27 agosto, 2006

Crenças




Há algumas diferenças fundamentais nas crenças das Bruxas Tradicionais e dos Wiccans.

É vital que qualquer estudante da Arte entenda estas diferenças, especialmente se o estudante ainda está buscando um caminho a seguir.
Como pode você saber se seu caminho é ser Wiccan ou o da Bruxaria Tradicional se você não tem nenhum conhecimento acerca das crenças associadas a eles?
Talvez seja uma boa hora para fazer um comentário sobre a Bruxa Eclética.


Todo recém-chegado à Arte muitas vezes apropria-se daquela etiqueta porque parece significar que eles podem acreditar e fazer tudo que eles querem, sem ter que aderir a qualquer crença particular ou sistema ritualístico. Isso simplesmente não é o caso.
Dizer que algo é eclético significa que está composto de elementos advindos de várias fontes. Porém, deve haver fontes para tal ecletismo na Arte.
Não significa que você pode compor seu próprio modo de fazer tudo, seu próprio modo de pensamento, e ainda chamar a isto de a Arte.
Não significa que você possa incorporar toda idéia da Nova Era, embora atraente possa parecer ao indivíduo, e então reivindicar que o que você faz é a Arte.
Uma Bruxa Eclética escolhe cuidadosamente um caminho que possui elementos de Tradições de Bruxaria diferentes, tendo a certeza que não há nenhuma contradição ou conflitos entre os elementos escolhidos, e que cada um é bem compreendido.
Existem alguns limites.
O caminho não pode ser completamente idiossincrático, mas claro ao pagão.
Alguns argumentarão contra isto, mas em minha opinião, é impossível ser simultaneamente cristão e uma Bruxa sem sacrificar componentes importantes de um ou o outro.
Conflitos entre os dois sistemas de crença são imediatamente aparentes, e alguns são impossíveis solucionar. Bruxas de qualquer Tradição não são monoteístas e nem seguem qualquer escritura revelada (torah, evangelhos, quran, livro de mórmon, etc.).
Há muitos outros elementos contraditórios, mas isso deve ser apartado para outro artigo.
É importante registrar novamente que nem a Wicca e nem a Bruxaria Tradicional é tradicional no sentido de aderir estritamente às crenças e práticas de nossos antepassados.
Semelhante a isto ou não, este é o neopaganismo, porque simplesmente não temos nenhuma escolha.


É provável que a religião dos pagãos europeus originais fosse bastante diferente, mas chegamos ao ponto onde precisamos olhar as tradições que são praticadas hoje em dia, no lugar dos "modos antigos", entretanto com referências ao passado tanto quanto possível.
A primeira, e acredito, a mais importante diferença entre Wicca e Bruxaria Tradicional é o relacionamento com Deidade ou deidades.
Wiccans adoram uma Deusa e às vezes um Deus, respeitando-os como seres supremos.
Bruxos Tradicionais não adoram nenhuma entidade como o superior a eles, entretanto eles reconhecem a existência de outras entidades.
Eles acreditam na igualdade de todos os seres no Universo, vendo-os como diferentes e separados, mas nunca como superiores ou inferiores.
Esta diferença é freqüentemente uma fonte de confusão.
Uma Bruxo Tradicional pode falar do Deus e a Deusa e normalmente se referir aos aspectos femininos e masculinos da Natureza, e enquanto veneram e respeitam Natureza, não a cultuam ou aos seus representantes.


Um Wiccan pode falar em condições semelhantes, mas rituais Wiccans tornam claro que a Deusa e o Deus são vistos como seres superiores que devem ser adorados.
Este dualismo forma a fundação básica da teologia Wiccan - os componentes femininos e masculinos necessários à energia criativa.
No entanto a Bruxaria tradicional é politeísta e animista, incorporando vários espíritos/deidades em um todo significativo.
Explicando, através de um exemplo.
Quando um Wiccan chama a Deusa e o Deus em ritual, ele/ela pretende exatamente que "a" Deusa e "o" Deus, aqueles que aparecem assim de forma destacada nas mitologias que sugerem esta crença e os rituais associados com a ela.
A Deusa é uma Deusa Tripla e pode ser chamada através de nomes diferentes em circunstâncias diferentes, mas a maioria do Wiccans acredita que estes nomes diferentes e personalidades são aspectos de uma Deusa em lugar de entidades diferentes.
Bruxas Tradicionais podem chamar a Deusa e o Deus como representantes da força criativa do Universo, não obstante, bem como normalmente invocarão outros espíritos, cada um sendo visto como uma entidade separada e igual.
Na Bruxaria Tradicional há um Mundo de Espírito ou Mundo Exterior onde estas outras entidades residem. A maioria não o vê como realmente separado deste mundo, mas sim, como uma parte que normalmente não é vista. Assim, os espíritos que são contatados durante o ritual já estão lá, mas podem ser conjurados ou podem ser evocados para facilitar a comunicação.
Este um ponto importante no que as Bruxas Tradicionais vêem na interação entre este mundo e o Mundo Exterior como constante e não completamente dependente de um ritual.
Wiccans confiam mais no ritual extático para obter contato com a Deusa e dinamizar sua espiritualidade. Há alguns que dizem que bruxaria tradicional não é uma religião, porque nenhuma deidade é cultuada. De um ponto de vista estritamente antropológico esta poderia ser uma declaração justa, uma vez que religião deva ser definida como um sistema de crenças que inclui a adoração de um ser superior ou seres.
Porém, dizer que na prática da Bruxaria existe a falta de espiritualidade é simplesmente um equivoco, ao menos entre Bruxas Modernas.
Para muitas Bruxas hoje, é o esclarecimento espiritual oferecido pela prática da Bruxaria que as leva a ela, até mesmo se a sua aproximação às deidades seja um pouco diferente daquela encontrada em outras religiões, inclusive na Wicca.

Um comentário:

CIGANA AVILIS disse...

ola! gostaia de perguntar se e possivel uma emcorporaçao com um espirito de uma bruxa?preciso o quanto antes de tua resposta. obrigada!!!!!!