28 abril, 2008

CABEÇA DE BRUXA SERÁ EXPOSTA COMO AVISO À POPULAÇÃO NA ÍNDIA

CABEÇA DE BRUXA SERÁ EXPOSTA COMO AVISO À POPULAÇÃO NA ÍNDIA

NOVA DÉLHI, 23 ABR (ANSA) - A cabeça decepada de uma suposta bruxa será a grande atração de uma mostra no nordeste da Índia. A "peça" inusitada, exposta em um museu no nordeste do país, também servirá de advertência à população de Jarkhand (pequeno estado do extremo leste indiano), segundo decisão da polícia local.
A região está repleta de pequenos vilarejos e tribos com tradições muito antigas, onde as práticas de bruxaria, magia e xamanismo são difusas, mesmo se parte da população tem medo das bruxas e as ataca.
Justamente a cabeça de uma dessas bruxas, assassinada há poucos dias por um grupo de pessoas, poderá ser exposta no museu. Em outro caso de suposta bruxaria, outra mulher foi morta em Calcutá na semana passada, enquanto um homem de 60 foi assassinado pelo mesmo motivo, também no norte da Índia.

fonte: Ansa

Polícia prende bruxos que 'roubam' pênis na África

Treze pessoas foram presas na República Democrática do Congo acusadas de bruxaria.Supostas vítimas disseram que, após serem tocadas, seu pênis diminuiu´.

A polícia da República Democrática do Congo (antigo Zaire) prendeu 13 supostos bruxos acusados de usar magia negra para diminuir e "roubar" pênis de homens da região, após uma onda de pânico e tentativas de linchamento, informou a agência de notícias Reuters nesta terça-feira (22).

Notícias da famosa bruxaria da diminuição do pênis são famosas no oeste da África, onde crenças tradicionais se mantém vivas e rituais como o de matanças para obter sangue ainda são praticados. De acordo com a Reuters, os rumores dos "ladrões de pênis" começaram a circular na semana passada em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo. Programas de rádio começaram a alertar os ouvintes sobre os riscos de se viajar de táxi com pessoas que usam muitos anéis de ouro. Supostas vítimas, 14 delas também foram presas pela polícia, disseram que os bruxos simplesmente tocaram em seus órgãos sexuais para fazer o pênis diminuir ou "desaparecer", numa tentativa de extorquir dinheiro com a promessa de cura. A polícia prendeu uos supostos bruxos e suas vítimas numa tentativa de evitar o que aconteceu em Ghana há dez anos, quando 12 suspeitos de praticar magia negra foram linchados pela população. O chefe da polícia de Kinshasa, Jean-Dieudonne Oleko, disse à Reuters que os acusados apanham da população. "Fico tentado a dizer que é uma brincadeira. Mas quando você diz para as pessoas que seus pênis ainda estão lá eles dizem que ficou menor ou que eles ficaram impotentes."

Fonte: G1

13 abril, 2008

Declaração sobre a eliminação de todas as formas de intolerância e discriminação fundadas na Religião ou nas Convicções


Declaração sobre a eliminação de todas as
formas de intolerância e discriminação fundadas
na religião ou nas convicções

Proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas a 25 de novembro de 1981 - Resolução 36/55.

