04 novembro, 2006

Egito


A história do Egito e de sua cultura ainda fascina arqueólogos, historiadores e ocultistas, que pesquisam e se esforçam em descobrir os mistérios dessa antiga civilização.
A religião sempre desempenhou papel importante entre os antigos egípcios. A escrita hieroglífica (caracteres sagrados) era usada pelos sacerdotes e os escribas que redigiam as crônicas e inscrições.
Somente no início do século passado é que um francês, Jean-François Champollion, grande conhecedor do grego e das línguas orientais, conseguiu decifrar os hieróglifos. Isto permitiu que fossem lidas as inscrições que nos contam a história egípcia. Os antigos egípcios adotaram uma religião politeísta.

Havia deuses de Estados, adorados pelos soberanos das diversas dinastias, e deuses locais, cultuados pela população. Entre essas divindades predominavam os animais. O gato, o escaravelho, o crocodilo, o íbis, o falcão, o boi eram animais sagrados.
O Sol, a Lua, a Terra, o rio Nilo, elementos criadores, ganharam templos, para os quais foram estabelecidos ritos. Criaram-se colégios de sacerdotes: Hórus, Osíris, Ísis, Amon, Ra, que predominaram nos grandes centros egípcios. Estas divindades eram representadas sob a forma humana.
A terceira categoria de deuses representava uma determinada atividade ou função: Anúbis, o deus dos mortos; Thot, inventor da escrita; Hekat, a rã, que presidia aos partos; Hathor, a vaca, deusa da alegria e do amor, e muitos outros.


Um comentário:

moacir de quadros junior disse...

muito interesante essa fotos de pois que eu termina o colegio vou fazer faculdade de arqueologo para pesquisar essa coisa no egito