26 janeiro, 2007

Nome Mágico


Com certeza você já deve ter se perguntado do porque os pagãos se dão nomes e, também, dão nomes para seus instrumentos. Fazemos isso, não por um simples capricho. Há um porque disso. O nome ou simplesmente o “mote” traz consigo uma vibração que ajuda o Pagão a se conectar com as energias daquele nome.

Por exemplo, se antes de se adotar um nome, fizer o estudo numerológico dele, você poderá pesquisar e adotar o nome que carrega a força de determinado número que necessita ou quer. Agora, se não quiser ter muito trabalho com cálculos, você pode adotar um nome de uma Deidade a qual você admira. Desta forma, você poderá receber algumas das características da Deidade. Escolhida, atente-se para o fato, de que, se o método da numerologia você teria o trabalho de fazer cálculos, neste último você terá que pesquisar a fundo tal Deidade para evitar excesso ou possível falta de algo. Ou ainda, adotar um simples nome que indica diretamente a característica que quer. Mais adiante listarei algumas sugestões de nomes com seus respectivos significados. E por último, poderá criar um nome sem se ater com os aspectos numerológicos, característicos de determinada Deidade. Neste caso, você poderá fazer, através de suas próprias atitudes com que ele se torne um nome de poder.

É importante ter em mente que além do nome escolhido trazer as características que você deseja, você e ele devem estar em harmonização perfeita. Não se batize perante os Deuses com um nome pelo simples fato de ter sido usado por um grande Deus. Sinta se ele realmente combina com você. Este nome ficará "anotado" para sempre.

Outra coisa importante, o nome é um caminho para você ficar mais íntimo com a Deusa e com o Deus. Sem dúvida, escolher o próprio nome mágico é uma tarefa difícil, porém excitante. E nunca se esqueça...As palavras trazem consigo PODER...O nome é uma palavra e, portanto, você carregará este poder para sempre.

Depois de Ter encontrado seu nome mágico, você deve fazer um ritual (escrito por você) para se apresentar perante os Deuses (Deusa e Deus). Neste ritual, você deverá queimar um bom incenso, velas claras e uma música suave ou até mesmo dançante. Celebre este ritual criado por você como se fosse uma festa, o que o é, visto que você está nascendo dentro da casa da Deusa e do Deus. A partir do momento em que você gritar para Eles e para os 4 ventos o seu nome, você nasce para uma nova vida.

Após se apresentar para a Deusa e para o Deus, dê graças a Eles e peça que eles te reconheçam pelo nome dado. Após o pedido, pare em silêncio e faça uma viagem interior. Deixe sua imaginação levar o ritual. Se quiser lhe dê um presente. Terminado seu ritual, se desejar, faça uma reunião com seus amigos para comemorar seu nascimento.





O Poder do Nome


Quando nascemos é nos dado um nome. Durante nossa infância, adolescência muitas vezes somos apelidados por nossos amigos. Quando começamos a namorar ou quando casamos somos apelidados por nosso cônjuge e ainda, quando casamos muitas vezes mudamos de nome colocando ou tirando nossos sobrenomes, aí quando há um divorcio no meio do caminho, mudamos tudo novamente, voltando a acrescentar ou retirando o nome de nosso cônjuge. Quando decidimos nos tornar pagãos...Mais um nome. E se não bastasse este monte de nomes que recebemos, trocamos, tiramos ou colocamos, passamos a nomear nossos instrumentos, nosso covens e por aí vai.

Algumas pessoas explicam que estes montes de nomes não são por acaso. Indicam nossa evolução durante nossa vida. Outros ainda afirmam que os nomes representam nosso desenvolvimento durante o tempo de nosso aprendizado nesta vida.

Se forem verdadeiras tais afirmações, não sei, porém uma coisa é certa, se nosso nome é exaustivamente pensado para ser escolhido, torna-se uma ferramenta importante para acelerar nossa evolução espiritual e a compreensão de nós mesmos. Quando fixamos nossos pés no caminho espiritual, a partir desse momento começamos a mudar. Trilhar por este novo caminho envolve uma série enorme e transformações físicas, psíquicas e espirituais. E o nosso nome influi neste processo. É o nosso nome que, também, serve de ferramenta mágica para nos fazer viajar em nossos caminhos individuais.

Um simples nome pode ser símbolo de pura inspiração ou pode ser a causa de nossas vitórias ou fracassos. Este mesmo nome simples pode nos associar com poderes elementares e nos presentear com muita energia em nossas vidas, mas também pode servir de chave para uma completa desolação.

Eles podem enfatizar aonde nós vamos, o que somos e o que esperamos ser. Pode fazer nos sentir fracos, poderosos, sábios, inocentes ou arrogantes. Não existem limites ao que um simples nome pode trazer a nossa vida.




Procurando por um Nome

Você pode procurar por seu nome ideal através da projeção astral, da meditação e outros métodos. Para facilitar esse processo, o indicado é que se tranque a sete chaves em um aposento ou local tranqüilo e tenha a certeza que não será incomodado, seja por telefone, visitas inesperadas, etc. Pense: "Eu estou procurando o nome que completa, que me renova. Quero o nome que me dê sabedoria, paz... aquele que me eleve perante os Deuses. Aquele que traga a transformação que necessito (ou crie sua própria frase).

