26 janeiro, 2008

SÍMBOLOS MÁGICOS


Os símbolos mágicos são o coração da espiritualidade. Eles são gráficos, que condensam uma informação em comum. O símbolo quando percebido pelos sentidos, evoca o eco de uma experiência. Quanto mais profunda e mais significante a experiência, mais poderoso é o símbolo. Ele pode tomar a forma de uma imagem, um som, uma palavra, uma ação, um objeto, tudo o que tem uma existência física, concreta no mundo. É importante notar a fisicalidade dos símbolos. Idéias e conceitos podem surgir através de símbolos, mas não podem ser chamadas de símbolos por si só.
A experiência evocada através do símbolo pode ficar somente na memória daquele que experiência a situação e ter um significado puramente pessoal. Ou pode ser verbalizado e transmitido, se tornando propriedade de muitos, possuindo significado espiritual para indivíduos de acordo com o entendimento de cada um.
Um símbolo possui poder, tanto pessoal quanto histórico. Pessoal pela virtude de suas habilidades em evocar profundos sentimentos em uma pessoa e histórico por permitir que muitos o interpretem. Em ambos os casos, o símbolo físico é a experiência original, a mensagem esclarecedora e direta, a mais profunda e compelidora voz. Através dos tempos o símbolo pode sofrer alterações em seus significados, pois quanto mais remota e inacessível é a mensagem pertencente a um símbolo, mas mutável e misterioso é seu entendimento. Qualquer símbolo faz parte dos processos da vida que são mutáveis e inevitáveis.
Os símbolos precisam ser entendidos e interpretados. Eles geralmente trazem consigo um pouco da energia do renascimento, pois são veículos de uma compreensão posterior, mesmo quando não estamos mais trabalhando especificamente com eles. Um exemplo disso ocorre no mundo oculto que utiliza largamente símbolos reconstituídos. Hoje eles são utilizados em modernas agendas que carregam pouca ou nenhuma relação com a experiência original que deu nascimento a tais símbolos, provando assim que existe algo, muito além do nosso entendimento, que chama o homem a fazer uso de seus símbolos novamente.
Para a magia fazer da experiência do símbolo uma verdade, não importa se ele é velho ou novo, pois em ambos os casos ele é investido com a verdade experimental. A natureza tem o poder de conversar diretamente com a alma. Exatamente por este motivo uma centelha de reconhecimento irá passar através de alguém quando este se estender entre as pedras de um templo em ruínas ou quando tocar em algum manuscrito de eras longínquas e esquecidas. Nenhum símbolo pode nascer ou permanecer vivo sem esta centelha de contato entre um ser vivo e o universo vivo. Nenhuma construção intelectual, nenhuma antiga fórmula pode existir sem isso.
Por isso a construção de novos símbolos re-expressam constantemente verdades perenes que são constantemente esquecidas. O símbolo é um progresso da criação que dá a magia outra interpretação simbólica de vitalidade e poder.
Simbologia, como feitiços, são muito individuais e pessoais. No entanto, existem muitos símbolos em comum usados na Bruxaria. Símbolos quando carregados com nossa vontade e desejo, podem se tornar um talismã poderoso. Os símbolos mais comuns utilizados estão listados aqui, mas é necessário salientar que os símbolos mais poderosos são aqueles relevantes ao seu usuário.






Claudiney Pietro

16 janeiro, 2008

Aprovado uso de símbolos wicca em lápides de veteranos



WASHINGTON – Para chegar a um acordo em um processo, o departamento de Assuntos de Veteranos concordou em adicionar o pentagrama wicca em uma lista de símbolos religiosos aprovados que irão ser gravados nas lápides dos veteranos. O acordo, que foi alcançado nesta sexta-feira, foi anunciado segunda-feira pela organização Americanos Unidos pela Separação da Igreja e Estado, que representou os queixosos no caso.



Embora tenha muitas formas, wicca é um tipo de crença pré-cristã que reverencia a natureza e seus ciclos. Seu símbolo, um pentagrama, é uma estrela de cinco pontas dentro de um círculo.
Até agora, o departamento de Assuntos de Veteranos aprovou 38 símbolos que indicam a fé dos oficiais falecidos em serviço nos memoriais. Normalmente demora alguns meses para uma petição feita por um grupo de fé ganhe a aprovação do departamento, mas os esforços em nome do símbolo wicca demoraram quase 10 anos e um processo, disse Richard B. Katskee, diretor legal da Americanos Unidos.
O grupo atribuiu o atraso à descriminação religiosa. Muitos americanos não consideram wicca como uma religião, ou tem a idéia errada de que os seguidores são adoradores do diabo.
“As famílias wicca que representamos não estavam pedindo por um tratamento especial”, disse o reverendo Barry W. Lynn, diretor executivo da Americanos Unidos, em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira. “Eles queriam exatamente o mesmo tratamento que dezenas de outras religiões já receberam do departamento, um reconhecimento que suas crenças espirituais estavam junto com a de todos os outros”.
Um porta-voz do departamento, Matt Burns, confirmou que o departamento “irá adicionar o pentagrama à sua lista de símbolos aprovados de crenças que serão marcados nas lápides fornecidas pelo governo. O governo fez o acordo para o interesse das famílias envolvidas e para poupar os pagadores de impostos de maiores litígios”.
Existem 1.800 wiccas nas forças armadas, de acordo com a pesquisa do Pentágono citada no processo, e eles mencionaram sua fé em livros oficiais para os capelães militares e anotaram em suas correntes de identificação.
Ao menos 11 famílias serão afetadas imediatamente pela decisão do departamento, comentou o reverendo Selena Fox, ministro do Circle Sanctuary, uma igreja wicca em Wisconsin.
Ao revisar as 30 mil páginas de documentos do departamento, a Americanos Unidos disse que achou e-mails e memorandos se referindo à comentários negativos do presidente Bush sobre wicca em uma entrevista feita em 1999 pelo “Good Morning América”. “Eu não acredito que bruxaria seja uma religião”, Bush disse na época, segundo a transcrição.