A Assembléia Geral,
Considerando que um dos princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas é o da dignidade e o da igualdade próprias de todos os seres humanos, e que todos os estados membros se comprometeram em tomar todas as medidas conjuntas e separadamente, em cooperação com a Organização das Nações Unidas, para promover e estimular o respeito universal e efetivo dos direitos humanos e as liberdades fundamentais de todos, sem distinção de raça, sexo, idioma ou religião.
Considerando que na Declaração Universal de Direitos Humanos e nos Pactos internacionais de direitos humanos são proclamados os princípios de não discriminação e de igualdade diante da lei e o direito à liberdade de pensamento, de consciência, de religião ou de convicções.
Considerando que o desprezo e a violação dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, em particular o direito a liberdade de pensamento, de consciência, de religião ou de qualquer convicção, causaram direta ou indiretamente guerras e grandes sofrimentos à humanidade, especialmente nos casos em que sirvam de meio de intromissão estrangeira nos assuntos internos de outros Estados e são o mesmo que instigar o ódio entre os povos e as nações.
Considerando que a religião ou as convicções, para quem as profere, constituem um dos elementos fundamentais em sua concepção de vida e que, portanto, a liberdade de religião ou de convicções deve ser integralmente respeitada e garantida.
Considerando que é essencial promover a compreensão, a tolerância e o respeito nas questões relacionadas com a liberdade de religião e de convicções e assegurar que não seja aceito o uso da religião ou das convicções com fins incompatíveis com os da Carta, com outros instrumentos pertinentes das Nações Unidas e com os propósitos e princípios da presente Declaração.
Convencida de que a liberdade de religião ou de convicções deve contribuir também na realização dos objetivos da paz mundial, justiça social e amizade entre os povos e à eliminação das ideologias ou práticas do colonialismo e da discriminação racial.
Tomando nota com satisfação de que, com os auspícios das Nações Unidas e dos organismos especializados, foram aprovadas várias convenções, e de que algumas delas já entraram em vigor, para a eliminação de diversas formas de discriminação.
Preocupada com as manifestações de intolerância e pela existência de discriminação nas esferas da religião ou das convicções que ainda existem em alguns lugares do mundo.
Decidida a adotar todas as medidas necessárias para a rápida eliminação de tal intolerância em todas as suas formas e manifestações e para prevenir e combater a discriminação pôr motivos de religião ou de convicções.
Proclama a presente Declaração sobre a eliminação de todas as formas de intolerância e discriminação fundadas na religião ou nas convicções:

Artigo 1

1. Toda pessoa tem o direito de liberdade de pensamento, de consciência e de religião. Este direito inclui a liberdade de Ter uma religião ou qualquer convicção a sua escolha, assim como a liberdade de manifestar sua religião ou suas convicções individuais ou coletivamente, tanto em público como em privado, mediante o culto, a observância, a prática e o ensino.
2. Ninguém será objeto de coação capaz de limitar a sua liberdade de Ter uma religião ou convicções de sua escolha.
3. A liberdade de manifestar a própria religião ou as próprias convicções estará sujeita unicamente às limitações prescritas na lei e que sejam necessárias para proteger a segurança, a ordem, a saúde ou a moral pública ou os direitos e liberdades fundamentais dos demais.

Artigo 2

1. Ninguém será objeto de discriminação por motivos de religião ou convicções por parte de nenhum estado, instituição, grupo de pessoas ou particulares.
2. Aos efeitos da presente declaração, entende-se por " intolerância e discriminação baseadas na religião ou nas convicções" toda a distinção, exclusão, restrição ou preferência fundada na religião ou nas convicções e cujo fim ou efeito seja a abolição ou o fim do reconhecimento, o gozo e o exercício em igualdade dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

Artigo 3

A discriminação entre os seres humanos por motivos de religião ou de convicções constitui uma ofensa à dignidade humana e uma negação dos princípios da Carta das Nações Unidas, e deve ser condenada como uma violação dos direitos humanos e das liberdades fundamentais proclamados na Declaração Universal de Direitos Humanos e enunciados detalhadamente nos Pactos internacionais de direitos humanos, e como um obstáculo para as relações amistosas e pacíficas entre as nações.

Artigo 4

1. Todos os estados adotarão medidas eficazes para prevenir e eliminar toda discriminação por motivos de religião ou convicções no reconhecimento, o exercício e o gozo dos direitos humanos e das liberdades fundamentais em todas as esferas da vida civil, econômica, política, social e cultural.
2. Todos os Estados farão todos os esforços necessários para promulgar ou derrogar leis, segundo seja o caso, a fim de proibir toda discriminação deste tipo e por tomar as medidas adequadas para combater a intolerância por motivos ou convicções na matéria.