Em estado meditativo, visualize a importância de ter um nome que se enquadra dentro do que você procura. Fique aberto para ser levado para qualquer ponto do passado, para rituais, para ser surpreendido por qualquer fato. Preste atenção para escutar coisas que podem ser sussurradas para você. Não desanime se não conseguir seu nome nesta primeira tentativa. Tudo tem seu tempo certo para acontecer.

Na mesma noite em que saiu a procura de seu nome seguindo a dica acima, preste atenção em seus sonhos.

Ritual para apresentar seu Nome

Monte seu altar. Se o seu nome tiver um símbolo que o represente, coloque-o no altar. Por exemplo, se seu nome for águia selvagem, você pode colocar no altar uma pena para simbolizar seu nome. No mesmo altar, deixe a mão papel (pergaminho de preferência), uma caneta e um espelho. Deixe à mão, também, velas, incenso, água mineral e sal marinho, e se preferir, um instrumento musical que tenha preferência, ou um cd com a música que desejar. Abra seu círculo, chame os quadrantes convide as Deidades e diga o seguinte:

“ Eu (diga o antigo nome) uso este nome pela última vez. Eu cresci, eu mudei. Eu evolui para a pessoa que se apresenta perante vocês neste momento. Já não sou mais... E já não tenho mais laços com este antigo nome que morreu na hora em que eu renasci “.

Vá até o altar e escreva seu novo nome no papel. Passe o papel pela fumaça do incenso dizendo:

“ Que (seu novo nome) seja consagrado pelos poderes do AR. Que o Ar me dê à força do intelecto, a claridade da visão a pureza do amanhecer no primeiro instante em que eu tiver da nova vida “.
Segure o papel sobre a vela (cuidado para não pegar fogo)

“ Que (seu novo nome) seja consagrado pelos poderes do Fogo. Que o Fogo me dê determinação, força e a energia existente em suas faíscas, durante toda a minha nova vida “.

Borrife sobre o papel a água e diga:

“ Que (seu novo nome) seja consagrado pelos poderes da Água. Que a água me dê a suave intuição, a profunda compreensão e a consciência dos mais profundos mistérios durante toda esta nova vida que nasce “.
Enterre o papel no sal marinho dizendo:

“ Que (seu novo nome) seja consagrado pelos poderes da Terra. Que a Terra me dê força e solidez, que me conecte com as energias da Mãe. Que me presenteie com uma consciência nova livre do temor das noites escuras “.

No caldeirão, queime o papel dizendo em voz bem firme:

“ Eu sou (nome novo)! Ar, Fogo, Água e Terra, confirmo meu nome com orgulho. Eu sou.............! Eu sou ....................! Eu sou ...................!”

Dirija-se para cada ponto cardeal e diga:

“ Norte Eu sou ................... Que o senhor me conheça a partir de agora!

Sul, eu sou ................... Que o senhor me conheça a partir de agora!

Leste, Eu sou ................... Que o senhor me conheça a partir de agora!

Oeste, eu sou ................... Que o senhor me conheça a partir de agora “!


Fique diante do altar e invoque pela Deusa e invoque o Deus

Amada Deusa (repetir para o Deus), peço que abençoe, a nova criança que se apresenta diante de vós. Que abençoe meus passos daqui por diante, pois, a partir de agora sou seu filho. Que só terá boca para pronunciar seu Nome. Só terá olhos para ver o brilho de vós. Me abençoe Mãe. Me abençoe Pai. A partir deste momento eu sou .................!

Feito isto, perca um tempo meditando no que acabou de fazer. Escute sua música, se olhe no espelho e repita seu nome. Encerre o ritual de modo habitual.

Sugestão de Nomes

GREGO 
Althea: Cura
Amarantha: Imortal
Ariadne: a Filha de sol Deus
Atena: Deusa de Sabedoria
Damra: Suavidade
Demeter/Demetra: Deusa da Colheita
Irene: Deusa de Paz
Pandora: Todo Talentoso
Trina: Pureza
Xena: Lugar Distante
Adonis: Mocidade
Aeneus: Elogio Merecedor
Alexander: Grande Protetor
Ambrose: Imortal
Apolo: Varonil
Aristóteles: O Melhor
Artemus: São e salvo
Damian/Damon/Daymond: Constante
Jason: O Curandeiro
Orion: O Caçador
Sebastian: Majestoso
Xanthus: Cabelos dourados


LATIM
Amanda: Merecedora de Grande Amor
Outono: Queda
Bellona: Deusa de Guerra
Diana: Deusa da Caça
Lena: a Sedutora
Luna: Lua
Mônica: Conselheira
Terra: Deusa da Terra
Vênus: Deusa de Amor
Alban: Puro de Coração
Ardan/Arden/Ardin: Ígneo
Foster: o Guardião dos Bosques
Grifo: Besta Mítica
Max/Maxim/Maximillian: mais do que Excelente
Romulus: o Fundador Mítico de Roma
Rex: o Rei
Sylvanus: Deus das Florestas

