03 abril, 2009

Os significados das Estrelas

Como uma luz brilha na escuridão, a estrela freqüentemente é considerada um símbolo de verdade, do espírito e de esperança.

Sua natureza noturna dirige as estrelas a representar a luta contra as forças da escuridão e o desconhecido, como sugerido pelo uso de Carl Jung do Mithraismo, dizendo - "sou uma estrela que vai contigo em brilhos para fora das profundezas". Enquanto a multiplicidade de estrelas pode ter as associações de desintegração, sua natureza fixa traz conotações de ordem e destino. A Estrela é o 17 dos Pontos da Viagem Interior e é um cartão de esperança e esotéricamente, o unir do espírito com a mediação da alma.



A Viagem Interior

Focalize sua consciência para o Céu,
o Céu Infinito,
cheio de estrelas,
a consciência que você é,
infinita,
onde se movimentam as galáxias,
a consciência infinita que você é.
Você é o espectador, não o espetáculo.
Nada pode atingir nem afetar você, nada.
Lembre-se, lembre-se,
você é consciente das suas roupas,
você não é suas roupas,
você é consciente do seu corpo físico,
você não é seu corpo físico, mas a consciência desse corpo físico.
Você não é o que você percebe,
você é a consciência que percebe.
Você é uma consciência sem limites, infinita, livre,
você é como o Céu, como esse vazio que contem as estrelas.
A consciência que você é
contem as galáxias, e os segredos das galáxias.
No céu do seu mundo interior gravitam as galáxias
e os conhecimentos do Universo.
Lembre-se, lembre-se
dum progresso que você deseja.
Com o fogo delicioso do desejo,
com o fogo alquímico do seu desejo
já você esta dando uma alma ao seu projeto.
É um fogo que vem do Infinito,
vem do Infinito que você é,
vem desse fogo de que as estrelas são feitas.
Com a facilidade natural do Infinito
já seu mundo profundo entra em movimento
para materializar o encanto,
materializar as circunstâncias,
materializar como é natural.
Da altura das Estrelas,
você olha sua vida atual,
você olha sua vida de agora,
deixando a inspiração,
deixando uma nova visão inspirar sua vida de agora.


Quase todas as religiões do mundo se utilizam de estrelas. Para representar a Quando uma estrela individual é empregada como um símbolo esotérico, seu significado depende do número e às vezes da orientação de seus pontos. Os significados de uma variedade de símbolos de estrela estão disponíveis abaixo.
O pentagrama é um símbolo poderoso de proteção e equilíbrio, mostrado aqui em sua forma elementar com o quinto elemento do Espírito tomando seu lugar adequado acima dos quatro elementos.
Desde os primórdios da humanidade, o ser humano sempre se sentiu envolto por forças superiores e trocas energéticas que nem sempre soube identificar.
Sujeito a perigos e riscos, teve a necessidade de captar forças benéficas para se proteger de seus inimigos e das vibrações maléficas. Foi em busca de imagens, objetos, e criou símbolos para poder entrar em sintonia com energias superiores e ir ao encontro de alguma forma de proteção.
Dentre estes inúmeros símbolos criados pelo homem, se destaca o pentagrama, que evoca uma simbologia múltipla, sempre fundamentada no número 5, que exprime a união dos desiguais. As cinco pontas do pentagrama põem em acordo, numa união fecunda, o 3, que significa o principio masculino, e o 2, que corresponde ao princípio feminino.

A estrela de Davi é um símbolo real, um selo de realeza representativo do reinado de davi. O nome davi em hebraico é composto de três letras na seguinte ordem: Dálet-Vav. Dálet. No hebraico antigo, a letra Dálet tinha a forma semelhante a um triângulo com vértice para cima.