Artigo 5

1. Os pais, ou no caso os tutores legais de uma criança terão o direito de organizar sua vida familiar conforme sua religião ou suas convicções e devem levar em conta a educação moral em que acreditem e queiram educar suas crianças.
2. Toda criança gozará o direito de ter acesso a educação em matéria de religião ou convicções conforme seus desejos ou, no caso, seus tutores legais, e não lhes será obrigado a instrução em uma religião ou convicções contra o desejo de seus pais ou tutores legais, servindo de princípio essencial o interesse superior da criança.
3. A criança estará protegida de qualquer forma de discriminação por motivos de religião ou convicções. Ela será educada em um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universal, respeito à liberdade de religião ou de convicções dos demais e em plena consciência de que sua energia e seus talentos devem dedicar-se ao serviço da humanidade.
4. Quando uma criança não esteja sob a tutela se seus pais nem de seus tutores legais, serão levadas em consideração os desejos expressos por eles ou qualquer outra prova que se tenha obtido de seus desejos em matéria de religião ou de convicções, servindo de princípio orientador o interesse superior da criança.
5. A prática da religião ou convicções em que se educa uma criança não deverá prejudicar sua saúde física ou mental nem seu desenvolvimento integral levando em conta o parágrafo 3 do artigo 1 da presente Declaração.

Artigo 6

Conforme o artigo 1 da presente Declaração e sem prejuízo do disposto no parágrafo 3 do artigo 1, o direito à liberdade de pensamento, de consciência, de religião ou de convicções compreenderá especialmente as seguintes liberdades:
a) A de praticar o culto e o de celebrar reuniões sobre a religião ou as convicções, e de fundar e manter lugares para esses fins;
b) A de fundar e manter instituições de beneficência ou humanitárias adequadas;
c) A de confeccionar, adquirir e utilizar em quantidade suficiente os artigos e materiais necessários para os ritos e costumes de uma religião ou convicção;
d) A de escrever, publicar e difundir publicações pertinentes a essas esferas;
e) A de ensinar a religião ou as convicções em lugares aptos para esses fins;
f) A de solicitar e receber contribuições voluntárias financeiras e de outro tipo de particulares e instituições;
g) A de capacitar, nomear, eleger e designar por sucessão os dirigentes que correspondam segundo as necessidades e normas de qualquer religião ou convicção;
h) A de observar dias de descanso e de comemorar festividades e cerimônias de acordo com os preceitos de uma religião ou convicção;
i) A de estabelecer e manter comunicações com indivíduos e comunidades sobre questões de religião ou convicções no âmbito nacional ou internacional.

Artigo 7

Os direitos e liberdades enunciados na presente Declaração serão concedidos na legislação nacional de modo tal que todos possam desfrutar deles na prática.

Artigo 8

Nada do que está disposto na presente declaração será entendido de forma que restrinja ou derrogue algum dos direitos definidos na Declaração Universal de Direitos Humanos e nos Pactos internacionais de direitos humanos.