CELTA

Aislin: Sonho
Betha: Vida
Bonnie: Bonito
Brianna: O Forte e Poderoso
Duvessa: Beleza negra
Edana: Pouco Fogo
Edwina: o Amigo Próspero
Enid: O Espírito ou Alma
Guinevere/Gweneth: a Senhora Branca ou Justa
Kelly: o Guerreiro Feminino
Shannon: Pequeno Sábio
Ula: Jóia do Mar
Ahern: Deus dos Cavalos
Arthur: Nobre
Carlin: Pequeno Campeão
Cathal: Grande Guerreiro
Cullen: Bonito
Dallan/Dallas: Sábio
Donnovan: o Guerreiro negro
Duncan: Escuridão
Edan: Ígneo
Evan/Ewan/Ewen: o Guerreiro Jovem
Grady: Nobre
Kearney: Vitorioso
Murrough: o Guerreiro do Mar


INGLÊS
Audrey: Força para Superar
Brook: Perto do Fluxo
Eadwine: Valioso Amigo
Edlyn: Nobre
Ella: a Mulher Bonita
Kendra: a Mulher Instruída
Leigh: Do Prado
Megan: Forte ou Capaz
Willa: O Desejado
Alden/Aldin/Aldis: Velho Amigo
Garwin: o Camarada no Campo de batalha
Kenway: Tipo negrito na Batalha
Taliesin: Sobrancelha Brilhante


VÁRIOS
Aditi: Deusa
Ambika: Deusa de Poder e Destruição
Amma: Deusa de Mãe
Anala: Fogo
Ganesha: Deus da Sorte e da Sabedoria
Indra: Deusa do Poder
Manda: Deus do Oculto
Haimi {havaiano}: O Investigador
Kala {havaiano}: a Princesa
Kalevi {finlandês}: o Herói
Prisca {francês}: O Ancião
Haldis: Espírito de Pedra
Ramona: sábio
Velda: Grande Sabedoria
Alaric/Alarick: Regra
Aldrich: Regra Sábia
Arvin: o Amigo das Pessoas
Axel: o Pai da Paz
Derwin: o Amigo dos Animais
Dustin: o Lutador Valente
Garner: o Guerreiro Guardião
Humphrey: o Homem de Paz
Tate: Alegre
Warren: o Defensor
Aponi: Borboleta
Awenasa: Minha Casa
Enola:
Gaho: a Mãe
Kachina: o Dançarino Sagrado
Mascha: Coruja
Miakoda: Poder da Lua
Nahimana: Místico
Onatah: Filha da Terra
Satinka: o Dançarino Mágico
Tadewi: Vento
Taima: Trovão
Tuwa: Terra
Wakanda: Poder Mágico Interno

Guia de Incensos



Alecrim: Traz saúde e sucesso nos negócios, acalma.
Alfazema: Acalma, limpa a ambiente.
Almíscar: Afrodisíaco, traz sensualidade e atração.
Amor Perfeito: Purifica, estudo, amor, elevação das vibrações.
Angélica: Fortifica a espiritualidade.
Anis: Para despertar o amor interno.
Anúbis: Para desperta a força.
Arruda: Proteção, limpa ambiente carregados.
Bálsamo: Acalma e equilibra a energia.
Bálsamo Rosa: Acalma, purifica, estudo, amor, elevação das vibrações, psíquicos.
Benjoim: Aumenta a espiritualidade, exorcismo.
Camomila: Acalma, purifica, psíquico.
Canela: Estimulante; atraem prosperidade, bens matérias, equilíbrio mental.
Cânfora: Acalma, limpa ambiente carregados, desenvolvimento psíquico.
Cedro: Purifica, para despertar orças, psíquico.
Côco: Estimula o bem estar.
Cravo: Excitante, afrodisíaco, expulsar forças negativas, e expectorante.
Cravo-da-Índia: Purifica, para despertar força, espiritualidade, sensualidade e atração.
Dama-da-Noite: Ideal para encontros amorosos.
Egípcio: Purifica, amor.
Erva-Doce: Poderoso calmante.
Espiritual: Purifica, para despertar forças e espiritualidade.
Eucalipto: Purifica.
Eternum: Estudo, espiritualidade, elevação das vibrações, psíquicas.
Flôr-do-Campo: Equilíbrio emocional.
Flôr-de-Pitanga: Incentiva a criatividade.
Flôr-da-Índia(Kewda): Purifica as vias respiratórias.
Floral: Afasta os sentimentos negativos.
Heliotrópio: Amor.
Jasmim: Afrodisíaco, atrai paixão, melhora o humor, espiritualidade, elevação das vibrações, psíquico.
Kamarc: Para despertar força.
Lavanda: Harmonia, paz e equilíbrio.
Lótus: Estudo, elevação das vibrações.
Maçã-Rosada: Acalma.
Madeira: Energia positiva, amor, elevação das vibrações.
Madeira Oriental: Sensualidade e atração.
Mirra: Traz saúde e sucesso nos negócios, oferenda aos Deuses, boa sorte, acalma, purifica, espiritualidade, psíquico.
Mirra Quefren: Para despertar força.
Musk: Cria um ambiente de sensualidade.
Nós Moscada: Diminui a ansiedade.
Néfer: Amor, sensualidade e atração.
Nefetes: Amor.
Ópio: Favorece a determinação, elevação das vibrações, estudo e psíquico, alucinógeno.
Ópio Rosa: Sensualidade e atuação.
Orquídea: Afrodisíaco.
Orquídea Azul: Psíquico.
Patchuli: Desperta a alegria, clarividência, sensualidade, atração, para despertar força.
Papoula: Psíquico.
Quefren: Elevação das vibrações e psíquico.
Rosa: Purifica, estudo, espiritualidade, amor, elevação das vibrações, psíquicas.
Rosa Branca: Purifica os sentimentos, acalma.
Rosa Musgo: Rejuvenesce, embeleza e amacia a pele.
Rosa Real: Útil na defesa da casa.
Rosário: Acalma, amor, elevação das vibrações.
Romanus: Para despertar força e psíquico.
Sândalo: Acalma, purifica, estudo, espiritualidade, amor, elevação das vibrações, sensualidade e atração, favorece a meditação e a intuição; equilíbrio mental.
Verbena: Atrai sorte.
Vetvert: Ativa a sensualidade, comando.
Violeta: Desperta autoconfiança, afrodisíaca.
Templum: Estudo, espiritualidade, elevações das vibrações, psíquicas.
Ylang Ylang: Ativa a sensualidade, poderoso afrodisíaco.