06 janeiro, 2008

Quem são as Bruxas hoje em dia? O que elas fazem e onde se escondem?


Quem são as Bruxas hoje em dia? 
O que elas fazem e onde se escondem?
Não, elas não se escondem.
Quando as pessoas ouvem a palavra Bruxa, logo se lembram daquela velha imagem da senhora verde com nariz grande e uma verruga, mexendo em um caldeirão.


Sinceramente: alguém acredita mesmo que um ser assim possa ter existido?

As Bruxas são pessoas normais, como você.
Trabalham, têm filhos, obrigações, dívidas, problemas financeiros e amorosos. Antigamente, quando as bruxas eram perseguidas, é óbvio que elas viviam escondidas, para evitar a morte.
Hoje em dia, ainda há o preconceito com relação às bruxas, mas é muito menor do que antigamente.
Isso se dá principalmente pelo fato de as bruxas irem a público se defender das mais freqüentes acusações, como as de fazer pactos com o demônio ou comer criancinhas.
Pura superstição popular.
As pessoas costumam temer o que não conhecem bem, e é isso o que acontece com relação à Bruxaria.
O que as Bruxas NÃO fazem:


- Bruxas não fazem pacto com o diabo.
- Bruxas não reverenciam, adoram ou celebram a entidade conhecida como diabo ou satã.
- Bruxas não usam fetos abortados em rituais.
- Bruxas não renunciam ao Deus cristão, apenas acreditam em outra forma de divindade.
- Bruxas não são sexualmente anticonvencionais.
- Bruxas não fazem uso de drogas rituais.
- Bruxas não forçam ninguém a fazer algo que não queiram.
- Bruxas não querem converter o mundo para a sua religião.
- Bruxas não profanam igrejas.
- Bruxas não realizam "missas negras".
- Bruxas não cometem crimes em nome de sua religião.
- Bruxas não comem criancinhas.
- Bruxas não voam em vassouras.
- Bruxas não são verdes.
- Bruxas não acreditam que sexo seja pecado.
- Bruxas não realizam orgias rituais, pois o sexo é visto como sagrado.


O que as Bruxas fazem:


- Plantam ervas em seu quintal para fins curativos e culinários.
- Conversam e se comunicam com as plantas e animais.
- Celebram a virada das estações do ano.
- Celebram as fases da Lua.
- Relacionam a sua menstruação às fases lunares.
- Honram todos os alimentos, de carnes a vegetais.
- Têm seu corpo como sagrado.
- Sexo por amor e por prazer, por ser algo natural.
- Bruxas acreditam em reencarnação.
- Bruxas honram deuses e deusas.
- Bruxas respeitam todos os seres vivos em igual importância.
- Bruxas repudiam o proselitismo.
- Bruxas servem a Terra.
- Bruxas repudiam qualquer forma de preconceito.
- Bruxas são cidadãs.


Rumo ao futuro


"Bruxaria é coisa do passado". 
Você já ouviu essa frase?
Provavelmente sim.
Diariamente, nós lidamos com situações que nos fazem pensar o que será do Paganismo daqui a diante.
E há perspectivas boas e ruins.


- As pessoas estão cada vez mais desenvolvendo uma consciência ecológica e de preservação do planeta. Sabem que a Terra não é uma fonte de riquezas inesgotáveis e que precisamos cuidar dela para que não seja destruída de uma vez. Assim, cada vez mais novas ONGs (Organizações Não-Governamentais) são criadas e apoiadas por voluntários numa busca desenfreada pela preservação da Natureza. Esse tipo de conscientização está cada vez mais aumentando.


- Estamos vivendo um momento onde todos estão buscando uma nova conscientização e aperfeiçoamento interior. A palavra-chave é EQUILÍBRIO. Religiões orientais e técnicas como o Feng Shui são popularizadas, visando uma harmonia global. Da mesma forma, a Wicca e o paganismo, ligados a Terra, aparecem como uma "nova" alternativa.


- O despertar de uma espiritualidade maior nos remete aos conceitos de Mãe-Terra e Mãe-Natureza - o resgate do sagrado feminino. Tal resgate também auxilia o movimento de respeito à mulher em todo o planeta. A existência das tradições diânicas são um bom exemplo disso. Assim, a humanidade tende a se tornar mais sensível e preocupada com tudo ao seu redor.


- O preconceito com a Bruxaria está cada vez mais diminuindo.. No mundo todo, pessoas se intitulam "bruxas" e são aceitas com maior facilidade em locais públicos. Não há mais o perigo latente de perseguições e mortes, apesar de haver ainda muito preconceito religioso. No entanto, tal preconceito está sendo cada vez mais visto com repúdio e tende a desaparecer.
Alguns acreditam que o Paganismo ter se popularizado não foi algo tão bom assim, pois existe muita deturpação. Mas acredito que, se quem realmente vive o paganismo de modo sério, saber fazer a sua parte, não haverá maiores problemas.