Ritual macabro: Albinos são vítimas de superstição na Tanzânia

Ser albino na Tanzânia pode custar a vida, já que nos últimos meses dezenas deles foram assassinados e partes de seus corpos acabam em um macabro contrabando alimentado pela superstição.
Este é um tenebroso costume na Tanzânia, onde idosas também são assassinadas supostamente por serem bruxas e, além disso, existe o contrabando de pele humana.
A falta de pigmentação na pele dos albinos é um estigma em muitos países da África. Freqüentemente, são acusados de bruxaria e sofrem o repúdio de suas comunidades e de seus familiares.
Mas, na Tanzânia, ser albino não tem relação com suspeitas de bruxaria, mas sim com algo mais grave.
"Os assassinos buscam partes de seus corpos", como dedos, órgãos sexuais, línguas e cabelos, afirma o chefe da Polícia, Said Mwena.
Na Tanzânia, país com cerca de 39 milhões de habitantes, estima-se que há em torno de 270 mil albinos. Desde o fim de março deste ano, 15 deles foram assassinados e mutilados.
Segundo Mwena, além dos crimes já confirmados, há outros dois albinos com paradeiro desconhecido.
O assassinato de albinos é um crime associado à mineração, uma atividade de muita importância na Tanzânia, onde há grandes jazidas de diamantes, esmeraldas, rubis e safiras. O país também é o terceiro maior produtor de ouro do continente africano, depois da África do Sul e de Gana.
Acredita-se que as jazidas são o mercado habitual para o contrabando de órgãos de albinos, e as autoridades acreditam que os mineradores de pequena escala são os principais compradores.
Tudo porque, segundo certas superstições, os pedaços de corpos dos albinos dão boa sorte, seja para escapar de morrer nas jazidas ou para encontrar as melhores pedras.
O presidente da Associação de Albinos da Tanzânia, Ernest Kimanya, pediu ao Governo o fim dos brutais assassinatos e a elaboração de um censo deste grupo de pessoas.
"Somos vulneráveis e extremamente carentes de segurança", diz Kimanya.
A região onde foram registrados os últimos casos - nas povoações ribeirinhas do Lago Vitória - também é testemunha de um longo massacre que se desenvolve há várias décadas e que faz outras vítimas: as idosas suspeitas de bruxaria.
Estima-se que a média anual fique em torno de 100 assassinatos, e até agora as autoridades acham que desde os anos 70 mais de 3 mil idosas foram mortas a sangue frio, em crimes cometidos com lanças, facas ou machados.
O perverso ritual inclui a queima das casas das vítimas. Os assassinos recebem como recompensa uma ou duas vacas, entregues pelos líderes comunais por seu "bom trabalho", segundo as autoridades. Em outras ocasiões, a recompensa é em dinheiro - cerca de US$ 100.
Estes crimes vêm sendo registrados em comunidades isoladas da região noroeste do país, situada cerca de mil quilômetros da principal cidade da Tanzânia, Dar es-Salam.
Porém, simultaneamente, surgiu no sudoeste do país um comércio macabro de pele humana - agora praticamente extinto -, que vai além das fronteiras nacionais, buscando mercados na Zâmbia, em Malauí ou na República Democrática do Congo.
Os sociólogos e as autoridades não sabem com certeza o que movimentava este contrabando, mas se surpreendem com o dinheiro que gera, pois um pedaço de pele humana pode chegar até a US$ 400, um valor alto para um país onde a maioria da população sobrevive com menos de US$ 1 ao dia.
As autoridades conseguiram controlar este comércio macabro no final de 2005, mas até então dezenas de pessoas foram mortas e tiveram sua pele arrancada. Três supostos autores destes crimes estão presos.
Em suas operações, a Polícia apreendeu várias peles humanas, que foram levadas para uma delegacia, sob custódia, e expostas publicamente.

10 abril, 2008

HORÓSCOPO INDÍGENA DO BRASIL


VEADO / JANEIRO

As pessoas nascidas sob o signo de veado, portanto no mês de Janeiro, são regidas pelo elemento fogo, ligado ao sol, donde o segredo da sua
força, do seu império, da sua vontade de querer mandar e dirigir. Normalmente são mandonas. Todavia possuem o lado manso, representado pelo veado, aliás, um veado branco com olhos de fogo, o branco da paz e o vermelho da guerra. É um signo ligado à maternidade. Possui mansidão interrompida por ímpetos de revolta.
Pode predominar o fogo, que tudo queima, muitas vezes representado pela língua.
Pode predominar a mansidão, que tudo controla, pelo silêncio, nunca pela humildade. O ideal é o equilíbrio entre a mansidão do veado e a força do fogo, que vai resultar na nobreza da alma. Devem ser dominados os extremos de força e fraqueza, portanto o primeiro pode resultar em antipatia, solidão, remorso, repulsa da parte dos outros. O segundo extremo da fraqueza, pode resultar em baixeza, desprezo da parte dos outros. Só o equilíbrio entre o elemento fogo e a natureza mansa do veado dará a personalidade ideal do nativo de Janeiro.

MACACO / FEVEREIRO

A pessoa nascida sob o signo de macaco, portanto no mês de Fevereiro, é regida pelo elemento terra, ligado ao sol, que é seu astro regente, e tem como símbolo de seu elemento um macaco gigantesco cavalgando em cima de um porco imenso. Dois símbolos da terra, macaco e porco. Só que, como indicam os símbolos, a luta do princípio superior sobre o inferior deve ser uma constante na vida das pessoa desse signo, uma vez que o macaco, aqui, simboliza a mente, e o porco simboliza o corpo e os sentidos físicos. Deve o nativo deste signo voltar à alma para os sentidos espirituais. Deve ligar-se às arvores, às florestas, às montanhas, ao verde, à natureza em geral, defendendo o meio ambiente contra os ataques do mundo moderno. Deve igualmente evitar a tensão, o nervoso, que parece ser uma característica dos nascidos em fevereiro. Bem como deve evitar a rudeza, a brutalidade, para se fazer fino pelo sol, que é a sua casa astral. Está entre o céu e a terra. O elemento terra ligado ao sol (pai e filho harmonizados) pode produzir uma personalidade espiritual bastante elevada, pois denota os pés no chão e a cabeça no céu, favorecendo ao equilíbrio. Já as pessoas de Veado são regidas pelo elemento fogo e têm como elemento regente igualmente o fogo, ou o sol, donde querem estar sempre com a verdade e acham que são sempre as melhores.