11 janeiro, 2007

Diário Mágico



Em nossa casa, assim como em nosso corpo e nossa alma, precisamos sempre saber o que fazer e como fazê-lo. Por isso nossa primeira tarefa é nos conhecermos a nós mesmos. Todo sistema iniciático, de qualquer tipo, sempre impõe essa condição. Sem o autoconhecimento não existe a escalada verdadeira.
Adote um diário mágico e tome nota de todas as facetas negativas de sua alma. Esse diário deve ser de uso exclusivo e não deve ser mostrado e ninguém; é um assim chamado livro de controle, só seu. No autocontrole de seus defeitos, hábitos, paixões, impulsos e outros traços desagradáveis de caráter, você deve ser rígido e duro consigo mesmo.
Não seja condescendente consigo próprio, não tente embelezar nenhum de seus defeitos e deficiências.
Medite e reflita sobre si mesmo, desloque-se a diversas situações do passado para lembrar como você se comportou aqui ou ali, quais os defeitos e deficiências que surgiram nessa ou naquela situação.
Tome nota de todas as suas fraquezas, nas suas nuances e variações mais sutis. Quanto mais você descobrir, tanto melhor. Nada deve permanecer oculto ou velado, quer sejam defeitos e fraqueza mais evidentes ou mais sutis.
Aprendizes especialmente dotados conseguiram descobrir centenas de defeitos nos matizes mais tênues; dispunham de uma boa capacidade de meditação e de penetração profunda na própria alma. Lave a sua alma até que se purifique, dê uma boa varrida em todo seu lixo.
Essa auto-análise é um dos trabalhos mágicos prévios mais importantes.

Muitos sistemas ocultam negligenciam-no, e por isso também têm pouco sucesso.
Esse trabalho prévio na alma é a coisa mais importante para o equilíbrio mágico, pois sem ele não há possibilidade de uma escalada regular nessa evolução. Devemos dedicar alguns minutos de nosso tempo, na parte de manhã e também à noitinha, ao exercício de nossa autocrítica. Dedique-lhe também algum instante livre de seu dia; use esse tempo para refletir intensamente se ainda há alguns defeitos escondidos, e ao descobri-los coloque imediatamente no papel, para que nenhum deles fique esquecido. Sempre que topar com algum defeito, "Não hesite, anote-o imediatamente!".
Caso você não consiga descobrir todos seus defeitos em uma semana, prossiga por mais uma semana com essas pesquisas até que seu assim chamado "registro de pecados" esteja definitivamente esquematizado.
Depois de conseguir isso em uma ou duas semanas passe para o exercício seguinte.
Através de uma reflexão precisa, tente atribuir cada um dos defeitos a um dos quatro elementos. Arranje uma rubrica, em seu diário, para cada um dos elementos, e anote abaixo dela os defeitos correspondentes. Coloque aqueles defeitos sobre os quais você tiver alguma dúvida, sob a rubrica "indiferente".
No decorrer do trabalho de desenvolvimento, você terá condições de determinar o elemento correspondente a cada um dos defeitos.
Assim por exemplo, você atribuirá ao elemento fogo os seguintes defeitos: irritação, ódio, ciúmes, vingança, ira.

Ai elemento ar atribuirá a leviandade, a fanfarronice, a supervalorização do ego, a bisbilhotice, o esbanjamento; ao elemento água, a indiferença, o fleomatismo, a frieza de sentimentos, a transigência, a negligência, a timidez, a teimosia, a inconstância.
Ao elemento terra atribuirá a susceptibilidade, a preguiça, à falta de consciência, à lentidão, à melancolia, à falta de regularidade.
Na semana, reflita sobre cada umas das rubricas e divida-a em três grupos. No primeiro grupo coloque os defeitos mais evidentes, que o influenciam com mais força, e que surgem já na primeira oportunidade, ou ao menos estímulo. No segundo grupo coloque aqueles defeitos que surgem mais raramente e com menos força.

E no terceiro, na ultima coluna, coloque finalmente aqueles defeitos que chegam à expressão só de vez em quando e em menor escala. Isso deve ser feito desse modo também com todas as outras rubricas de elementos, inclusive com os defeitos indiferentes. Trabalhe sempre escrupulosamente, e você verá que vale a pena!
É exatamente desse modo que devemos proceder com as características boas de nossa alma. Elas também deverão o ser classificadas sob as respectivas rubricas dos elementos; e não se esqueça das três colunas.

