREIRO - DIA DE KUAN YIN
Na China, Kuan Yin é muito venerada, sendo considerada a grande deusa do Oriente. Para homenagear essa deusa, enterre uma laranja num jardim e ofereça-a a ela.

DIA 12 DE FEVEREIRO - FESTIVAL DE DIANA 
A deusa romana da caça e dos bosques, está associada à Lua crescente. Hoje é um dia para pedi proteção a essa deusa e força para atingir nossas metas. Peça a alguém para esconder um objetio na casa e saia a procura. Quando encontrar, dia alto: Assim como cacei este objeto, Diana me ajudará a caçar meu objetivo que é (diga o que deseja)!

DIA 13 DE FEVEREIRO - FESTIVAL DE PARAENTÁLIA
Este é um festival em honra a Vesta, deusa romana do lar, sendo um ritual de purificação. Vista-se de branco hoje e medite alguns minutos, pedindo a Vesta que traga para seu lar harmonia, paz e amor.

DIA 14 DE FEVEREIRO - DIA DE SÃO VALENTIM 
Antigamente era comemorado neste dia o Festival de Amor de Afrodite. O Dia de São Valentim tem a mesma intenção, a de homenagear os enamorados. Toda magia amorosa tem mais poder hoje. Acenda uma vela azul para São Valentim e uma vela rosa para Afrodite. Enquanto observa as velas queimarem lado a lado peça a essas divindades para trazerem para você um amor puro e verdadeiro.

DIA 15 DE FEVEREIRO - PRIMEIRO DIA DO FESTIVAL DE LUPERCÁLIA
Na Roma antiga comemorava-se este festival de fertilidade em homenagem ao deus Pã, conhecido também como Lupercus, deus dos instintos primitivos e sensuais. Acenda um incenso de ervas, canela ou noz-moscada e relembre momentos felizes de sua vida, atraindo assim mais momentos felizes.



DIA 16 DE FEVEREIRO - SEGUNDO DIA DO FESTIVAL DE LUPERCÁLIA
DIA 17 DE FEVEREIRO - TERCEIRO DIA DO FESTIVAL DE LUPERCÁLIA

DIA 20 DE FEVEREIRO - DIA DA DEUSA TÁCITA
Deusa romana do silêncio e da virtude, Tácita protege-nos contra as forças negativas da inveja e do ódio. Acenda uma vela escura em um lugar bem silencioso e peça a Tácita que afaste de você toda inveja, fofoca, falsos amigos e más intenções.










DIA 20 DE FEVEREIRO - NOITE DE NANNY BLUE
Essa pequena fada de Gales pode trazer mensagens reveladoras e avisos importantes através dos sonhos. Durma com um carretel de linha azul ao lado da cama e chame Nanny Blue três vezes antes de se deitar.

DIA 23 DE FEVEREIRO - FESTIVAL DE TERMINÁLIA
Términus é o deus romano protetor das fronteiras e nesse festival, o chefe da família abençoava as pedras que demarcavam suas propriedades. Proteja seu lar das influências negativas colocando hoje um cristal na porta. Jogue sobre ele um pouco de sal grosso.

DIA 24 DE FEVEREIRO - DIA DAS FONTES 
As fontes, que voltam a moda hoje, sempre foram um símbolo do princípio feminino e são grandes detentoras de poder mágico. Neste dia, jogue uma moeda em uma fonte ou poço e faça um pedido!

DIA 25 DE FEVEREIRO - DIA DE NUT 
Nut é a deusa egípcia do céu, guardiã das estrelas. Nesta noite, olhe para o céu e escolha uma estrela. Fixer seu olhar e faça um pedido. Dessa forma, Nut pode ouvir seu desejo e ajudá-la (o) a realizá-lo.


DIA 27 DE FEVEREIRO - DIA DE GALLY BIRD

Originário da Irlanda, Gally Bird é um pássaro azul que vive no mundo das fadas. Hoje, ele visita nosso mundo trazendo prosperidade e boa sorte. Para atrair o pássaro azul da alegria, coloque treze grãos de milho no batente da janela.

DIA 28 DE FEVEREIRO - RITUAL DE PURIFICAÇÃO 
Fevereiro é o mês da purificação. No último dia do mês, coloque uma cabeça de alho em cada uma das janelas de sua casa para protegê-la(o) durante os meses que se aproximam.