BOTO / MARÇO

As pessoas nascidas sob o signo de Boto ou Peixe, portanto no mês de março, estão regidas pelo elemento água, que é o elemento natural do boto Uauira. Mas ligado ao sol. Uauira é auxiliar de Guaraci. As pessoas de Boto possuem grande atração pelo mar, ao lado de uma ânsia infinita de terem o pé em terra firme, ficando muitas vezes frustradas, o que pode levá-las a afundarem em todos os negócios. Caracterizam-se por não terem o pé no chão. Costumam guardar segredos no fundo da alma, representada pela água e sofrem com eles. Possuem muita inteligência e inspiração, amam o sol, as alturas espirituais, a nobreza da ética e da moral, mas quase sempre afundam quando esticam a mão para alcançarem seus ideais. Na mesma hora em que estão dentro de um negócio, estão fora. Possuem grande capacidade, mas falta-lhes a terra firme, os pés no chão, donde ocorre que sempre fazem boa sociedade com pessoas regidas pela casa astral terra ou pelo elemento terra.

COBRA / ABRIL

A pessoa nascida sob o signo de Boitatá, ou cobra do grande fogo, portanto no mês de Abril, é regida pelo elemento ar e possui como astro regente o sol, ou fogo solar, ou sabedoria, o poder mental. A própria cobra é símbolo da sabedoria. É combinação de fogo e ar sem nenhum outro elemento de
equilíbrio capaz de moderar a personalidade abstrata das pessoas nascidas no mês de abril. São pessoas inspiradas e amantes da improvisação. São mágicas. Amam o verde, a terra, a natureza, e possuem na própria linha filosófica, muitas vezes apenas latente na alma, o critério de não gostarem de incêndios, brigas, confusões, explosões emocionais, o que constitui o grande segredo de como andar pelo fogo sem se queimar. Mas os incêndios da maledicência, da fofoca, das tempestades da emoção desequilibrada, são um fogaréu constante à sua volta e podem cair neles e se queimar. Enquanto os nativos de Boto têm uma tendência pela passividade e não devem abusar do elemento água, nem nas amizades, as pessoas de Cobra são elétricas, até nervosas em contraste com a passividade de boto, mas são fortes, dinâmicas, incandescentes, equilibradas, sábias.
MENINO / MAIO

As pessoas nascidas sob o signo de menino, ou Saci, portanto no mês de Maio, são regidas pelo elemento terra e possuem a lua como casa astral.
Pertencem à Mãe Divina, a Deusa Jaci, também ligada ao elemento água. Comumente são pessoas acriançadas, brincalhonas, meio irresponsáveis, costumam brincar com a vida e não olham muito para o futuro, entregues que ficam à passividade oriunda do aspecto aquático da lua. Normalmente, são terra-a-terra e não querem compreender muita coisa nem mergulhar fundo nos problemas. Cabeça na lua, pé na terra e coração na água, este último aspecto representando aventuras, viagens, mudanças. Eis as características dos nativos de menino: a cabeça busca a lua, o sonho, o ideal. Os pés buscam a terra, a firmeza, a riqueza material. E o coração busca a água, a aventura, o desconhecido. A união equilibrada e responsável disso tudo pode produzir um gênio iluminado, uma grande alma. O desequilíbrio desses três pontos produz um gênio irritadiço, uma pessoa mal humorada e indomável, anti-social, baixo-astral. Menino é tempo quente.