Assim por exemplo, você atribuirá ao elemento fogo a atividade, o entusiasmo, a determinação, a ousadia, a coragem. Ao elemento ar atribuirá o esforço, a alegria, a agilidade, a bondade, o prazer, o otimismo, e ao elemento água: a sensatez, a sobriedade, a fervosidade, a compaixão, a serenidade, o perdão, a ternura. Finalmente, ao elemento terra: atribuirá a atenção, a perseverança, a escrupulosidade, a sistematização, a pontualidade, o senso de responsabilidade.
Através desse trabalho você obterá dois espelhos astrais da alma, um negro com as características anímicas ruins, e um branco com os traços bons e nobres do seu caráter. Esse dois espelhos mágico devem ser considerados dois autênticos espelhos ocultos, e fora o proprietário, ninguém tem o direito de olhar para eles. Caso lhe ocorra, ao longo do seu trabalho de evolução, mais uma ou outra característica boa ou ruim, ele ainda poderá incluí-la sob a rubrica correspondente.

Esses dois espelhos mágicos dão ao mago a possibilidade de reconhecer, com bastante precisão, qual dos elementos é o predominante em seu caso, no espelho branco ou negro. Esse reconhecimento é necessário para se alcançar o equilíbrio mágico.
The Book of Shadows

O Livro das Sombras é, essencialmente, o diário de um Bruxo, um diário mágico.


A origem desse Livro, remonta ao tempo das perseguições. Proibidas de compartilhar oralmente seus conhecimentos, as (os) Bruxas (os) da Idade Média, escreviam seus conhecimentos e feitiços, em um Livro que ficava escondido, por isso o termo "das Sombras", pela menção de que o Livro deveria ficar oculto a qualquer preço, sob seu dono ter contra si, provas incontestáveis de Bruxaria. Na Idade Média, esses Livros continham essencialmente Poções, Feitiços, Encantamentos, Filtros, enfim, operações de magia não trazendo nada sobre a pessoa que o escreveu, além de talvez, seu Nome Mágico, por motivos que você pode imaginar.


Todas as tradições de ordem iniciática cobram de seus alunos a existência de um diário onde sejam anotados todos os procedimentos mágicos, fatos interessantes do dia-a-dia, aprimoramentos e coisas pertinentes à disciplina mágica.


Na tradição Wicca, esses dois aspectos foram fundidos num só recurso que recebe basicamente dois nomes, ou é chamado de Grimoire que quer dizer Livro de Encantamentos como na Idade Média, ou Livro das Sombras (Book of Shadows - Box) como o Livro que Gardner escreveu e que é usado nas tradições Gardneriana e Alexandrina.


Um Livro das Sombras funciona como um Grande Diário. Nele o aprendiz e mesmo o (a) Bruxo (a) experiente anota os fatos de sua vida, referentes direta ou indiretamente com a Bruxaria, copia rituais, relata acontecimentos, escreve feitiços ou mesmo poesias. Ele serve como um Grande Avaliador do desenvolvimento mágico. Olhando as primeiras páginas, um Bruxo, pode avaliar a quanto evoluiu no estudo e prática da Arte, comparar suas opiniões atuais com as que tinham na época e assim fazer um grande balanço da sua vida na Magia.


Além disso, o hábito de escrever no seu Livro das Sombras, lhe traz a prática de um aspecto muito favorável - A DISCIPLINA -.
Essa disciplina na qual você se obriga a escrever seja todo dia, seja 3 vezes por semana, ou seja, apenas quando acontecer algo relevante lhe confere um campo favorável no avanço do Treinamento Mágico, na medida que você tem, (por vontade própria, lembre-se) de escrever, você acaba tendo que fazer alguma coisa, assim o Livro funciona. Como catalisador do processo de treinamento.
Se você pretende seguir o Caminho da Bruxaria, não deixe para depois a confecção do seu Box, ele pode ser um instrumento valiosíssimo no futuro. Não faça como algumas pessoas, que só agora estão organizando o seu, e têm que se lembrarem de quase tudo o que aconteceu desde que começaram a se interessar pela Bruxaria, assim sendo, muita coisa pode ter sido esquecida, a ordem dos acontecimentos fica comprometida, e algumas coisas sutis do dia-a-dia, são sepultadas definitivamente no esquecimento...
Você pode começar, escrevendo um pequeno texto, explicando a você mesmo, o porque do seu interesse pela Bruxaria... Talvez, um dia, após você ter morrido, ou quando ficar com mais idade, alguém poderá ler o seu Livro e se interessar pelo assunto.


1 - Você pode separar o seu Box em 3 seções, ou mesmo ter 3 Livros. Um Grimoire, onde você anotará só os Feitiços e Exercícios, outro com Poemas e anotações pessoais, do dia-a-dia, que efetivamente corresponderá ao seu Livro das Sombras, e outro ainda, com conhecimento de Herbalismo, Cristal-terapia, Incenso-terapia, e assim por diante. Fica mais fácil de você ir direto ao que deseja consultar ou lembrar. Além disso, você fará um Compêndio de conhecimento sobre magia, na medida que terá à sua disposição um material confiável de consulta, avaliado por você mesmo, e condizente com o seu modo de fazer as coisas, ou seja, personalizado.


2 - Tradicionalmente, não se permite, que ninguém que não seja da Arte, toque no seu Livro, mas permite que outros Bruxos (as) leiam as partes que você autorizar, ou mesmo que copiem Encantos e Feitiços, para o seu próprio Box, mas, no entanto o Livro não pode ser emprestado. Ele é materialmente e intimamente seu, e de mais ninguém. Pessoas que passam mesmas experiências podem descrevê-las de diversas formas, o que é natural e saudável.