O hexagrama é um símbolo potente da interação do espiritual com o mortal, de deus com a raça humana. O hexagrama é formado unindo-se o Triângulo da Água com o Triângulo do Fogo, formando a estrela de seis pontas, também conhecida como selo de salomão. Esse símbolo é uma imitação da Estrela de davi, o símbolo nacional de Israel. A diferença é que esse selo ocultista é formado por dois triângulos entrelaçados, enquanto que, na estrela de davi, um triângulo sobrepõe o outro.
Estrela de seis pontas formada por dois triângulos eqüiláteros, dos quais um está com a ponta para cima e o outro invertido, o hexagrama constitui um dos símbolos mais universais em todo o Mundo, tendo pertencido às tradições centro-americanas, hindus e à simbologia hebraica, cristã e muçulmana.
Os cabalistas judeus medievais terão eventualmente introduzido este símbolo por influência oriental embora haja uma tradição hebraica que tem o hexagrama como um dos símbolos inscritos na "Arca da Aliança". O hexagrama, como símbolo alquímico, tem o significado de álcool, a "água de fogo", dado que pelas suas características associava a junção dos dois elementos numa única substância. Os feiticeiros medievais acreditavam que o hexagrama era um símbolo protetor, como todos os desenhos de linhas entrelaçadas e sem intervalos ou intersecções por onde pudessem entrar más influências. Estes símbolos eram desenhados no chão para delimitar uma zona protegida onde os rituais eram executados. Como o hexagrama clássico tem dois triângulos que, embora entrelaçados, não comunicam entre si, os feiticeiros inventaram o hexagrama mágico, formado por uma única linha ininterrupta que liga os seis pontos do hexagrama.

A tradição hindu vê neste símbolo, que nesta cultura tem o nome de Iantra, a representação da união de Kali e Shiva, na junção dos dois triângulos, a fusão do masculino e do feminino e conseqüentemente dos elementos fogo e água. O hexagrama foi assim associado à fecundidade e à criação primordial, a união dos princípios feminino e masculino que deram origem ao Universo. Nas culturas pré-colombianas da América Central, a estrela de seis pontas estava associada ao Sol e aos seus raios benéficos de vida.



Na China, o hexagrama corresponde a símbolos completamente diferentes da "estrela de seis pontas" e estão reunidos no Livro das Mutações, ou I Ching. O hexagrama chinês é composto por variações de seis traços que podem ser contínuos ou descontínuos, representando, respectivamente, o elemento masculino Yang ou o elemento feminino Yin.

.................................

O septagrama ou estrela sete pontas é um símbolo de integração e o místico devido a seus elos com o número sete.

É associado com as sete planetas da astrologia clássica e a outros sistemas de sete, tal como o chacras do Hinduismo.


O número 7 é um número integrador, o qual representa a ordem hierárquica do pensamento místico.


Sete dias da semana, sete cores do Arco-íris e as sete notas musicais distintas em uma escala diatônica.





O octagrama ou estrela oito-pontas é um símbolo de plenitude e regeneração, e é ligado a sistemas de oito pontas tal como trigramas do I Ching, a roda pagã do ano e o "Ogdoad" do Egito antigo.





Os oitos Trigramas, base do sistema de adivinhação do I-Ching, foram criados observando as quebraduras sobre uma carapaça de tartaruga e simbolizando as oito forças primordiais do Universo. Combinadas em 64 hexagramas, representam as conseqüências da interação destas forças uma com a outra.





O nonagrama ou estrela nove-pontas é um símbolo de realização e de estabilidade, embora isto seja uma estabilidade que o assunto é mudar. Também pode ser relacionado a sistemas de nove pontas, tal como o nove kanji taoísta (centros mediúnicos) que são semelhantes ao chacras do Hinduismo.


35 comentários:

wicky disse...

obrigada pelos teus textos !!
tenho de vir outra vez para ler melhor e publicar alguns

com um beijo para ti

Robotica no Bairro disse...

Guinevere,
fiz 36 anos, tenhos dois filhos e venho sentindo que estou no caminho errado. Há alguns dias uma intuição muito forte me fez adquirir um coração de cristal que contém uma estrela de 8 pontas dentro. Já sonhei várias vezes com um templo antigo em pedra quase branca e azul pavão, eu usava roupas douradas com azul e levava uma taça com fogo, subindo uma longa escada e seguida de várias mulheres, localizei em um site a foto do templo e pertencia a Deusa Ishtar. Tenho sentido que preciso encontrar algo que deixei, sinto que perdi algo, será que pode me ajudar? Samanta/SP.