PAPAGAIO / JUNHO

As pessoas nascidas sob o signo de Urutau ou papagaio, o boca de fogo, o que fala palavras que queimam, portanto no mês de Junho, são regidas pelo elemento ar e possuem como astro regente à lua, a Deusa Jaci, a Mãe Divina, também ligada ao elemento água. São pessoas que amam a noite, gostam do mistério, do ocultismo e da verdadeira religião. Possuem no coração uma atração muito grande pelo mistério, resultante do elemento ar, que também é símbolo do espírito. Silenciosas e realizadoras, exercem grande atração e influência no meio onde vivem. A combinação de ar e lua, ou água, no nativo de Papagaio, pode gerar a busca excessiva do invisível, tanto no que concerne a buscar o mundo oculto, como, em relação aos bens materiais, correr atrás de nada, vindo a se entregar a uma passividade geral, a um nada agir. Urutau é a ave do fogo e este elemento normalmente socorre o nativo dele. Do mesmo modo que o elemento fogo, representado no barrete vermelho do Saci, dá um equilíbrio maior aos nativos de menino, aliás, no fogo está a origem de seus sucessos, como no barrete vermelho, segundo a lenda, está a origem dos poderes mágicos do Saci. Viagens e mudanças constantes fazem parte da vida do urutauano, pois Urutau, a ave invisível da noite, aquele que age enquanto os outros dormem, pode alcançar grandes progressos e adiantamentos espirituais, morais e materiais.
SERPENTE / JULHO

As pessoas nascidas sob o signo de Boiúna, a serpente negra aquática, portanto no mês de Julho, são regidas pelo elemento água e pertencem à casa astral lua, possuindo uma personalidade ativa capaz de intimidar as pessoas que com elas convivem. Explosivas, tempestuosas, querendo vencer pelo grito, são inconstantes no temperamento. Normalmente imperam no lar e nos ambientes onde convivem. A falta dos elementos fogo e terra nos nativos de Boiúna, caracteriza um traço de frieza e de passividade na formação psíquica das pessoas nascidas no mês de Julho. São extremamente teatrais. Devem ligar-se a pessoas e coisas portadoras de fogo e terra, a fim de alcançarem o equilíbrio. Em todo caso, a serpente negra dos rios e mares pode ser interpretada como luz absoluta, de forma que o elemento fogo torna-se uma possibilidade no perfil astrológico das pessoas nascidas em Julho, vindo a caracterizar uma grande personalidade e uma pessoa de grande espírito e liderança.

PASSARINHO / AGOSTO

As pessoas nascidas sob o signo de Passarinho, portanto no mês de Agosto, são regidas e influenciadas pelo elemento fogo, embora tenham a lua como casa astral. Normalmente as pessoas que têm a lua na casa astral são dadas a algum ramo da atividade artística, pois a lua é a casa da criatividade, assim como o sol é a casa da sabedoria. Os nativos de agosto estão principalmente ligados à música, porquanto a divindade protetora deste signo, a ave Uirapuru, símbolo do espírito, aliás, uma ave de cor fogosa, representando o elemento fogo, assobia ou canta a música mais linda e muito difícil de se ouvir. Cuja música difícil de se ouvir está relacionada, e profundamente, com a personalidade original da pessoa deste signo, sempre fogosa, sempre disposta a andar e acreditar nas coisas, donde o fato de atrair a atenção, a admiração, à simpatia, e até mesmo a inveja, de todas as pessoas que a rodeiam. Normalmente, pensam diferentes e são espirituosas e inteligentes. São simples. Por serem aves raras e difíceis de expressão, comumente vivem na solidão. São seres alados ou pássaros humanos. Trazem, porém, no interior, o fogo da atividade. Possuem a cabeça na Lua. São sonhadoras. A água, ligada a Lua, propicia-lhes o veículo para andar e viver. Necessitam de terra e de ar para se completarem. Acreditam na fraternidade e no amor.

SEREIA / SETEMBRO


As pessoas nascidas sob o signo de Sereia, portanto no mês de Setembro, são regidas pelo elemento água. Pertencem à casa astral da terra, esta ligada à terceira pessoa da trindade tupi, o Deus do Amor e da Reprodução, o grande Rudá. Coiré era a grande serpente que descia da lua cheia e entrava na alma das pessoas para despertar lá dentro a saudade de Tupã, o Deus Infinito, mantendo assim a devoção e o estado de alma voltado para a beleza. A combinação de terra na casa astral e água no elemento regente produz uma característica geral de equilíbrio nas pessoas de setembro, para as quais o sonho de um grande amor é algo muito importante. São pessoas amorosas, sonhadoras, religiosas, de grande compreensão. Têm o poder de despertar no ambiente onde vivem, se o ambiente for propício e equilibrado, uma consciência elevada.