3 - Outro motivo para não deixar qualquer pessoa ler o seu Livro, é que ele reflete todo o nosso Mundo Mágico, o Mundo da Bruxaria, e algumas coisas podem chocar as pessoas incautas, ou mesmo fazer com que você caia em descrédito junto à comunidade ou a seus familiares, prejudicando a sua vida “normal”.


4 - Tradicionalmente, o Livro deveria ser um caderno normal, preto, escrito a mão e com folhas numeradas. Mas pode ser uma agenda, um fichário, o importante é que você o faça.


5 - Alguns acham que ele deve ser escrito à mão, assim a energia do Livro seria mais trabalhada enquanto Livro Mágico, no entanto isso deve ficar a seu critério.


6 - Disciplina é liberdade!

10 janeiro, 2007

Energia dos Cristais



Cada cristal tem vários níveis de energia. Basicamente, seu nível mais interior - o núcleo - mantém sua integridade apesar das energias desarmônicas. Já os níveis secundários são relativamente sensíveis ao meio ambiente energético e, à medida que as energias estáticas se acumulam nestes níveis, podem bloquear a emissão energética do cristal. De forma geral, a força áurica de um cristal repelirá um percentual significativo de energia negativa. São as energias fortes e constantes que mais afetam o cristal. Assim sendo, quando estiver sentindo raiva, frustração, tristeza, ou quando ocorreu alguma briga ou discussão no local em que estão dispostos, não se afaste de seu cristal; mas assim que ele tiver cumprido com a sua missão de aliviar este sentimento, trate dele com carinho limpando-o e energizando-o. Lembre-se que ao adquirir um cristal antes de qualquer coisa devemos limpá-lo.




Métodos de Limpeza:
Pegue uma bacia de vidro ou de plástico (não pode ser de alumínio), coloque água e sal grosso, (deixando os cristais submersos por 24 horas ou mais ou menos).
Separe os cristais a serem limpos, deixe-os exposto à chuva forte, (desta maneira eles descarregarão as energias negativas para a terra).
Ascenda um incenso de seu gosto e assopre a fumaça em direção aos cristais. Faça este processo 3 vezes.
Métodos de Energização:

a) Para quem mora perto de um rio ou riacho, é uma ótima opção, deixar a água da correnteza cair sobre os cristais.
b) Deixe os cristais expostos à luz solar, no mínimo por seis horas, ou deixe exposto à luz lunar, ficando a noite inteira.
c) Pegue um ou dois cristais de cada vez. Segure-os na mão, deixando a água da torneira cobrir os cristais, imaginando uma luz dourada penetrando no cristal. Permaneça com os cristais na água por 2 minutos ou mais.
d) Enterre os cristais e deixe-(os por 24 horas) Deixe os cristais perto de uma Drusa (Quartzo transparente com várias pontas).

Normalmente, tudo aquilo que pode energizar o ser humano, também energiza o cristal: Sol/Lua; pirâmides (de preferência de cobre); arco-íris; tempestades.
Alguns cristais não devem ficar muito tempo exposto à luz solar, são os casos da Ametista, do Quartzo Rosa, Quarto Verde e outros, pois as luzes do sol os fazem perder sua tonalidade. Uma outra forma de energizar seria deixar o cristal exposto à luz do luar, ou exposto a tempestades, de preferência aquelas com relâmpagos e trovões.
Métodos de Programação

Depois de limpo e energizado, os cristais podem ser programados para determinados fins, para isso, olhe fixamente para o cristal e mentalmente peça a ele que realize uma tarefa específica, lembre-se que você deve estar em um ambiente calmo e tranqüilo. A programação de um cristal nada mais é que a introdução de uma imagem energética na estrutura do cristal para que ele processe estas imagens e devolva ao seu emissor. Para programar um cristal: Visualize claramente uma imagem, seja para harmonia, amor, segurança - sempre imagem positiva - e, quando a imagem estiver bem nítida, direcione-a para dentro do cristal. Para isso, segure o cristal em sua mão direita e leve-o à altura do seu terceiro olho (entre a sobrancelhas) e mande a imagem para dentro do cristal. Visualize claramente a imagem e, mantendo esta forma de pensamento, fale em voz alta para o cristal. Neste método, você estará utilizando tanto a forma mental quanto a vibração da sua voz. Sinta a emoção que você quer manter em seu cristal ou naquele que você irá presentear a alguém. A limpeza dos cristais não apaga a programação, porém podemos fazer uma nova programação para um cristal, tendo o cuidado para não realizar programações conflitantes. Os cristais são sensíveis à mente, por isso, tenha cautela e paciência ao iniciar uma programação. Caso durante a programação surgir alguma interrupção, recomece tudo novamente.
Usos Diversos

Banhos: Para obter um efeito de energização, escolha alguns cristais de sua preferência e coloque-os na banheira. Após o banho, você deverá limpá-los e energizá-los novamente.

Energização de ambientes: Escolha alguns cristais e coloque-os dentro de um vidro com água, um deles precisa ser quartzo. À medida que a água dentro do vidro for ficando escura, troque-a e lave os cristais.