Tânia Souza disse...

Oi, parabéns pelo blog, linguagem gostosa, visual bacana e temas interessantes. Tenho um blog sobre literatura fantástica e estou publicando, nessa semana, vários textos ligados ao tema "bruxas", tanto ficção quanto não ficção, postei um ensaio, contos de temas variados, poesias, entre outros. Li seu blog e o texto é muito interessante, gostaria de publicar um trecho incial do texto e linkar para quem se interessar termine a leitura aqui. Agradeço se puder me responder. Abraços e até mais.

Rafaela elisiario disse...

poo, gostei demais do seu blog.
Peguei um texto dele, e uma imagem ... espero que não tenha problema !
*-*

Edméia Pessoto Hirata disse...

encontreu seu blog amei obrigado
estava a procura da estrela de 7 pontas
um beijo
edméia

AiLton Júnior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AiLton Júnior disse...

Vou responder a Samanta Lopes, realmente você perdeu algo, você precisa reencontrar a paz, se livre desse amuleto e procure Deus, não se deixe levar por essa influência pois você não sabe de onde ela vem, espíritos não podem se comunicar com os vivos então procure a origem do seu sonho, retire o amuleto o mantenha longe de você e descobrirá.
Ishtar é apenas mais um engano do demônio assim como a magia e bruxaria tão crescente nos dias atuais, isso é culpa de harry potter e da wicca.
http://vigiadatv.blogspot.com

Adriano Gomes de Santana disse...

E o significado da estrela de 487 pontas, qual é? XD

Anônimo disse...

Sangue de Jesus cristo tem pode , não vejam isso pessoal

Anônimo disse...

sou envangelica. mas espiritos, bruxaria..e esses negocios ai me atraem muito. não sei o q fazer, eu amo jesus e não quero abandonar isso. o q faço??? carine do rs

Anônimo disse...

LEGAL,

sou meio insaciável, gostaria de saber sobre a estrela de doze pontas....acredito que seja mais poderosa...abraço!

Anônimo disse...

Gostaria que vc me falasse sobre a estrela da manhã....Jesus!

Anônimo disse...

Adorei o blog!
Me interesso muito por assuntos relacionados a magia, ocultismo, wicca e congêneres (inclusive, tenho o Grimório Para Aprendiz de Feiticeiro, uma leitura fascinante com lições incríveis!)
Já estou seguindo o blog, aguardo ansiosamente mais posts :)

Angel disse...

Boa noite, gostaria de saber se está estrela de oito ponta é do bem? pois quero bordar uma camisa para meu esposo e no desenho quero colocar ela, mas sou evangélica e não quero fazer algo contra minha religião. Grata.

Guinevere disse...

Boa Tarde!

Nenhuma estrela por si só é do mal, se você está em dúvida pergunte ao seu pastor!

Anônimo disse...

estrelas sao lindas e fofinhas.mil beijinhos pra vcs...

aline disse...

ola ja faz alguns dias que venho observando uma estrela bem luminosa de todas ela vem me seguindo em todo o lugar que estou ela esta. vou embora e ela anda junto comigo quando chego em casa ela para enfrente a minha casa e fica porque ? o que significa ...tenho a sensaçao que ela me guia e me acompanha em tudo e inagretitavel

Guinevere disse...

Boa tarde!


Abra sua mente, talvez ela queira te mostrar algo!

Anônimo disse...

Sempre tive grande admiração pelas estelas, o numero 7 sempre foi meu numero da sorte, acredito muito nos mistérios que existem no universo, e estrela de sete pontas é surpreendente!

Anônimo disse...