Normalmente simpáticas gostam de se dedicar ao lar e deixam sempre um pouco de saudade nos amigos e conhecidos. São presas ao passado, tanto assim que cultuam pra sempre as coisas e lembranças boas, assim como amaldiçoam eternamente as más lembranças, porquanto uma de suas principais características é a boa memória e a devoção ligada a ela, podendo relembrar hoje com a mesma emoção um acontecimento ocorrido há muitos anos passados.


Representam a força do amor terreno, da dedicação e da fidelidade.
FADA / OUTUBRO

Nascidas sob o signo de Caititi ou Fada, no mês de Outubro, as pessoas são regidas pelo elemento terra e pertencem à casa astral da terra que é representativa do Deus do Amor e da Fecundidade. Normalmente são pessoas terra-a-terra, de grande força magnética física, porém nas quais predomina o amor puro pelo semelhante, o amor desinteressado, a caridade. A lua nova dá imaginação aos nativos do signo em pauta, todavia o elemento terra não deixa a pessoa voar muito alto. Signo feminino, propiciando o amor ao belo, portanto às artes e à natureza em geral, bem como dá uma marcante inspiração e uma noção de senso de justiça nascido da observação do equilíbrio que impera na natureza.
Pureza de coração, alma nobre, sinceridade - tais predicados predominam na vida das pessoas de Caititi, tanto no amor quanto nos negócios. Pessoas de devoção pela natureza e por tudo o que vive.

DRAGÃO / NOVEMBRO


Nascida sob o signo de Boiarara ou dragão, em Novembro, a pessoa é regida pelo elemento fogo e possui como astro regente o planeta terra, de cuja característica ou combinação surge uma personalidade fogosa e terrena.
Algumas vezes, dependendo da predominância ligada ao dia e ao ano do nascimento, bem como da hora, há uma predominação da força física, terrena, ligada a casa astral. Outras vezes, dependendo de outros fatores, predomina a força emocional, psíquica, ligada ao elemento fogo, sendo que do equilíbrio entre o astro regente e o elemento do mês deveras nasce o equilíbrio de uma criatura com os pés no chão e a mente guiada pelo coração, isto é, uma criatura bastante emocional, mas de sentimentos voltados para o corpo, para as coisas do dia-a-dia. Pouca imaginação. Mas se predominar excepcionalmente o elemento água ligado à Lua minguante, pode surgir uma personalidade bastante imaginativa, voltada para negócios e assuntos terrenos. Se predominar o elemento ar da serpente alada, isto é, do dragão celeste, aí caracterizar-se-á uma personalidade bastante espiritual e forte, inspirada e profunda, capaz de renunciar a tudo.
CEGONHA / DEZEMBRO

Nascida sob o signo de Guanumbi ou Cegonha, em Dezembro, a pessoa é regida pelo elemento ar e possui como astro regente o planeta terra, de cuja combinação: ar - ligado ao espírito, imaginação, idealismo, e terra - evocando força física, paixão, sentimento, surge uma característica na verdade redunda em superioridade e até em sacrifício pelo ideal, porquanto Guanumbi,
divindade protetora deste signo, tem como função receber as almas recém desencarnadas e despertá-las das ilusões do plano astral em que entram depois da morte, conduzindo-as para o plano da realidade e do descanso espiritual.
Trata-se, portanto de uma função de sacrifício em prol do bem de seus irmãos. Todavia a característica citada dependerá da combinação do ascendente, obtido pelo dia do nascimento.


São pessoas atraentes, conscientes e conhecedoras das coisas boas e que buscam em cada coisa o que há de melhor. Assim como o beija-flor, símbolo deste signo, vai de flor em flor tirando o mel, assim as pessoas de Guanumbi vão tirando proveito de todas as oportunidades que se lhe apresentam.