Uso pessoal: Escolha um cristal e coloque-o dentro de um veludo, carregue-o na bolsa ou em qualquer outro lugar de sua escolha. O cristal também pode ser usado dentro do travesseiro enquanto você dorme.

Plantas: Coloque um cristal de sua preferência perto da raiz da planta a ser energizada.
Para ser absorvida a energia de um cristal, vire a ponto do cristal de modo que fique direcionado a você. Se for passar energia para outra pessoa, direcione a ponta do cristal para a pessoa que irá receber a energia.

Observação: Lembre-se que com a mão direita projetamos, enviamos energia para o cristal e com a mão esquerda estamos recebendo a sua energia.


Família do Quartzo

Quartzo Branco: Este cristal possui dons infinitos, promove o desbloqueio mental e corporal, também tem o poder de ampliar nossos pensamentos, de abrir portais para comunicações entre as pessoas, ou com o mundo astral. Possui vários dons de cura como: Aliviar dores das costas, hemorragias, problemas circulatórios, má digestão, também é de grande ajuda nos problemas visuais. É um cristal que estimula a concentração e a meditação, trazendo paz ao ambiente, onde é desenvolvida essa atividade.
Quartzo Rosa: O quartzo rosa deve ser utilizado no chacra cardíaco, o quarto chacra, esse traz uma paz interior, removendo o equilíbrio emocional, equilíbrio nos relacionamentos, abrindo o coração para o amor, tanto pessoal, como o amor humanitário, fazendo com que as pessoas aceitem melhor umas as outras. É um cristal que traz entusiasmo, criatividade, e o poder de expressão, desenvolve nas pessoas a alegria perdida de viver. Também é de ótima ajuda para desbloquear traumas antigos de um relacionamento que acabou, para descarregar emoções acumuladas, e aquele nervoso do dia-a-dia, do trânsito, do serviço, etc. Servindo como um calmante natural.
Com seu dom de aliviar as tensões emocionais, ajuda a restabelecer o ritmo cardíaco, aliviando o stress.

Quartzo Verde: Conhecido também pelo nome de Aventurina, é um cristal para ser utilizada no chacra cardíaco, a cor verde é considerada uma cor calmante, até mesmo desinfetante e desintoxicante, os cromoterapeutas recomendam a cor verde nas paredes de escolas, hospitais, casas de saúdes, e até mesmo nos vitrais de banheiros. Colocado sobre a altura do coração, este cristal acalma o coração, aliviando o stress, trazendo assim equilíbrio para o organismo, devolvendo os ritmos cardíacos, levando-nos a paz mental, e espiritual. Pode ser utilizado também no Plexo Solar, trazendo assim uma ação desintoxicante para o organismo, absorvendo as energias pesadas que adquirimos ao longo do dia. Também é utilizado para atrair dinheiro, bons negócios, e sorte nos jogos.Quartzo fumê: Este quartzo pode ser usado no chacra básico, o primeiro, ele bloqueia nosso corpo contra as energias negativas, traz equilíbrio às emoções, nos da força para caminhar quando há o medo de errar, nos traz a vontade de aprender, e também de reconhecer nossos erros. Também esta ligada às forças sexuais, aumentando nossa fertilidade.Citrino: De cor amarela, pode ser chamado de quartzo amarelo, esse cristal tem íntima relação com o mundo material, pois carrega intensa vibração do elemento terra, ele é utilizado para obter a prosperidade, segurança, e domínio sobre a matéria. No corpo deve estar em contato direto com a pele, e pode ser utilizado no Plexo solar, o terceiro chacra, ajudando na digestão, nos problemas urológicos, de pele, depressões, medos, fobias, até mesmo contra pesadelos, pois como mencionado acima, este é um cristal que traz segurança, e solidez.
Ametista: Também conhecido como quartzo violeta, é o cristal da meditação, é utilizada no sétimo chacra, o coronário, traz a coragem, a tranqüilidade, e harmonia. A ametista também é utilizada contra qualquer forma de dor, colocando-a diretamente sobre a parte afetada, também nos leva a um sono tranqüilo, por isso é utilizada embaixo do travesseiro, e também na ajuda contra os males da bebida.