Alguns comentários compensam outros é a Lei,portanto obrigado pela iniciativa e persistência haja paciência!!!Muito informativo e esclarecedor trabalho com mandals e sempre busco informações sobre os simolos que devo usar grande e fraternal abraço!Namaste

Anônimo disse...

Ola. Peço aqui a autorizacao dos administradores deste site para oferecer alguma ajuda a esta mulher chamada Samanta Lopes.
Nao quero gerar desconfortos ou inimizades, é obvio.
Mas se nao tiver problema com isso, por gentileza Samanta, envie-me um email que te encaminho a algumas respostas.
nazarko_97@hotmail.com

Anônimo disse...

E, ao Blog, meus parabéns pelo formato e conteudo. nazarko_97

Unknown disse...

Ishtar é uma Deusa antiga ainda cultuada favor respeitar as crenças dos outros antes de fazer demonizacao de tudo.
Não a culpa não é de Harry potter isso é apenas um filme.
A culpa é da sua ignorância e prepotência em achar que você é o centro da razão com sua crença e seu Deus que veio por sinal bem depois dos Deuses antigos.
Ignorância é o único demônio vindo através de suas palavras.

Unknown disse...

Ishtar é uma Deusa antiga ainda cultuada favor respeitar as crenças dos outros antes de fazer demonizacao de tudo.
Não a culpa não é de Harry potter isso é apenas um filme.
A culpa é da sua ignorância e prepotência em achar que você é o centro da razão com sua crença e seu Deus que veio por sinal bem depois dos Deuses antigos.
Ignorância é o único demônio vindo através de suas palavras.

Unknown disse...

Ishtar é uma Deusa antiga ainda cultuada favor respeitar as crenças dos outros antes de fazer demonizacao de tudo.
Não a culpa não é de Harry potter isso é apenas um filme.
A culpa é da sua ignorância e prepotência em achar que você é o centro da razão com sua crença e seu Deus que veio por sinal bem depois dos Deuses antigos.
Ignorância é o único demônio vindo através de suas palavras.

Anjo Guardião Branco disse...

Lindo texto, com maravilhosas imagens muito bem explicadas. Adorei o texto e desde já recomendo. Grato por compartilhar.

Anônimo disse...

Amei o blog! parabéns!

Para as pessoas que não acreditam.... o q. estão fazendo aqui???

Respeite para ser respeitado,
Ame para ser amado, Abra a mente para evolução...

Tudo está conectado e interligado, o universo é um só!
Tudo anda lado a lado... e... cada um segue sua direção!

Anônimo disse...

Amei o blog! parabéns!

Para as pessoas que não acreditam.... o q. estão fazendo aqui???

Respeite para ser respeitado,
Ame para ser amado, Abra a mente para evolução...

Tudo está conectado e interligado, o universo é um só!
Tudo anda lado a lado... e... cada um segue sua direção!

Anônimo disse...

Rs... A estrela da manhã ou estrela da alvorada não é Jesus.. É Samael. Se gosta e segue teu Deus.. Não pronuncie nem classifique algo em seu nome sem saber da historia. Mt paz e luz.. E procure não agradar Deus. Ele ja e soberano.. Procure seu crescimento espiritual para se igualar a ele. Deus nos criou. Pensou e criou. Logo somos Deus. Temos o poder de pensar logo imaginar e criar. Seja Deus... E faça o bem.

Unknown disse...

Olá bom dia! Hoje finalmente fiz uma tatuagem que me encantei há alguns anos atrás, procurei ler muitos antes de fazer, é uma estrela de 8 pontas, com um olho no meio, e em volta às palavras, proteja, guie, ilumine e guarde me encantei com ela! Teria algum significado específico!? Obrigada 😊

Guinevere disse...

Bom dia. Somente o fato de você ter uma ligação com já a torna especial para você. A estrela que você escolheu significa plenitude.Parabéns....

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Abandone. Não se pode servir a dois deuses.

Anônimo disse...

Ola boa tarde, nos ultimos tempos apareceu em uma tela mental um simbolo para mim, uma estrela com 12 pontas, porém queria saber mais sobre essa ��