26 novembro, 2008

Escola obrigada a retirar crucifixo da parede

Escola obrigada a retirar crucifixo da parede
A polêmica sobre a exibição de símbolos religiosos nas escolas públicas chegou a Espanha.



Pela primeira vez um juiz ordenou a retirada de um crucifixo da sala de aula de um estabelecimento público. O magistrado respondeu assim à queixa de uma associação local de defesa da escola laica apoiando-se sobre a Constituição espanhola.


A ministra da Educação exortada a pronunciar-se sobre a decisão do tribunal administrativo de Valladolid disse que “a sentença reflete o que está escrito na Constituição espanhola e o carácter laico do Estado”.


Apesar da Constituição de 1978 garantir o caráter laico do Estado e das suas instituições os símbolos católicos continuam muito presentes em Espanha, 30 anos depois do fim da ditadura que elevou o catolicismo à religião do Estado.


Em defesa da posição da igreja neste caso o arcebispo de Sevilha comenta que “não se deve tentar apagar os símbolos mas ajudar as pessoas a respeitá-los seja a religião que for”.


Em 2006 um caso semelhante fez polêmica em Jean no sul do país mas os responsáveis regionais anteciparam à justiça e ordenaram a retirada do crucifixo da parede.
fonte: euronews

2 comentários:

Raquel disse...

oi, vim divulgar o nosso blog, espero k gostes, embora tenhamos começado hoje! bjs

Jaqueline Sales disse...

Creio que a retirada ou não desse crucifixo é tão sem importancia para os alunos quanto para a educação deles. O ideal seria que pudessemos conviver com as diferenças e, se possível, pudessemos vê-las e deixa-las lá.

BeijUivooooooooooooossssssss da Loba