Outros Cristais mais usados

Ágata
Desenvolve a coragem e a força, ajudando a descobrir a verdade e a aceitar o destino. Fortalece o corpo e a mente. É uma pedra energética e poderosa. Auxilia no sistema circulatório e no pâncreas.
Alexandrita
Ajuda a reconstruir a mente, corpo e o espírito após traumas recente. Beneficia o sistema nervoso, baço e o pâncreas. Traz o equilíbrio emocional e mental. É uma pedra com poderes regenerativos. Cria uma ligação mental, emocional e dos corpos etéreos, levando a um estado maior de equilíbrio. Combate à baixa estima e desordem do sistema nervoso. Inspiram felicidade, criatividade, expansão da consciência e o amor pela vida.
Âmbar
Permite o corpo a se curar pela absorção e transmutação da energia negativa para positiva. Anima a disposição e estimula o intelecto. Abre o chacra coronário. Ajuda a conectar-se com a consciência da perfeição universal e a realização espiritual. Usado em casos de perda de memória, ansiedade e incapacidade de tomar as próprias decisões.
Ametista
Ajuda na parte do crescimento espiritual, levando à alta consciência. Corta as ilusões e é de grande ajuda para os meditadores. Facilita a transmutação das energias baixas para freqüências altas, ambos, espiritual e níveis etéreos. Limpa as conexões entre o plano da Terra, outros mundos e multidimensões. Transmuta e equilibra qualquer energia disfuncional localizado em qualquer parte do corpo. Ametista também traz estabilidade, força, vigoração e paz. Usado no tratamento de desordem do sistema nervoso, digestivo e celular, coração, estômago, pele e dentes. Elimina o stress. Inspira cura, e intuição.
Aquamarina
Ajuda na digestão, limpa e equilibra o emocional. Fortalece o fígado, baço e rins. Estimula as células brancas do sangue.
Esmeralda
É a pedra do amor incondicional. Fortalece o coração, rins e os sistemas imunes. Equilibra a mente e o corpo físico. Inspira amor, prosperidade, tranqüilidade e a paciência. Aumenta a clarividência.
Carnélia
Energiza as partes psíquicas, emocionais e mentais. Fortalece o corpo através do emocional, trazendo coragem e resistência. Carnélia ajuda a humanidade a fazer a transição para a quarta dimensão. Inspira concentração, felicidade e sociabilidade.
Crisocola
Excelentes para os períodos de dor e tensões pré-menstruais. Fortalece as qualidades femininas. Auxiliam na prevenção de úlcera, problemas digestivos e pulmões. Realça o metabolismo. Alivia o sentimento de culpa. Equilibra os chakras. Relaxa os estados de ansiedades e medos, prevenindo congestão emocional. Inspira criatividade, o poder pessoal, felicidade e serenidade.
Diamante
Transmuta as energias negativas para positivas. Purifica o corpo e o espírito. Amplifica as energias do corpo e da mente. Inspira inocência, purificação, confiança, abundância e serenidade.
Jade
Auxilia nos problemas dos olhos. Equilibrador emocional. Radia amor incondicional, coragem, justiça, claridade e sabedoria. Coloca a pessoa em contato com seus potenciais. Ajuda a alcançar a realidade espiritual. Inspira confidência e equilíbrio.
ÔnixTraz sabedoria em decisões que precisam ser tomadas. Equilibra ambas as polaridades masculino/feminino. Fortalece a espinha e tira o stress. Alinha por inteiro o corpo físico com altas freqüências de energia. Inspira serenidade, auto controle e intuição.
Rubi
Usada para preservar o corpo físico e a saúde mental. Estimula o chacra cardíaco. Inspira sabedoria espiritual, saúde, conhecimento, tranqüilidade e riqueza.
Pedra da Lua
Faz uma conexão com a fonte de luz interna, em qualquer forma de meditação. Usado em qualquer chacra.
Olho de Tigre
Traz uma alta freqüência de energia vibracional. Equilibra a percepção.
Topázio
Desintoxica o corpo. Desperta e inspira a abundância na saúde, ajudando na regeneração dos tecidos e fortalecendo os órgãos e glândulas. Topázio coopera em seu desenvolvimento espiritual. Inspira paz, tranqüilidade, criatividade e expressão.
Turmalina Preta
Para quem deseja estar conectado com a consciência da "Nova Era". Traz uma forte proteção, aumentando a sensibilidade e compreensão. Tira o medo e a transmuta a negatividade. Um poderoso curador das desordens da mente.
Turquesa
Auxilia na regeneração dos tecidos. Protetor contra todas poluições do meio ambiente, em particular as radiações. Fortalece e alinha todos os chakras. Excelente pedra para usar nas meditações ou em qualquer outra atuação espiritual. Ajuda no crescimento pessoal e expande a consciência. Auxilia nas situações do dia a dia e da sua vida em geral. Tem o propósito de equilibrar e curar o chacra da garganta. Inspira criatividade, paz, equilíbrio emocional, comunicação, lealdade e sabedoria.


Cristais ou Pedras


AMETISTA - Cor Violeta
Tem o poder da transmutação, transformando as energias negativas em positivas, como por exemplo, a angústia em sensação de paz.
Cura as doenças sangüíneas, libera o espírito das energias negativas, tem o poder anti-séptico, em ambientes e em pessoas. Ajuda no crescimento espiritual. Cota as ilusões, e é de grande valia aos mediadores.
Facilita a transmutação das energias de baixa freqüência para energias de alta freqüência. Limpa as conexões entre o plano da Terra e outros Mundos e Multidimensões.
Transmuta e equilibra qualquer disfunção em qualquer parte do corpo humano.
A Ametista traz também a estabilidade, força, vigor e paz.
Usada no tratamento de disfunção no sistema nervoso, digestivo, coração, estômago, células, pele e dentes, elimina o Stress.
Inspira cura e intuição.
CITRINO - Cor amarela
Dá força e autoconfiança cura males do estômago.
QUARTZO BRANCO - Cor Branca
Aumenta a capacidade mental, amplificando todas as energias, melhorando a memória.
Aumenta as energias de cura, atua em variados campos. Como é muito ativo não aconselho que se prolongue sua exposição, principalmente na hora de dormir.
Conserve-o sempre guardado, até a hora que for usá-lo.
QUARTZO ROSA - Cor Rosa
Transmite o amor incondicional, gera paz e tranqüilidade.
QUARTZO VERDE - Cor Verde
Tem o poder de acalmar e de curar as mais variadas doenças.
SODALITA - Cor Azul
Tem o poder de relaxar e abrir a terceira visão, aumentando assim o poder de transmissão com outros planos astrais.