A prática da Magia



Praticar a Magia é uma das partes mais importantes de quem quer ser uma Bruxa. A Magia pode ser simples e complexa, e desde o momento em que estamos lidando com a Arte já estamos aprendendo um pouco sobre ela.
Mesmo que você esteja apenas começando, é importante praticar. O estudo na Bruxaria é tanto teórico quanto prático e apenas a vivência poderá lhe trazer um aprofundamento maior de todas as coisas. Os rituais nos levam a uma maior conexão com a Natureza e com as divindades.
O ponto mais importante na hora de planejar um ritual é definir claramente qual o objetivo deste ritual. Você só terá êxito se souber focalizar exatamente o que quer.
Nesta seção, apresentamos um guia de sugestões práticas para você que é praticante solitário da Bruxaria.


Como planejar um ritual

Elaborei este guia básico para que use como sugestão ao elaborar seus próprios rituais, etapa por etapa. Vale lembrar que este é um modelo padrão, que você pode seguir ou não. Fique à vontade para tornar o ritual o mais apropriado possível ao que você pode fazer.

1. O objetivo do ritual
Você deve ter bem claro qual o objetivo do ritual, pois sem isso seu ritual será praticamente inútil e apenas desperdício de energia. Isto é muito importante, pois é a partir da meta de seu ritual que você poderá delimitar todas as ações que serão realizadas.

2. A escolha das divindades
Se você costuma trabalhar com um panteão específico, possivelmente já tem uma idéia de quais deuses chamará a este ritual, de acordo com o seu objetivo. Se você trabalha com vários panteões, o procedimento deve ser o mesmo. Se você não trabalha com nenhum, pode simplesmente invocar a Deusa e o Deus, de forma genérica. Uma dica importante: procure não misturar panteões em seus rituais.

3. Correspondências
Elabore todas as outras correspondências do ritual. Que tipo de incenso você vai usar, quais ervas, cores das velas, fase da Lua, dia da semana, horário do dia etc. Tudo isso você deve fazer analisando as correspondências e adequando-as ao seu objetivo.

4. Rascunho do ritual
Faça um esboço de todo o seu ritual, desde o momento em que você lança o círculo até o momento em que o ritual se encerra. Se você não sabe como fazer isso, use este guia.

5. Arrumação do altarArrume o seu altar de acordo com a ocasião, no local onde realizará o seu ritual. Coloque todos os utensílios necessários, enfeite com plantas (se achar necessário), mas procure manter tudo bastante simples. Não se esqueça de trazer itens extremamente necessários ao ritual, como fósforos e tudo o mais que você possa precisar.

6. Purificação
No dia do ritual, purifique a si mesmo e ao local onde será realizado. Você pode purificar o local através dos quatro elementos: sal (terra), água (água), incenso (ar) e vela (fogo), dizendo bênçãos de purificação e pedindo para os deuses. Cada um tem a sua forma de se purificar. Você pode fazer isso tomando um banho antes do ritual, ungir seu corpo com óleo etc.

7. Lance o círculo
O lançamento do círculo marca o início do ritual.

8. Feitiço
Se você estiver realizando um feitiço, este é o momento de executá-lo. Se for um ritual de sabbat, é neste momento em que se começa o ritual.

9. O cone de poder
Canalize e eleve a energia, direcionando-a para o seu objetivo. Caso você não saiba trabalhar com a energia de forma segura, é aconselhável que não o faça, pois brincar com as energias não é indicado.

10. Aterramento
Depois de enviar o poder, é muito importante aterrar a energia para que não lhe afete internamente. Você pode ficar nervoso, irritado, tudo por conseqüência de um não-aterramento. Por isso, quando enviar o poder, deite-se no chão com a barriga e palmas das mãos e dos pés para baixo e sinta toda a sua energia voltando para a Terra, que lhe envia novas energias também.

11. Encerramento
Agora você pode encerrar o ritual banindo o círculo e agradecendo aos deuses. Na maioria das vezes, deixe as velas e o incenso queimarem até o fim (a não ser que o seu feitiço peça outro fim com as velas, como jogar em água corrente ou enterrá-las).